Buscar

Adg 2 Inovação educacional - corrigido pelo ava

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg 2 Inovação educacional - corrigido pelo ava (1A, 2B, 3C, 4B)
1) A proposic¸a~o do uso das chamadas metodologias ativas na~o e´ nova. De fato, a procura por mecanismos que permitam implementá-las nos sistemas educativos tem sido uma tarefa dos professores, investigadores e gestores educacionais desde um século atrás. Elas levaram, também, ao desenvolvimento teórico na área de didática e psicologia educacional.
Considerando a noção de metodologias ativas e sua vinculação com as tecnologias digitais, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
· a)As metodologias ativas podem ser potencializadas a partir da sua articulação com as tecnologias digitais. Alternativa assinalada
2) Andreia é coordenadora pedagógica e decidiu organizar uma serie de encontros com os professores da sua escola para introduzi-los nas metodologias ativas e nas inovações educacionais. Andréia decidiu que, no primeiro encontro, ela iria iniciar perguntando aos professores quais eram os principais problemas que enfrentam na sala de aula. Ela esperava que os professores mencionassem a falta de interesse, a falta de conhecimentos prévios dos alunos e a indisciplina. A partir dessas respostas, Andreia planejou um conjunto de perguntas que levassem aos professores a analisar quais poderiam ser as causas desses problemas. Assim, o que ela buscava era que os professores começassem a perceber que muitos dos problemas que mencionavam eram sintomas e não causas em si mesmas. Era queria que, com tais discussões os professores passaram a olhar para sua prática para começar a encontrar alguns motivos do desinteresse dos alunos. A seguir, Andreia iria utilizar um vídeo onde introduziria as ideias básicas das metodologias ativas. A partir de tais ideias, os professores seriam desafiados a elaborar um plano de aula onde eles utilizassem uma metodologia ativa. Para Andreia esse seria o momento central do encontro e aquele que permitiria que os professores começassem a produzir saberes em torno das metodologias ativas ao mesmo tempo que mobilizariam tais saberes para compreender uma situação profissional complexa.
 
A partir do contexto apresentado analise as seguintes afirmações:
I. O trabalho de Andreia pode ser considerado inovador, mas não constitui um exemplo de metodologia ativa na formação de professores.
II. O trabalho de Andreia é um exemplo de utilização de metodologias ativas na formação de professores.
III. O trabalho de Andreia é um exemplo de utilização de metodologias tradicionais na formação de professores.
IV. O trabalho de Andreia não poderia ser considerado nem uma inovação educacional nem um exemplo de utilização das metodologias ativas na formação de professores.
Considerando o contexto apresentado, é verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas:
· b)II apenas. Alternativa assinalada
.
3)As metodologias ativas são consideradas na atualidade como uma alternativa fértil para superar os modelos tradicionais de ensino que tem se mostrado comprovadamente ineficazes. As metodologias ativas são um concepto amplo que engloba diversas práticas e perspectivas, contudo, todas elas têm em comum o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, superando a ideia de aulas expositivas e com pouca interação entre professores e alunos.
Com base na descrição das metodologias ativas anteriormente apresentada, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
 
As metodologias ativas permitem trazer __________ para a escola. Ao se comprometer na resolução de tais problemas, os processos de construção de conhecimentos e de construção da solução acontecem de maneira ____________. Desse modo, a escola se torna um espaço onde a vida está presente; preenchendo de significado às práticas escolares e despertando e mantendo o _________ dos alunos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· c)problemas reais / concomitante / interesse.Alternativa assinalada
.
4)Sabemos que nossa sociedade tem sofrido enormes mudanças nos últimos anos; mudanças essas que parecem se acelerar cada vez mais e atravessam todas as esferas da vida cotidiana – maneiras de trabalhar, de cuidar da casa, de se relacionar com seres próximos e distantes, maneiras de viajar, etc. Por sua vez, a escola também tem sofrido mudanças: é cada vez mais comum observar a compra de computadores e a montagem de laboratórios de computação, vários países implementaram programas que entregam um computador por aluno, as salas de aula também tem se equipado com projetores, TVs e, em alguns casos, lousas digitais.
Considerando a relação entre as mudanças acontecidas dentro e fora da escola, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
· b)A escola não tem conseguido acompanhar o ritmo das mudanças ocorridas fora da escola. Alternativa assinalada

Outros materiais