Buscar

COMO MELHORAR A DINÂMICA DE AULA DA PROFESSORA GILDA DE SOCIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO MELHORAR A DINÂMICA DE AULA DA PROFESSORA GILDA DE SOCIOLOGIA: Relatório dialógo
Depois de avaliar a situação das aulas da professora Gilda, de ouvir as reclamações dos alunos, primeiramente busquei estudar a situação-problema (a professora era nova na escola e estava se habituando aos novos alunos e eles a ela) e elenquei as queixas e as soluções possíveis para o problema. Primeiro coloquei na planilha de sugestões a Formação continuada/aperfeiçoamento metodológico, segundo o Uso de recursos visuais que possibilitem ao aluno entender conceitos e concepções e terceiro Metodologias de aula em que o aluno interaja com o professor: fórum, seminário, pesquisas, debates etc. Após isso chamei a professora na sala da coordenação pedagógica para uma conversa, de início perguntei como ela estava, se estava se adaptando a nova escola ou se estava enfrentando algumas dificuldades de adaptação ou com os alunos? 
A professora Gilda disse que ainda não se sentia muito integrada a rotina da escola e das turmas e que sentia que os alunos não gostavam da aula dela. Nesse momento, de forma amistosa, disse que a professora podia contar com minha ajuda no que fosse para esse processo, no que ela começou a falar sobre outras dificuldades que os alunos poderiam ter como no caso dela usar slide ou outros materiais didáticos-pedagógicos que tornassem a aula mais interativa. Aproveitei a oportunidade para pedir a professora que usasse esses materiais sem problema que os alunos estavam acostumados às aulas com eles na escola. Na oportunidade falei a professora que teríamos para o mês de maio algumas formações que iriam ajudá-la em sua prática docente. Sugerir a ela então os três pontos supracitados e ela aceitou as orientações e disse que precisava mesmo de um incentivo para voltar a estudar e se qualificar mais. Combinamos continuar conversando sobre a turma e vendo onde melhorar à curto e longo prazo o ensino-aprendizagem. 
PADRÃO DE RESPOSTA
Professora Gilda, certamente o momento expositivo é algo importante e necessário, contudo, não deve configurar-se como única possibilidade do fazer didático-pedagógico. Na atualidade, é cada vez mais importante que os professores busquem, em sua formação, a apropriação de práticas pedagógicas diversificadas, de modo a conceber um aluno mais participativo e atuante em seu processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, sugiro a seguir três propostas didático-metodológicas:
Aula expositiva/interativa - É uma proposta agregadora que oportuniza o diálogo entre professor e aluno constantemente durante a aula. Enquanto o professor expõe as ideias, vai apresentando problematizações e fazendo perguntas à turma, de modo que os alunos são convidados a participar. Há, nessa ocasião, uma movimentação da aula, professor e alunos conversando sobre determinado conteúdo, de modo que não só o professor detenha a palavra e o conhecimento.
Sala de aula invertida - É uma metodologia que propõe ao aluno um estudo prévio do conteúdo, em casa. O professor aponta o que deve ser estudado, o aluno se encarrega de fazê-lo e, posteriormente, em sala, o professor poderá propor atividades em duplas, seminários, quiz ou outras formas de trabalhar-se tal conteúdo, atuando como mediador, sem necessariamente resumir esse momento à aula expositiva.
Aulas interdisciplinares - Atuar com outros professores, com outras áreas do conhecimento, elaborando projetos e buscando, inclusive, a participação de outras turmas e até mesmo da comunidade em geral.

Continue navegando