Buscar

Avaliação 2 Contexto Histórico-Filosófico da Educação

Prévia do material em texto

1-Há uma série de problemas e tarefas filosóficas básicas que ocuparam os filósofos da educação ao longo da história. A variedade de respostas contextualizadas em suas vertentes culturais e de suas demandas sociais possibilitaram uma variedade de ramificações nas escolas de pensamento. No pensamento pedagógico contemporâneo tivemos e temos uma diversidade de autores, vinculados as suas ramificações, que foram representativos em delimitar e ao mesmo tempo expandir suas respostas aos problemas e dilemas educacionais. Fazendo um recorte ao pensamento pedagógico contemporâneo, analise as sentenças a seguir: 
( ) Édouard Claparède - Escola Nova; Janusz Korczak - Fenomenológico-Existencial; Carl Rogers - Humanista; Pierre Bordieu - Pensamento Crítico 
( ) Celéstian Freinet - Humanista; Henry Giroux - Pensamento Crítico; Martin Buber - Fenomenológico-Existencial; Jean Piaget - Escola Nova. 
( ) Pierre Bordieu - Escola Nova; Janusz Korczak - Estruturalismo; Carl Rogers - Pensamento Crítico; Édouard Claparède - Humanista. 
( ) Maria Montessori - Pensamento Crítico; Georges Gusdorf - Humanista; Michel Lobrot - Fenomenológico-Existencial; Christian Baudelot - Escola Nova. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - V - V - V.
C) V - F - F - F.
D) V - V - F - F.
2-A abordagem filosófica do reconstrucionismo social urge as escolas à tornarem-se uma força poderosa para a mudança social e política. Deste modo, aqueles que adotam tal abordagem, acolhem argumentos e debates fundamentados tanto dentro quanto fora da sala de aula. Assim, mantém-se a convicção de que a filosofia deve estar relacionada a questões da vida real. Sobre o Reconstrucionismo e a Teoria Crítica, analise a sentenças a seguir: 
I- Educadores reconstrucionistas se concentram em um currículo que destaca a reforma social como o objetivo da educação. Theodore Brameld (1904-1987) foi o fundador do reconstrucionismo social. 
II- A ênfase nessa perspectiva crítica é sobre padrões intelectuais e morais que as escolas devem ensinar, o núcleo do currículo é conhecimento e habilidades essenciais e rigor acadêmico. 
III- Entre seus principais proponentes temos William Bagley, que desafiou as abordagens essencialistas, além de James D. Koerner, H. G. Rickover, Paul Copperman e Theodore Sizer. 
IV- As estratégias para lidar com questões controversas são inquérito, diálogo e múltiplas perspectivas, a aprendizagem baseada na comunidade e a inserção do mundo na sala de aula. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) Somente a sentença IV está correta.
3-John Dewey foi um destacado educador norte-americano e um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
A) John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
B) John Dewey foi um dos formuladores do "perenialismo".
C) John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista.
D) John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral.
4-As filosofias educacionais estão sempre presentes como pano de fundo da prática docente. Muitas vezes, o docente não possui muita clareza sobre as suas próprias crenças e sua visão a respeito do mundo e da natureza humana. Contudo, este seu pano de fundo filosófico, tanto se estiver implícito ou explícito, enquadra e tendencia a sua prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a importância de se conhecer qual é a filosofia educacional que embasa a prática docente. Podemos pensar, por exemplo, no Essencialismo, como uma filosofia educacional bastante presente e revelada na prática de muitos docentes. Sobre o Essencialismo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Para os essencialistas, o currículo concentra-se na experiência dos alunos e na ação social em problemas reais, como a violência, a fome, o terrorismo internacional, a inflação e a desigualdade.
B) As escolas não devem tentar definir ou influenciar as políticas. Aos alunos devem ser ensinado o trabalho, o respeito pela autoridade e a disciplina e os professores devem ajudar os alunos a manter seus instintos não produtivos sob controle.
C) Os essencialistas acreditam que não há núcleos comuns de conhecimento, por isso o que é mediado aos alunos é feito de forma difusa e cooperativa.
D) O essencialismo é uma filosofia que enfatiza o tratamento de questões sociais e uma busca para criar uma sociedade melhor e uma democracia mundial, e reconhece que a educação é o meio de preparar as pessoas para criar essa nova ordem social.
5-A retomada dos valores greco-romanos da época clássica está entre as marcas centrais do Renascimento. Com este movimento, houve um novo interesse pela educação, com uma didática mais participativa e uma maior integração entre professores e alunos. Sobre a educação no Renascimento, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Manteve-se o declínio das línguas nacionais e maior valorização do latim nas universidades e instituições governamentais dos países nascentes.
B) O objetivo da escola não se restringia à transmissão de conhecimentos, também visava à formação moral.
C) Iniciou-se a busca pela união entre o saber mecânico e o conhecimento acadêmico, uma nova forma de pensar a produção de conhecimento.
