Buscar

Direito Civil II - Resposta- Caso Concreto 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta do caso 1:
Errado. O termo “pact sunt servanda” significa que os pactos devem ser respeitados, porém, o juiz não pode impor ao credor a dação em pagamento. Segundo o artigo 356 do Código Civil, “O credor pode consentir em receber prestação diversa da que lhe é devida”, ou seja, o credor pode aceitar coisa diferente, caso assim o deseje. 
Resposta do caso 2:
Não. Nota-se o pagamento parcial com relação aos dez mil reais e o perdão com relação ao restante da dívida segundo os artigos 385 e 386 do CC que dizem que “a remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro” e “a devolução voluntária do título da obrigação, quando por escrito particular, prova desoneração do devedor e seus co-obrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor capaz de adquirir”. O art. 319 do CC dispõe que “o devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada”. A quitação é a declaração unilateral escrita, emitida pelo credor, de que a prestação foi efetuada e o devedor fica liberado. É a declaração escrita a que vulgarmente se dá o nome de recibo. 
Resposta da questão objetiva 1:
b) Caso o sub-rogado não consiga receber a importância devida, ele poderá cobrá-la do credor original. (art. 349 – a sub-rogação transfere ao novo credor todos os direitos, ações privilégios e garantias do primitivo, em relação à divida contra o devedor principal e os fiadores). 
Resposta da questão objetiva 2:
d) Todas as assertivas estão corretas.

Outros materiais