Buscar

Avaliação I - Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
1. Sabe-se que para se ter uma organização deve haver um objetivo comum entre algumas pessoas, pois estas desejam, por meio de seus esforços, produzir um bem ou prestar algum tipo de serviço, e para que isto seja possível os integrantes da organização necessitam colocar em ação suas habilidades e conhecimentos referentes ao bem ou serviço a ser produzido. Então, podemos expor que existem quatro grandes objetivos/benefício (tipo) para a constituição de uma organização, Diante disso classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Organização de negócios: em que o objetivo deste tipo de organização é de obter o maior lucro possível com o menor custo, onde seus principais beneficiários são os colaboradores do empreendimento. ( ) Organização de serviços: em que o objetivo deste tipo de organização é de prestar serviços profissionais especializados, independentemente do tipo de prestação de serviço. E seus beneficiários são os consumidores. ( ) Organização de benefício mútuo: em que o objetivo deste tipo de organização é de conservar o domínio sobre o negócio e seus integrantes, onde os beneficiários deste tipo de organização são seus próprios participantes. ( ) Organização de natureza comunitária: em que o objetivo deste tipo de organização é de promover o bem-estar social de algum tipo de estrutura comunitária, onde o principal beneficiário é a sociedade em si. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – F.
B V – F – V – F.
C F – V – V – V.
D V – V – F – V.
2. Diferente da administração pública, as organizações sociais do terceiro setor possuem um caráter voluntário, que possui por norte uma orientação altruísta, que impõe relações mais horizontalizadas entre seus membros, com uma estrutura menos hierarquizada e mais flexível. Que proporciona um processo de tomada de decisão mais coletivo e democrático na resolução dos problemas sociais que desenvolvem suas atividades organizacionais. No que se refere às organizações sociais do terceiro setor, assinale a alternativa INCORRETA:
A Privadas: são organizações que tem por finalidade a obtenção do lucro.
B Autogovernadas: possuem um sistema de gestão participativa, que se autoadministra.
C Sem fins lucrativos: não possuem caráter econômico, ou seja, não possuem o intuito de lucrar com suas ações por meios econômicos e sim apenas os lucros sociais.
D Não governamentais: são organizações que não se enquadram na administração pública e nem privada.
3. Determinada doutrina (sistema, movimento) considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da população. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esse conceito:
A Cooperação.
B Cooperado.
C Cooperativa.
D Cooperativismo.
4. A organização constitui-se numa rede de relações entre pessoas que a compõem. Mas ela, também, se apresenta do ponto de vista material, por exemplo, como um conjunto de máquinas, equipamentos, imóveis, instalações e outros materiais imóveis, que no entanto não funcionam sem as pessoas. Assim, podemos compreender a organização como sendo formada por um sistema técnico e um social, em que ambos estão estreitamente inter-relacionados, formando um sistema aberto em interação constante com o ambiente externo. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA a respeito dos sistemas de comunicação:
A Constituindo sua história perante a sociedade em que estão instituídas. Passa de geração para geração.
B Existe um sistema de informações entre os departamentos da organização, para que possibilite maior integração das informações pertinentes à gestão da organização.
C São compostas por meio do convívio dos seres humanos em sociedade e reguladas por seus princípios éticos e morais.
D Compreende o agrupamento de pessoas em prol de objetivos comuns.
5. Conforme os objetivos que fundamentam cada tipo de organização, elas são tipificadas de acordo com sua natureza e funcionalidade, onde existem quatro critérios fundamentais que sincronizados com a funcionalidade almejada pela organização, as definem. Sobre conformidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Poder.
B Metas.
C Benefício mútuo.
D Integração.
