Buscar

Trabalho de Eng A - Isadora Motta Salgado

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Engenharia de Sistemas A
A Importância do sistema de informações no processo decisório
Professor: Pedro Paulo Vasconcelos
Aluna : Isadora Motta	
 
 
Rio de Janeiro, 2°semestre/2012
Introdução:
O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas e é eficaz em gerar informações rápidas,precisas e principalmente úteis,garantindo uma estruturação de gestão diferenciada e eficiente.Existindo um bom desenvolvimento gerencial e uma boa infra estrutura informacional para tomada de decisões de forma ágil e segura,temos como consequência disso um processo de tomada de decisões pelos gestores muito melhor.
Como atualmente o processo de mudanças é muito acelerado no que diz respeito a tecnologias,o sistema de informação será um fator importantíssimo na tomada de decisões em uma empresa.
A importância do sistema de Informação no processo decisório
2.1 – Dados e Informação
O processo de tomada de decisões no ponto de vista administrativo é tomado a partir de dois elementos fundamentais : os canais de informação (onde serão adquiridos os dados) e as redes de comunicação(para onde os dados serão direcionados).
Sendo assim,o sucesso ou fracasso organizacional muitas vezes depende da aplicação dos dados.Para se tornarem uteis os dados necessitam ser analisados,sendo transformados em informação.Podemos definir informação como dado processado e armazenado de forma compreensível,e apresenta valor real percebido para decisões.Este conceito está relacionado com a redução da incerteza(menor risco) no processo de tomada de decisão,relação benefício x custo e aumento da qualidade da decisão.
2.2 – Sistema de Informação
Sistema é um conjunto de funções logicamente estruturadas com a finalidade de atender determinados objetivos.
Sistema de informação (SI), é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entradas), manipulam e armazenam os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Para um sistema organizacional sobreviver dentro de uma empresa ele necessita atender a demanda da mesma.Cabe ao Sistema de Informação gerar meios para captar ,interpretar,processar,direcionar,informar e conduzir os dados dentro da empresa de forma que eles venham a criar ações facilitadoras dos diversos processos decisórios.O SI também deve conter o maior volume de informações com os menores recursos consumidos.
– Sistema de Informação Gerencial (SIG) / Sistema de Informação Executivos(SIE)
SIG/SIE é o processo de transformação de dados em infoações necessárias para as decisões da empresa e deve contribuir para o funcionamento da empresa e habilitar executivos a fazerem avaliações.Esta tecnologia permite que os gerentes concentrem-se nas situações criticas, otimizando o tempo de observação e controle de outras situações,desta forma os gerentes poderão analisar os indicadores.
O SIG / SIE deve ser de fácil interpretação ,rápido ,com interface amigável e de fácil utilização,deve filtrar,resumir e acompanhar dados críticos contidos em bancos de dados on-line. 
O SIG / SIE deve ter as seguintes características:
Precisão
Completo
Econômico
Flexibilidade
Confiabilidade
Relevância
Simplicidade
Tempo real
2.4 – Importância dos SI nas empresas
Podemos citar como benefícios de um Sistema de Informação numa empresa:
Redução dos custos das operações
Melhorias no acesso as informações 
Precisão e rapidez com menor esforço
Aumento da produtividade
Melhoria da qualidade dos serviços prestados
Melhoria na tomada de decisões
Melhor projeção das consequências das decisões 
Facilitação do fluxo de informações
Melhoria na estrutura Organizacional
Maior poder de controle do sistema
Redução do grau de centralização das decisões tomadas na empresa
Maior facilidade da empresa enfrentar imprevistos.
Todos esses benefícios colaboram com o processo de gestão da empresa, garantindo vantagem competitiva.
2.5 – Condições de Tomada de decisão
		As decisões podem ser classificadas quanto as condições como:
Condições de risco
Condições de certeza
Condições de Incerteza
Decisões tomadas sobre condições de certeza geram resultados de probabilidade conhecida. Já as decisões sobre condições de incerteza podem gerar resultados desconhecidos pelo decisor.As decisões em condições de risco podem ter resultados de probabilidade conhecidas.O decisor sabe as alternativas e conhece os riscos.
Podemos relacionar o risto ao potencial do Sistema de Informação da empresa,pois esta é a ferramenta que irá auxiliar o gestor.
Conclusão: 
A partir deste trabalho pude compreender a importância da Informação,de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos a partir da utilização de um sistema de Informação.
Atualmente,com as demandas do mercado,a dinâmica da economia atual e a disputa entre as empresas,a busca de soluções rápidas e inteligentes é fundamental para as empresas obterem sucesso.
O sucesso de uma empresa é garantido pela velocidade em que as informações são processadas,e é por isso que o sistema de Informação Gerencial é um grande aliado para o sucesso desta.
Bibliografia:
Bazzoti,Cristiane e Garcia,Elias - A importância do Sistema de Informação Gerencial para a tomada de decisões
Ignácio,Francisco / Elias,Osvaldo / Carlos,Antonio / Kassouf,Nádia / Calil,José e Sacormano,Mario – Modelo de sistema de Informação para apoio ao processo decisório em micro e pequenas empresas
Batista,Emersom - Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.

Outros materiais