Buscar

Av1 Inovação educacional - corrigido pelo ava

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 - Inovação Educacional - corrigido pelo ava 12/04/222 ( 1B,2E,3C,4D,5E)
1)Leia o texto a seguir.
 
Mariana é professora de física faz 7 anos. Ela percebe que, todos os anos, quando tem que desenvolver a unidade destinada as três leis de Newton, acontece a mesma coisa: ela expõe as noções na lousa e depois seus alunos resolvem numerosos exercícios. O trabalho finaliza com uma prova final contendo mais exercícios. Dois meses depois, seus alunos já não se lembram do que é a inercia e tem dificuldades para reconhecer o ponto de aplicação de uma força. Além da física, a outra grande paixão de Mariana é o ballet que pratica desde pequena. Um dia, percorrendo uma libraria na procura de novos recursos para suas aulas, achou um pequeno livro destinado a explicar a física do ballet. Sem hesitação, Mariana comprou o livro e o leu com muita atenção. Enquanto realizava a leitura já ia imaginando o projeto que, na semana seguinte, propôs a seus alunos: o trabalho começou pela análise de alguns vídeos de bailarinos realizando determinados passos (giros, saltos, levantamentos, etc.). Os alunos deveriam escolher a cena que mais os surpreendesse e realizar uma descrição científica do movimento que nela acontece. Através de sucessivas observações da cena, Mariana esperava que eles começassem a perceber detalhes do movimento, por exemplo, o que acontece com os braços e as pernas no momento de girar, pular ou o levantamento, quando o movimento é mais rápido e quando e mais lento, etc. A partir dessa rica descrição inicial, os seus alunos seriam desafiados a explicar por que o movimento dos bailarinos acontece dessa maneira. Para isso poderiam consultar variadas fontes de dados. Caso ser necessário, Mariana poderia, também, realizar breves explicações para introduzir alguma noção física importante – como inercia ou momento – que ajudasse a que os alunos conseguissem avançar na explicação dos movimentos. A professora sabe que, ao finalizar o projeto os alunos terão aprendido as três leis de Newton assim como muitas outras coisas mais.
 
Com base na descrição apresentada avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
Para desenvolver o projeto foi necessário que Mariana mantivesse uma mentalidade aberta e estivesse disposta a modificar parte dos seus valores e concepções docentes. A partir dessas reflexões, a professora conseguiu desenvolver situações de ensino-aprendizagem que se afastaram das práticas tradicionais.
PORQUE
 
Ela propôs para seus alunos uma situação complexa que requeria não só o desenvolvimento de saberes assim com sua mobilização em um dado contexto, adotando grande parte das ideias do enfoque por competências. Ademais, ela assumiu o papel de facilitadora e orientadora, realizando a mediação entre seus alunos e o conhecimento sempre que foi necessário.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativa b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada
2)Considere os seguintes relatos que descrevem dois inovações educacionais:
 
a Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma moradora do bairro para fazer oficinas de educac¸a~o ambiental. A Ma´rcia, dona do quintal, acabou se envolvendo tanto que passou a desempenhar papel de educadora e na~o de “emprestadora de quintal”. Outra coisa interessante e´ que, a cada dois meses, os pais vivenciam um dia de oficina, igualzinho ao de seus filhos
 
Os pais de muitos dos alunos que assistem a nossa escola trabalham nas grandes plantações que estão localizadas próximas da escola. Percebemos que, todos os anos, quando chegava a época da colheita muitos dos alunos começavam a faltar visto que tinham que iam para a roça ajudar a seus pais. Isto era particularmente problemático porque a colheita coincidia com o final do semestre e, portanto, com a época das provas. Perante essa situação, toda a escola decidiu adaptar os tempos escolares para se adaptar com os tempos da comunidade. Foi assim que adoptamos uma organização bimestral em lugar de semestral e realizamos algumas adaptações no calendário escolar.
 