6. Devemos observar que existem algumas diferenças primordiais nos processos organizacionais de uma cooperativa, pois possuem princípios e conceitos diferenciados, neste tópico iremos trabalhar cada princípio e formas de cooperativa. Estes conceitos devem estar bem desmistificados pelos seus integrantes, como, por exemplo, os cooperados devem compreender o significado de determinados termos. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Cooperar: é a capacidade de integração, colaboração e participação com outras pessoas que apresentam propósitos e objetivos comuns, para a construção de um projeto econômico único. ( ) Cooperação é uma doutrina (sistema, movimento) que considera as cooperativas como uma forma ideal de organização das atividades socioeconômicas da população. ( ) Cooperado: é o produtor rural, o trabalhador urbano ou outro profissional de qualquer atividade socioeconômica, o consumidor, o associado, que participam ativamente de uma cooperativa, cumprindo com os seus deveres e exercendo os seus direitos ( ) Cooperativa: é uma empresa de propriedade coletiva, gerida democraticamente por no mínimo 20 pessoas que se associam, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais, culturais comuns. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – V – F – F.
C V – V – V – F.
D F – V – V – V.
7. Pode-se dizer que existem quatro grandes objetivos/benefícios (tipo) para a constituição de uma organização. A respeito desses benefícios, assinale a alternativa CORRETA:
A Organização de negócios, organização de serviços, organização de benefício mútuo e organização de cogestão.
B Organização de negócios, organização de serviços, organização de benefício mútuo e organização de natureza comunitária.
C Organização de negócios, organização de benefício mútuo, organização de natureza comunitária e organização física.
D Organização de natureza comunitária, organização de negócios, organização de benefício mútuo e organização estrangeira.
8. Podemos considerar que o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS é concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome, às entidades que comprovarem o desenvolvimento de atividades caracterizadas como sendo de assistência social e que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde. Assinale a alternativa CORRETA que indica quais as vantagens de obter o CEBAS:
A Uma das vantagens para o Terceiro Setor é manter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, pois é uma condição para solicitar a dispensa da parcela do empregador devida ao FGTS.
B Uma das vantagens para o Terceiro Setor é manter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, pois é uma condição para solicitar a dispensa da parcela do empregador devida ao INSS.
C Os benefícios de ter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, é a liberação e isenção do Imposto de Renda.
D O Terceiro Setor se beneficia com verbas federais e a insenção dos quesitos do FGTS para os trabalhadores.
9. Considerando que uma organização é uma combinação de esforços individuais e subjetivos dos seres humanos, que tem por intenção primária realizar propósitos e objetivos coletivos e comuns ao grupo de interesse, pode-se expor que por intermédio de uma organização é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma única pessoa.Diante disso, assinale a alternativa INCORRETA:
A São consideradas organizações: escolas; clubes de mães; associações de moradores; corpo de bombeiros e indústrias.
B A estrutura familiar não é consideradauma organização, devido aos seus objetivos.
C No terceiro setor são consideradas as organizações não governamentais, as quais são denominadas de organizações de caráter social, de puro interesse privado, mas não econômico, pois buscam desenvolver suas atividades em prol de necessidades de seus consumidores.
D Para ser considerada uma organização deve haver a combinação de esforços subjetivos dos seus integrantes em prol dos objetivos coletivos, existindo uma estrutura representada por um organograma.
10. Uma associação possui características diferentes das cooperativas, pois uma associação é uma união de pessoas que partilham ideias e unem esforços em torno de um objetivo comum sem finalidade lucrativa e com reconhecimento da sua personalidade jurídica por parte dos órgãos competentes. Assinale a alternativa CORRETA que aponta as características de associações:
A Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns, seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc, seus fins podem ser alterados pelos políticos, os seus associados deliberam livremente e são entidades do direito privado e não público.
B Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns, seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc, seus fins podem ser alterados pelos associados, os seus associados deliberam livremente e são entidades do direito privado e não público.
C Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos diferentes, seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc, seus fins podem ser alterados pelos associados, os seus associados deliberam livremente e são entidades do direito privado e não público.
D Reunião de 200 ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns, seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc, seus fins podem ser alterados pelos associados, os seus associados deliberam livremente e são entidades do direito privado e não público.

Outros materiais