Buscar

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Para Luger (2013), os seres humanos utilizam busca inteligente: um jogador de xadrez considera uma variedade de jogadas possíveis, um médico examina vários diagnósticos possíveis, mas um ser humano não utiliza busca exaustiva, pois o jogador de xadrez e o médico tendem a realizar uma busca de acordo com suas experiências. A resolução de problemas pelos seres humanos é guiada por regras de julgamento e baseadas pelos espaços de estados que de alguma forma são “promissoras”. Estas regras são denominadas heurísticas. Heurística é uma estratégia para a busca seletiva de um espaço de problema.
Diante deste contexto, em um texto escrito, dê um exemplo prático, com  base em uma situação do dia a dia: como os sistemas inteligentes podem resolver problemas através da heurística, ou seja, através de métodos de buscas mais sofisticados, como o método A* (A estrela).
A heurística trata de métodos ou algoritmos exploratórios para solução de problemas. As soluções são buscadas por aproximações sucessivas, avaliando-se os progressos alcançados, até que o problema seja resolvido.
Buscas mais sofisticadas como A* utilizam-se do método de árvore para solucionar os mais diversos problemas. Um exemplo comum a ser citado é o GPS, a qual é avaliada pelo programa, que por sua vez busca a alternativa mais acessível e rápida.
Por fim, a heurística não é o método de busca mais preciso, porém é o mais barato e rápido, o tornando extremamente válido para os mais diversos problemas. 121,73

Outros materiais