A partir desses dois relatos, analisa as seguintes afirmações:
I. Só o primeiro relato reflete a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção só se refere à possibilidade de adaptar os espaços escolares.
II. Os dois relatos refletem a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção se refere tanto aos tempos como aos espaços escolares.
III. Só o segundo relato reflete a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção só se refere á possibilidade de adaptar o calendário escolar.
IV. Nenhum dos dois relatos refletem a noção de flexibilização defendida pela LDB e na BNCC visto que essa noção se refere ao sistema educacional com um todo e não a cada escola em particular.
Considerando o contexto apresentado, é VERDADEIRO o que se afirma em:
Alternativa e) II, apenas. Alternativa assinalada
3)Julia é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A matemática é uma das suas disciplinas favoritas. Por esse motivo, ela vem pesquisando sobre diversas estratégias para ensinar o sistema de numeração decimal e as quatro operações básicas.  Julia conhece em profundidade as potencialidades do material dourado do ábaco para introduzir aos alunos nesses conceitos e costuma utilizá-los para introduzir novas temáticas. Atualmente ela está ensinando adições e subtrações envolvendo números com dois e três dígitos. Ela está introduzindo a seus alunos na introdução do algoritmo tradicional de resolução dessas operações. Contudo, num canto da sala de aula de Julia sempre estão disponíveis para os alunos a caixa do material dourado e o ábaco de três hastes. Como uma forma de praticar o uso do algoritmo, Julia deu algumas operações para seus alunos resolverem. Na medida que os alunos trabalham, é comum ver que um aluno que tem dificuldades com o algoritmo ou que tem alguma dúvida se levanta da carteira, vá até a mesinha pega o ábaco – ou o material dourado – e trabalha com a operação usando esse recurso. Depois volta a sua carteira e continua o trabalho. Essa é uma cena comum na sala de aula de Julia.
 
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserc¸o~es e a relac¸a~o proposta entre elas.
 
I. A prática de ensino de Julia demonstra uma preocupação pelo desenvolvimento de um ensino equânime já que oferece oportunidades e recursos para que cada aluno avance ao seu próprio ritmo em relação as operações de adição e subtração.
PORQUE
II. O ensino equânime defende que todos os alunos consigam alcançar os mesmos objetivos educativos em um dado tempo. Por isso, seria importante que Julia insistisse em resolver as operações utilizando o algoritmo convencional para que todos o dominem rapidamente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.Alternativa assinalada
4)Ana Paula é professora de ensino médio. Já faz algum tempo que vem explorando as potencialidades das tecnologias digitais para melhorar as suas práticas docentes. Foi assim que Ana Paula decidiu criar um grupo no Facebook com todos seus alunos de primeiro ano. A docente aproveita esse espaço para continuar aprofundando as discussões que tiveram na sala de aula. Por sua vez, é comum que coloque desafios para os alunos pensarem antes da aula seguinte. O grupo de Facebook se transformou, também, num espaço importante para o compartilhamento do trabalho dos alunos. Assim, é comum que nesse espaço eles relatem seus avanços e dificuldades com os tópicos estudados e intercambiem opiniões sobre eles. Ana Paula percebe como essa tecnologia tem conseguido propiciar e aprofundar as aprendizagens dos seus alunos.
 
A partir do contexto apresentado analise as seguintes afirmações:
 
I. O trabalho de Ana Paula mostra a potencialidade do ensino híbrido, onde os recursos digitais se combinam de maneira frutífera com encontros presenciais melhorando a eficiênciada proposta educativa.
II. O trabalho de Ana Paula mostra uma má interpretação da noção de ensino híbrido visto que essa metodologia não pode ser aplicada no ensino médio.
III. O trabalho da professora mostra que as tecnologias digitais permitem ampliar os limites da sala de aula.
IV. O trabalho de Ana Paula mostra que é possível que os professores se apropriem dos recursos digitais que já são utilizados fora da escola para incorporá-los as práticas escolares.
Considerando o contexto apresentado, é verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas:
· d) I, III e IV, apenas. Alternativa assinalada
5)Mariano é professor de ciências no ensino fundamental. Esse ano ele decidiu realizar uma inovação e para isso procurou tarefas para que seus alunos aprendam sobre energia. Foi assim que encontrou uma atividade para sala de aula que propõe que os alunos montem diversos circuitos elétricos utilizando pilhas, lâmpadas e cabos. A atividade propiciava a exploração dos alunos ao permitir a montagem de diversos circuitos. Segundo a página web que propõe a tarefa, ela tem o potencial de motivar aos alunos ao estudo dos circuitos elétricos assim como iniciar processos de compreensão sobre diversos tipos de circuitos. Depois de pensar bastante, Mariano decide aplicar a tarefa de forma íntegra, sem modificar absolutamente nada da proposta. No dia da aplicação as dificuldades não tardam em aparecer: os alunos não se mostram interessados na proposta nem conseguem construir um circuito básico.
Considerando o contexto apresentado, selecione a opção CORRETA:
Alternativas:
e) Ao planejar a sua inovação Mariano poderia ter tentado analisar as condições do contexto que levaram a` tarefa proposta na página a ser bem-sucedida, assim como identificar se tais condições estão presentes no seu contexto gerando adaptações quando necessário. Alternativa assinalada
·

Outros materiais