Buscar

GESTÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 Assim como na gestão privada a inovação aumenta a competitividade, na gestão pública melhora os resultados dos serviços. Segundo o Manual de Oslo, a inovação apresenta três características essenciais:
I - Apresentar a novidade respeitando a condição histórica da sociedade.
II - A ideia precisa apresentar condições de ser implementada pelo Estado.
III - Apresentar resultados mais eficientes, eficazes e efetivos.
Sobre essas características, está correto o que se afirma em: Resposta) II e III, apenas.
QUESTÃO 2 O modelo burocrático aplicado à Gestão Pública é marcado pelos estudos de Max Weber, no início do século XX. Primeiramente, foi destinado à iniciativa privada e, em um segundo momento, foi estendido para a Administração Pública. Sobre o modelo burocrático, é correto afirmar que: Resposta) esse modelo busca ser impessoal, meritocrático, profissional e racional.
QUESTÃO 3 Sobre o controle social, é correto afirmar que:
Resposta) pode ser realizado tanto na implementação quanto na fiscalização da política.
QUESTÃO 4 O estudo das avaliações das Políticas Públicas teve início nos anos 1960, sendo considerada uma área bastante recente. No entanto, mesmo nesse cenário, com visões distintas, pode-se perceber alguns elementos comuns. Analise as assertivas a seguir que apresentam esses elementos.
I.A avaliação mensura a capacidade de intervenção do Estado na realidade identificada.
II. Há a necessidade de se estabelecer um critério metodológico rigoroso para evitar o viés e o comprometimento dos resultados.
III. As informações obtidas contribuem para identificação e classificação das demandas sociais.
As assertivas corretas são: Resposta) I e II, apenas.
QUESTÃO 5 As capacidades estatais apresentam duas gerações de análise distintas: por um lado, o conceito refere-se ao fato de manter a ordem em determinados territórios, exigindo um conjunto de ações para proteger a soberania do Estado (JESSOP, 2001); por outro lado, esse conceito estuda as condições para o atingimento dos objetivos de provisão de bens e serviços públicos por meio da implementação das Políticas Públicas (MATTHEWS, 2012). Sobre as capacidades estatais, é correto afirmar que:
Resposta) estão estreitamente relacionadas com o modelo de governança adotado.
QUESTÃO 6 O conceito de governabilidade ampliou a capacidade de o Estado melhorar sua relação com a sociedade, tendo em vista que estabelece novas relações entre o poder público e os diversos atores sociais envolvidos na formulação de Políticas Públicas.
Sobre o conceito de governabilidade é correto afirmar que:
Resposta) a governabilidade depende das condições políticas, da capacidade do Estado e da legitimidade do governo.
QUESTÃO 7O planejamento governamental pode ser entendido como uma forma de intervenção do Estado na estrutura econômica e social. Mesmo em Estados liberais, o planejamento governamental é importante, pois evita as falhas de mercado, atuando na regulação e alocação dos recursos. Sobre o planejamento governamental, assinale a alternativa correta.
Resposta) Na América Latina, o planejamento governamental teve impulso com o sucesso dos países na Guerra Fria e a atuação dos órgãos internacionais.
QUESTÃO 8 Uma segunda leitura sobre os estágios de evolução da teoria da avaliação é proposta por Derlien (2001), que classifica essa evolução em três funções: informação, realocação e legitimação. Sobre essas funções, analise as assertivas a seguir.
I. A informação, nos anos 1960, era usada para melhorar a alocação dos recursos do Estado.
II. A realocação tinha o objetivo de alocar (ou realocar) as informações obtidas por feedback.
III. A função de legitimação se refere ao novo papel dos atores sociais, que passaram a contribuir com a fiscalização e a auditoria.
Resposta) III, apenas.
QUESTÃO 9 Os modelos de avaliação da abordagem construtivista apresentam características comuns, buscando destacar a participação dos atores, bem como o processo de implementação das Políticas Públicas. Sobre esses modelos, assinale a alternativa correta.
Resposta) A avaliação de quarta geração é uma arena democrática em que os atores participam livremente do processo decisório.
QUESTÃO 10 A Gestão Pública tem o desafio de buscar novas formas de atender às demandas sociais e oferecer novos serviços para a sociedade. Para isso, busca o desenvolvimento de boas práticas incentivando o empreendedorismo no governo e as inovações no setor público. Destaca-se, nesse contexto, a importância dos arranjos institucionais, que são organizados em três eixos de mudanças.
Sobre esses eixos de mudança, analise as assertivas:
I - Relações federativas: melhoram a interação e o desenho das Políticas Públicas entre os entes federados.
II - Intersetorialidade: integram diferentes setores para atender a demandas específicas.
III - Inclusão: incluem os atores políticos eleitos democraticamente para representar a sociedade organizada.
Está correto o que se afirma em: Resposta) I e II, apenas.

Continue navegando