Buscar

APOL Pos - Projetos e Inovacao na Educacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL Pós - Projetos e Inovação na Educação
Questão 1/5 - Projetos e Inovação na Educação
Leia a frase a seguir: “é uma abordagem ágil que utiliza histórias de usuário e associa a elas testes de aceitação que precisam ser aprovados com êxito antes que as histórias possam ser consideradas concluídas. Além disso, espera-se que o programador realize testes para as tarefas individuais que contribuem para uma história”.
De acordo com a frase, estamos falando de qual abordagem?
	
	C
	programação extrema (XP)
Questão 2/5 - Projetos e Inovação na Educação
Podemos afirmar que as competências do século XXI são organizadas a partir de um conjunto progressivo de atitudes, habilidades e conhecimentos que preparam não somente o professor, mas também o aluno para a vida acadêmica, profissional e pessoal. Sobre as competências do século XXI, analise as afirmativas a seguir:
I - Demandam e estimulam a participação do aluno envolvendo-o em todas as suas dimensões humanas: sensório-motor, afetivo-emocional, mental-cognitiva.
II - Respeitam e estimulam a liberdade de escolha do aluno diante dos estudos e atividades a serem desenvolvidas, possibilitando a consideração de múltiplos interesses e objetivos.
III - Estimulam as atividades individuais e dos alunos e sugere que esses trabalhem sozinhos durante as atividades. 
São corretas apenas as afirmativas:
	C
	I e II
Questão 3/5 - Projetos e Inovação na Educação
A aprendizagem tem sido explicada a partir de diversos ponto de vista teóricos, mas podemos dizer que são três abordagens teóricas que fundamentam a adoção de metodologias ativas em contextos educacionais: o cognitivismo, o (socio) construtivismo e o conectivismo. A respeito de cada abordagem, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
1 - cognitivismo
2 - (sócio) construtivismo
3 - conectivismo
(  ) indica que os indivíduos aprendem a partir da construção de novos conhecimentos e não da transmissão de informação.
(  ) esse contexto de aprendizagem adota sistemas computacionais inteligentes para dar suporte às ações do aprendiz.
(  ) visa fundamentar a aplicação de metodologias ativas na compreensão dos processos mentais dos alunos, ou seja, os processos que nos permitem gerar o conhecimento.
(  ) fundamenta que as metodologias ativas para o processo de ensino e aprendizagem devem ser aplicadas a indivíduos autônomos, cuja aprendizagem resulte de atividades menos estruturada e mediada por recursos digitais.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	B
	2 – 3 – 1 – 3
Questão 4/5 - Projetos e Inovação na Educação
De acordo com Martinez (2016), as TICs (tecnologias da informação e comunicação) são o conjunto de tecnologias que permitem a aquisição, produção, armazenamento, comunicação, registro de informações em forma de voz, imagens e dados contidos em sinais de natureza acústica, ótica ou eletromagnética. A respeito das tecnologias da informação e comunicação e a uma nova cultura de ensino e aprendizagem, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
(  ) as TICs estimulam um planejamento e a inserção de atividades inovadoras, mas os professores devem continuar com sua tradicional prática docente para atender às demandas educacionais.
(  ) o professor precisa se posicionar não mais como um transmissor de conhecimento,  porque as tecnologias educacionais redimensionaram o espaço da sala de aula no que diz respeito aos procedimentos realizados pelo grupo de alunos e professores no próprio espaço físico da sala de aula.
(  ) a inserção das TICs no ambiente educacional, depende primeiramente da formação do professor em uma perspectiva que procure desenvolver uma proposta que permita transformar o processo de ensino em algo dinâmico e desafiador com o suporte das tecnologias.
(  ) qualquer tecnologia resultará em aspectos positivos na sua aplicação no contexto educacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	D
	F – V – V – F
Questão 5/5 - Projetos e Inovação na Educação
Uma das potenciais metodologias para adoção na sala de aula são as que consideram um ambiente imersivo e até virtuais que podem servir de apoio para a realização de atividades pedagógicas. Sobre as metodologias imersivas, analise as afirmativas a seguir:
I - As metodologias imersivas demandam investimento e infraestrutura.
II - Os professores precisam de formação e atualização sobre como aplicar a realidade virtual, a realidade aumentada e as simulações digitais para promover o ensino e aprendizagem
III - Os professores assumem o papel de protagonistas e os alunos são coadjuvantes no processo de ensino e aprendizagem.
São corretas apenas as afirmativas:
	C
	I e II

Outros materiais