Buscar

FARMACOLOGIA UNIFRAM TESTE VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teste VI
· Pergunta 1
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Os fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC) possuem grande valor na terapêutica, pois podem exercer efeitos psicológicos e fisiológicos específicos, como alívio da dor, reduzir a temperatura corporal, suprimir o movimento desordenado, induzir o sono ou o despertar, reduzir o apetite ou a tendência ao vômito. Indique o neurotransmissor envolvido no ritmo sono/vigília, emoção, humor, aprendizagem, funções neuroendócrinas, regulação cardiovascular e regulação da temperatura:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Noradrenalina.
	
	
	
· Pergunta 2
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Os neurotransmissores são substâncias importantes na comunicação do Sistema Nervoso com os seus efetores. O neurotransmissor indispensável para que ocorra a excitação da fibra muscular esquelética é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Acetilcolina.
	
	
	
· Pergunta 3
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Cannabis sativa é uma planta da família das Canábicas, conhecida popularmente como maconha e cultivada em várias regiões do mundo. Por conter substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, a maconha tem potencial alucinógeno, sendo composta de diversos tipos de canabinoides. Os mais conhecidos são o Tetrahidrocanabinol (THC) e o Canabidiol (CBD) (Disponível em: https://www.spdm.org.br/blogs/alcool-e-drogas/item/2245-maconha-os-dois-lados-da-moeda-o-thc-eo-cbd). Os receptores para o CDB são denominados:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Receptores canabinoides.
	
	
	
· Pergunta 4
0,175 em 0,175 pontos
	
	
	
	Os mediadores químicos no cérebro podem produzir efeitos de duração lenta ou longa. Além disso, podem atuar de maneira muito difusa, a uma considerável distância de seu local de liberação, e produzir efeitos diversos, por exemplo, na síntese de transmissores ou na expressão dos receptores dos neurotransmissores, além de afetarem a condução iônica das células póssinápticas. Assinale a opção CORRETA quanto à descrição da transmissão química no Sistema Nervoso:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Neuromoduladores como o óxido nítrico e os metabólitos do ácido araquidônico podem ser produzidos por células não neuronais, bem como por neurônios.

Continue navegando