Buscar

Auditoria da Qualidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Auditoria da Qualidade 1
Dentro da fase da análise dos resultados, onde constitui a etapa em que são reunidas as evidências da auditoria para se chegar em conclusões acerca do objeto de análise, ela é composta por:
Relatório de auditoria e solicitação de ação corretiva.
No processo e durante a implantação de seu sistema de gestão da auditoria da qualidade, uma determinada empresa verificou as necessidades de documentação do sistema de gestão. Conforme a NBR ISO 9001, o sistema de gestão da qualidade deve incluir:
I) Uma política da qualidade e objetivos da qualidade.
II) Um manual da qualidade.
III) Procedimentos documentados.
IV) Procedimentos operacionais.
V) Registros.
As alternativas corretas são:
I, II, III e V.
A auditoria é alicerçada em alguns princípios. São esses princípios que a tornam um elemento gerencial eficaz e confiável. As auditorias realizadas em sistemas, processos ou produtos fornecem informações sobre as quais a organização pode agir com ações corretivas para eliminar as causas das não conformidades ou mesmo implementar melhorias.  
Qual alternativa não corresponde aos princípios relacionados ao processo de auditoria e ao auditor?
Precisão na fiscalização.
Quais são os objetivos de uma Auditoria da Qualidade?
Identificar a conformidade ou não conformidade, avaliar o sistema, apontar o potencial de melhorias no sistema da qualidade, atender às exigências normativas e reconhecer o sistema de qualidade da empresa, certificando-a.
A qualidade é conceituada como sinônimo de “excelência”, sendo intrínseca a um objeto ou serviço. Nesse contexto, a necessidade de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequação de seus sistemas de qualidade originou as atividades de certificação. Assim, como certificação pode ser definida?
Atividades de um órgão externo e independente com o objetivo de atestar publicamente que os produtos e processos estão de acordo com as especificações.
Na preparação das atividades da auditoria, um requisito importante é realizar a análise crítica documental, a qual abrange o levantamento de dados acerca da organização auditada, para que seja possível a constituição de um repertório de informações que configure subsídios para a tomada de decisões. Para tanto, há etapas dessa fase de preparação, quais são elas? 
Estudo dos dados, lista de verificações e notificações.
As entradas para a análise crítica pela auditoria e direção devem incluir informações sobre:
I) Resultados de auditorias.
II) Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente.
III) Necessidade de recursos.
 IV) Situação das ações preventivas e corretivas. 
V) Ações de acompanhamento sobre as análises críticas anteriores pela direção. 
Quais afirmativas estão corretas?
I, IV, e V
Para assegurar a eficiência e eficácia de um programa de auditorias exige-se de quem gerencia essa função a capacitação em várias disciplinas envolvidas nos sistemas de gestão. A liderança e o desenvolvimento de equipes são ingredientes vitais da administração de um programa de auditoria, mas, em termos da atividade do dia a dia, o planejamento e o controle são dominantes.
O foco em atingir as metas estabelecidas para a obtenção de ações corretivas em respostas às evidências encontradas durante as auditorias é o que faz dessa função uma importante ferramenta gerencial de melhoria contínua. Muitos fatores levam ao bom planejamento das auditorias. Sendo assim, qual, dentre as alternativas a seguir, é um fator que o gestor não deverá levar em consideração no planejamento de uma auditoria? 
Forma de utilização dos documentos operacionais pelo auditado.
O foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade, que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente e a superação das suas expectativas, de forma que a satisfação dos clientes possa ser medida por meio de indicadores.
A competência que uma organização apresenta ao conceber e desenvolver produtos e processos de forma a alcançar a satisfação do cliente, com custos e prazos compatíveis, é o conceito de qualidade de:
Processo
O processo de auditoria da qualidade, quanto à aplicação, pode ser dividido em:
Auditoria da Qualidade do Produto/Serviço; Auditoria da Qualidade da Empresa e Auditoria da Qualidade do Colaborador

Continue navegando