Buscar

Exercícios - A escola dos Annales

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A escola dos Annales 
1. A chamada escola dos Annales contribuiu para a disciplina histórica ao promover uma série de questionamentos à forma hegemônica como a história era escrita na França no início do século XX. Sendo assim, assinale a alternativa que tem uma dessas contribuições.
A. Um intercâmbio apenas com a geografia, configurando uma proposta interdisciplinar, mas com limitações.
B. Uma ênfase muito maior na narrativa histórica, que deveria refletir o passado da forma como ocorrera.
C. Uma defesa dos preceitos das escolas positivista e metódica, principalmente sua predileção pela dimensão política da sociedade.
D. Uma nova possibilidade de se pensar o tempo histórico, reafirmando a cronologia e a divisão quadripartite da história.
E. Uma problematização em relação às fontes históricas, rompendo com a ideia de que as fontes históricas eram apenas oficiais e escritas.
2. Leia o trecho a seguir.
Um dos nomes mais importantes da escola dos Annales foi o historiador medievalista francês Marc Bloch. Sua proposta epistêmica buscou romper com o paradigma __________ em que a ciência histórica hegemonicamente se assentava desde meados do século XIX, problematizando a própria noção de que a __________ naquele momento definia o ________ como um dado rígido, inalterável.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto é:
A. metódico – história – presente.
B. positivista – história – passado.
C. marxista – história – presente.
D. positivista – temporalidade – presente.
E. metódico – temporalidade – passado.
3. O movimento dos Annales provocou uma série de modificações na concepção de história e na forma de sua escrita. Sobre os participantes dessa renovação historiográfica, são feitas as seguintes considerações:
I. Marc Bloch e Lucien Febvre fundaram a revista Annales para propor um espaço de discussão sobre novas abordagens, concepções e metodologias da escrita da história.
II. De acordo com Braudel, existem diferentes temporalidades que atravessam uma mesma sociedade, e a compreensão desses tempos históricos é fundamental para alcançar a almejada totalidade.
III. A interdisciplinaridade não foi uma preocupação para os Annales, que se dedicaram unicamente a pensar a disciplina histórica.
Está(ão) correta(s):
A. apenas a afirmativa I.
B. apenas a afirmativa II.
C. apenas as afirmativas I e II.
D. apenas as afirmativas I e III.
E. apenas as afirmativas II e III.
4. Marc Bloch afirma em Apologia da história que os acontecimentos e os fatos históricos são imutáveis, mas que o conhecimento do passado não, modificando-se a cada conjuntura e de acordo com as perguntas que o historiador elabora em relação ao seu objeto de estudo. Das opções a seguir, qual a que corretamente faz referência ao pensamento do autor?
A. Não há conhecimento sobre o passado que seja incontestável.
B. É possível elaborar narrativas definitivas sobre o passado porque ele é imutável.
C. Os eventos ocorridos no passado podem ser descritos como realmente ocorreram.
D. A subjetividade do historiador não tem interferência alguma na escrita da história.
E. Toda a narrativa histórica faz referência única e exclusivamente ao passado.
5. Em seu livro O Mediterrâneo e o mundo mediterrâneo na época de Filipe II (1949), o historiador Fernand Braudel desenvolveu algumas reflexões sobre as temporalidades da história. Aponte a alternativa que explicita corretamente sua proposição.
A. Existem dois tempos: o presente, representado pelo tempo da escrita do historiador; e o passado, em que se encontra os objetos de pesquisa do historiador.
B. Existem quatro tempos: história antiga, história medieval, história moderna e história contemporânea.
C. Existem dois tempos: o cíclico e o linear. O primeiro é característico de sociedades não industriais, enquanto o segundo é percebido em sociedades mais desenvolvidas.
D. Existem três tempos: os de curta, os de média e os de longa duração, sendo possível sua coexistência em uma mesma sociedade.
E. Existem dois tempos: o tempo breve e o tempo longo, e todas as sociedades podem ser classificadas a partir dessas experiências temporais.

Continue navegando