Buscar

2- PORTIFÓLIO MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. 
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 15/04/2022.
IMPORTANTE: Caso faça o envio dessa atividade a partir do dia 27/03/2022 até dia 15/04/2022 (último dia de envio), podem ou não ter o resultado das atividades antes da vigência das provas. Sendo assim, caso queira ter a garantia de ter o resultado de suas atividades antes das provas, deverá fazer o envio até no máximo dia 10/04/2022. Lembrando que nessa situação o professor irá explicar o seu erro, MAS O ALUNO NÃO TERÁ DIREITO DE REENVIO/ALTERAÇÃO DE NOTA, salvo caso exista algum equívoco do professor na correção. 
ATENÇÃO - ENVIE AS QUESTÕES JUNTO COM AS RESPOSTAS E BEM ELABORADAS.
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 05 a 08 NO PORTIFÓLIO 02. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 5,0 PONTOS.
ATIVIDADES DAS AULAS 05 A 08
ATIVIDADES DAS AULAS 5 E 6
1. Comente com sua palavra o que é pesquisa de Marketing. (Mínimo 5 linhas máximo 10 linhas);
R: Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa, geralmente as empresas atribuem a pesquisa de marketing buscando opiniões e sugestões de clientes e fornecedores visando atender as necessidades do mercado e do público de modo geral melhorando na qualidade dos produtos e serviços conforme a necessidade dos seus clientes;
1. O que são dados primários e dados secundários em pesquisa de Marketing. (Mínimo 5 linhas máximo 10 linhas) 
R: Dados Primários e Dados Secundários. 
Dados Primário; São aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisadores, e que são coletados com o propósito de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento.
Dados Secundário; São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados e que estão catalogados à disposição dos interessados.
1. Uma pesquisa de Marketing pode estar compreendida e realizada em quatro diferentes etapas. Cite e comente cada uma.
 R: Reconhecimento de um problema: Compreendem na real identificação do problema ou oportunidades de Marketing que geram a necessidades de informações para a tomada de decisões ; 
 Planejamento: Consiste na definição dos objetivos de pesquisa e de toda sua operacionalização; 
Execução: A execução abrange os processos de coleta dos dados e seu processamento, análise e interpretação; 
Comunicação dos resultados: A comunicação dos resultados abrange a divulgação escrita e verbal do resultado atingido da pesquisa, bem como de sugestões e recomendações de ações compatíveis à resolução do problema apresentado.
1. Quais os tipos de pesquisa de Marketing que permitem enquadrar as características, possibilitando melhor atendimento. Cite e comente.
 R: A pesquisa de marketing pode ser ainda: informal ou formal.
A pesquisa informal é aquela em que se coleta dados de marketing quando quer que surja a oportunidade. 
Exemplo: Comentários a respeito de produtos e serviços da empresa, de concorrentes e outros.
Já a pesquisa formal de marketing é um tipo de pesquisa planejada para coletar informações de marketing específicas.
Exemplo: pesquisa e posicionamento do produto no mercado;
(market share) (PASSOS, 2012).
1. De forma ampla, podemos caracterizar Produto como sendo um pacote de benefícios ofertados, divididos em níveis, quais são eles e comente cada. (Mínimo 4 linhas máximo 8 linhas)
 R: Está associado aos benefícios adicionais oferecidos ao consumidor, tais como os serviços pós-venda, instalações do produto, garantias estendidas ou treinamentos ao consumidor. 
Por exemplo: imagine que você tenha a necessidade de comprar um televisor; este produto genérico está associado a sua necessidade de entretenimento e diversão.
ATIVIDADES DAS AULAS 7 E 8
01. Comente com sua palavra o que é Linha de produto. (Mínimo 5 linhas máximo 10 linhas) 
R: Uma linha de produtos pode ser definida como:
[...] um grupo de produtos que estão intimamente relacionados, seja porque funcionam de maneira similar, são vendidos para o mesmo grupo de consumidores, são lançados no mercado através dos pontos de distribuição ou estão nos mesmos limites de preços (PENSAMENTO CRIATIVO, 2012).
Como exemplos, podemos citar um industrias de laticínios na qual produz vários produtos derivados de leite ou seja produz uma determinada linha de produtos na qual a matéria prima principal é o leite.
02. . O Marketing e a pesquisa de mercado têm um grande foco quando se estuda o ciclo de vida de um produto ou serviço, sabendo avaliar todos seus pontos estratégicos fortes e fracos no mercado. Fale mais sobre a importância do ciclo de vida do produto. (Mínimo 5 linhas máximo 10 linhas) 
R: O ciclo de vida do produto é uma técnica de marketing que propõe analisar as diferentes fases pelas quais um produto, novo ou já lançado, passa durante o período em que circula junto ao público, esse dado é bastante importante para as estratégias das empresas.
03. Qual a Vantagem do Ciclo de vida e desvantagem.
R: Vantagens: Como este modelo possui etapas bem definidas ou de certa forma sistemática é possível um planejamento e cumprimento de prazos mais realistas.
 Desvantagem: O cliente precisa ter paciência porque uma versão do sistema só ficará disponível no final do processo e com possibilidade de erros.
04. Baseado em nossas aulas, faça um resumo da importância do Marketing quando falamos em visão, missão e objetivos organizacionais, e por que a pesquisa mercadológica influencia na tomada de decisão, conceituando com a realidade e o atual cenário em que você está inserido (podendo dar como exemplo a empresa que atua ou outro exemplo). (Mínimo 6 linhas máximo 12 linhas)
R: O marketing tem ganhado credibilidade para as empresas devido o alto índice de pessoas acessando os meios virtuais, com isso os produtos e serviços tem ganhado destaques cada dia mais, fazendo com que empresas também tenha destaques e ganhe clientes e espaço no mercado, as empresas aproveitam dessas oportunidades para desenvolver novos produtos visando o aumentes mercadológico, não desconsiderando que um marketing ruim pode prejudicar as empresas afetando diretamente no seu resultado e perca de clientes.

Outros materiais