Buscar

Boletim 01 de Revisão - Primeira e Segunda Semanas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE MEDICINA
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
BOLETIM 01 DE REVISÃO
1ª e 2ª Semanas do Desenvolvimento Embrionário
Monitor: Urian Amorim (2010.1-2010.2-2011.1-2011.2) – Medicina S5
Bem, galerinha, estamos hoje aqui para revisar com vocês assuntos pertinentes às Duas Primeiras Semanas do Desenvolvimento Embrionário Humano. Existirá apenas 1 questão, mas com vários itens. Dentro de seus parênteses, você escreverá V(Verdadeiro) ou F(Falso).
A) ( ) No dia 20 de um ciclo menstrual em que ocorreu fertilização, é de se esperar o fenômeno da compactação, que é mediado por glicoproteínas de adesão da superfície celular. 
B) ( ) O citotrofoblasto produz enzimas que erodem os tecidos maternos, permitindo ao blastocisto aninhar-se no endométrio.
C) ( ) A massa celular interna dá origem à parte embrionária da placenta.
D) ( ) Cerca de três dias após a fertilização, uma bola com 12 ou mais blastômeros, denominada blástula (ou blastocisto), penetra no útero.
E) ( ) Zigoto e Concepto são termos sinônimos.
F) ( ) Ao fim da segunda semana, o sinciciotrofoblasto produz hCG suficiente para dar um resultado positivo no teste de gravidez.
G) ( ) Na segunda semana, células amniogênicas – os amnioblastos – se separam do hipoblasto e formam uma membrana delgada, o âmnio, que envolve a cavidade amniótica.
H) ( ) A massa celular interna origina epiblasto e hipoblasto durante a segunda semana do desenvolvimento embrionário, tornando o disco embrionário bilaminar.
I) ( ) Epiblasto é sinônimo para Endoderma Primitivo.
J) ( ) O hipoblasto forma o teto da cavidade exocelômica e é contínuo com a delgada membrana exocelômica.
L) ( ) O epiblasto induz a formação do saco vitelino primitivo, uma vez que o âmnio dá origem ao hipoblasto.
M) ( ) Células do endoderma do saco vitelino dão origem a uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extra-embrionário.
N) ( ) Por volta da segunda semana do desenvolvimento embrionário, tem-se o início da Circulação Uteroplacentária.
O) ( ) Quando sangue materno flui para as lacunas do citotrofoblasto, oxigênio e substâncias nutritivas tornam-se disponíveis para o embrião.
P) ( ) Sangue oxigenado flui para as lacunas vindo das artérias endometriais, e sangue desoxigenado é removido através das veias espiraladas.
Q) ( ) O concepto humano de 10 dias está completamente implantado no endométrio.
R) ( ) Com o crescimento do mesoderma extra-embrionário, aparecem espaços isolados dentro dele. Quando há a fusão desses espaços, forma-se o saco vitelino secundário (ou definitivo).
S) ( ) O saco vitelino contém fluido e vitelo, podendo desempenhar um papel no transporte seletivo de materiais nutritivos para o disco embrionário.
T) ( ) O celoma extra-embrionário divide o mesoderma extra-embrionário em 2 camadas: mesoderma somático extra-embrionário, que reveste o trofoblasto e recobre o âmnio; e o mesoderma esplâncnico extra-embrionário, que envolve o saco vitelino.
U) ( ) O córion é formado das duas camadas de trofoblasto e do mesoderma esplâncnico extra-embrionário.
V) ( ) No final da segunda semana, em uma área localizada, células do epiblasto tornam-se achatadas, formando uma área circular espessada, a placa precordal.
Dúvidas: urian_amorim@hotmail.com

Outros materiais