Buscar

Atividade prática I,princípios de Climatologia e Hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecologia
 
 
Aluno (a): 
Data: .
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Um dois grandes desafios que misturam a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico e a agroindústria é a disponibilidade de energia.
Um dos pilares do desenvolvimento econômico brasileiro nas últimas décadas tem sido o grande crescimento da produção agropecuária. Porém, esse crescimento foi possível graças a modernização dos processos de plantio, colheita, armazenamento e transporte, bem como da industrialização da produção.
Essa modernização implica na necessidade de muita energia elétrica nas propriedades rurais. Entretanto, muitas vezes as propriedades estão em locais distantes de linhas de transmissão ou de centros geradores de energia, podendo ser antieconômica a  sua transmissão pura e simples.
Logo, a geração de energia no local torna-se a melhor opção. Tal opção pode ainda ter vantagens, como redução da demanda dos centros geradores de energia, redução das necessidades de combustível e mesmo o reaproveitamento de matérias-primas que de outra forma poderiam ser descartadas.
Assim sendo, pesquise na internet e responda:
- cite três tipos de fontes de energia alternativas que podem ser produzidas em propriedades rurais
- como funcionam
- cite uma vantagem no aspecto ecológico (sustentabilidade) de cada uma delas
- verifique se existem programas do governo visando incentivar o seu uso e geração
- cite um exemplo prático, da vida real, onde se faz uso deste tipo de fonte de energia.
Energia solar
Energia eólica
Micro-central hidrelétrica
Energia solar: funciona aparti de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade em sistemas como energia fotovoltaico e energia heliotérmica ou aquecimento líquidos (energia solar térmica).
Vantagem: seu baixo impacto ambiental, sua instalação simples, seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos) e o fato de poder ser utilizada como substituta da energia elétrica convencional em regiões que ainda não possuem distribuição.
Energia eólica: a energia eólica é produzida pela forças dos ventos em processo de conversão de energia cinética proveniente do movimento em eletricidade, isso é possível de ser feito por meio de turbinas eólica ou aerogeradores.
Vantagem: energia eólica possui inúmeras vantagens, visto que ela não emite carbono ou gases tóxico em produção e não gera resíduos.
Micro-central hidrelétrica : a MCH é instalado próxima ao curso hídrico; através de uma tubulação adequada, é direcionada uma vazão d'água conhecida, movimentando as pás de uma bomba-turbina e produzindo energia elétrica continuamente, juntamente com um inversor de corrente é possível converter energia elétrica continua (CC) em alternada (CA).
Vantagem: é uma energia limpa e sustentável, essa tecnologia aproveita a vazão e quedas dos curso hídrico para produção de energia elétrica sem provocar interferência no ecossistema.
PRÓ-SOL: foi o nome indicado pelo governo federal para programas que faz parte da política de incentivos ao uso de energia sola. A iniciativa que vai além da renovação atuais incentivos para a instalação de placas solares, ganhou impulso após o fórum econômico mundial em Davos em 2020.
 
A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL: energia solar residencial consiste na instalação de placas solares e de sistema de captação de energia fotovoltaico, a fim de garanti uma relativa econômica na conta de luz que pode chegar até 90% de economia na conta de energia da casa, esse tipo de energia é relativamente fácil e descomplicado.
Primeiros Socorros

Continue navegando