D) O século XVI, humanista-renascentista, abriu espaço para a tendência do realismo pedagógico no campo educacional.
6-Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, analise as sentenças a seguir: 
I- Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico. 
II- Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência. 
III- No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber. 
IV- O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica. 
Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/ mar,1990. p. 18-25.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) Somente a sentença IV está correta.
7-Na metade do século XX, dois movimentos foram importantes por levantarem questões críticas à sociedade e à educação de modo geral: a Escola de Frankfurt, no âmbito da academia e suas críticas sociais, e a Teologia da Libertação, como um movimento teológico religioso com suas críticas às interpretações bíblicas e práticas sociais. Sobre esses movimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A Escola de Frankfurt possuía forte influência marxista, mas não se resumia aos dogmatismos e ao marxismo tradicional do século XIX, atuou como crítica tanto das ideologias do capitalismo e liberalismo internacional como do socialismo soviético. 
( ) Na primeira leva de integrantes da Escola de Frankfurt estavam Jürgen Habermas, FranzNeumann, Albrecht Wellmer e na segunda geração participou Immanuel Kant, Hegel, Karl Marx, Sigmund Freud, Max Weber e George Lukács. 
( ) A Teologia da Libertação priorizava o trabalho aos pobres e desvalidos e defendia toda uma reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, ou seja, a viabilidade prática dos princípios e valores cristãos. 
( ) O movimento da Teologia da Libertação foi aprovado nos pontificados de João Paulo II e Bento XVI, porém recentemente recebeu reprovação do Papa Francisco. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - F.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.
8-O modelo de educação escolar tradicional vem sendo criticado nos últimos 30 anos por diversos intelectuais, das mais distintas correntes teóricas. Uma espécie de mal-estar docente invade as salas de aula pelo país. Em grande parte, devido às distintas formas de ensinar em um mundo em que a velocidade de informação é maior que as atualizações curriculares. Michel Foucault foi um dos intelectuais a diagnosticar este problema e oferecer uma análise contextualizada das raízes do que hoje enfrentamos. Sobre o pensamento desse autor e suas contribuições analíticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Para eles, a escola era um local em que os professores propagavam as ideias que mantinham o Estado como um agente da classe burguesa, ao inculcar ideias de submissão dos seres humanos. 
( ) Na obra de Foucault, encontra-se uma forte crítica aos processos de modernização da sociedade, bem como as estruturas dos governos que procuravam racionalizar de forma esmagadora os indivíduos. 
( ) Pesquisou a história do ensino, do saber, a epistemologia das palavras, a história da loucura, os espaços de manicômios, asilos, hospitais, a arquitetura de prisões, e as apresenta como instituições disciplinares das condutas e dos comportamentos sociais. 
( ) Para o filósofo Michael Foucault, a escola era um local, assim como os quartéis, que visavam à construção de corpos dóceis, com a função de internalizar a disciplina como uma expressão cotidiana dos homens e das mulheres quando adultos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B) F - V - F - F.
C) V - V - F - F.
D) V - F - V - V.
9-Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O objetivo da educação é garantir que os alunos adquiram compreensão sobre as grandes ideias da civilização ocidental. 
( ) A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual. 
( ) O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras. 
( ) A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - F - V - V.
C) F - V - F - V.
D) V - F - F - V.
10-A democracia está mais do que uma forma de governo ou de governança; é, acima de tudo, uma forma de vida associativa, de uma experiência humana construída em conjunto" (DEWEY, 2005, p. 35). A relação da educação e a democracia foi um tema recorrente no início da contemporaneidade e continua sendo um objetivo da educação ocidental e globalizada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A promoção de processos eleitorais no ambiente escolar, por si só, garante o essencial da democracia, ou seja, o exercício da aceitação mútua, presente na relação pedagógica. 
( ) A colaboração entre grupos e pessoas é essencial à convivência pacífica e ao desenvolvimento histórico da sociedade. Não é a luta o modo fundamental de relação humana, mas a colaboração. 
( ) Pela educação como prática democrática se constrói o político e se concorre para uma sociedade mais cooperativa, mais compartilhada e mais digna de ser compartilhada. 
( ) O valor das instituições e dos ambientes democráticos reside na possibilidade de reconstrução e enriquecimento da experiência humana, mais livre e em que todos participem e para a qual todos contribuam. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DEWEY, John. A concepção democrática de educação. Maringá: Viseu, 2005.
A) F - F - V - V.
B) F - V - V - V.
C) V - V - F - F.
D) V - F - F - F.

Continue navegando