Buscar

Questionário Psicologia do Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Psicologia do Desenvolvimento 
1.Analise as afirmativas a seguir:
I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.
II. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.
Marque a alternativa CORRETA:
a. As duas afirmativas são verdadeiras.
b. A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
c. A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
d. As duas afirmativas são falsas.
2. Vygotsky (1988) propõe uma nova definição do que seria um “bom aprendizado”. Para o autor, o “bom aprendizado” é aquele que:
a. caminha a reboque do desenvolvimento
b. adianta-se ao desenvolvimento
c. toma como pré-requisito o desenvolvimento
d. equivale-se ao desenvolvimento
3. No campo da psicologia da educação, acerca da Teoria SócioHistórica de Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA.
a. Define os quatro estágios de desenvolvimento sobre a inteligência da criança.
b. Estabelece as sete inteligências ou habilidades do indivíduo: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, intrapessoal e impessoal.
c. O indivíduo é determinado nas interações sociais e é moldado pela cultura que ele próprio cria.
d. Sistematiza o conceito de Condicionamento Operante a partir de observações do comportamento humano.
4. Na teoria de Vygotsky, o conceito de mediação é crucial para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Em contextos educativos, a mediação à qual se refere esse autor pode ser exercida por instrumentos
a. culturais, uma vez que o saber sistematizado é produto da cultura e deve ser apreendido pelo sujeito, preferencialmente, na interação direta com os materiais escolares.
b. semióticos, haja vista a exclusividade atribuída às representações simbólicas enquanto elemento mediador entre sujeito e cultura.
c. culturais e simbólicos, havendo destaque para as interações atravessadas pela linguagem.
d. culturais e semióticos, os quais se fundem de forma indiferenciada no contexto educacional.
5. A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca desta questão apontam que:
a. as discussões relativas à psicologia do adulto são importantes para orientar o trabalho do psicólogo no âmbito organizacional, haja vista a pouca inserção de jovens e adultos no âmbito escolar e educacional.
b. as proposições relativas à periodização do desenvolvimento psicológico abrangem até o período da adolescência, inexistindo autores que abordam as características cognitivas, emocionais e sociais dos adultos.
c. o pensamento do adulto caracteriza-se por ser abstrato, em função da maturação neurológica das capacidades cognitivas, fato que independe do nível de escolarização e das experiências sociais com a cultura letrada.
d. as lacunas existentes no tocante à psicologia do adulto decorrem da ênfase dada aos determinantes biológicos do desenvolvimento, dificultando a abordagem das características adultas, pois estas são diversificadas em função das experiências de vida.

Outros materiais