Buscar

Apol 1 - Princ. Economia- Fundam. Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Por meio das contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, com Peter Drucker como seu maior representante, os princípios foram retrabalhados e ficaram conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao Planejar:
	A	
Refere-se ao modo como a instituição estabelece seus meios (humanos, tecnológicos e físicos) e ao modo como suas tarefas são distribuídas para atingir os objetivos do planejamento.
	B	
É o uso da influência ou poder pessoal do administrador com o intuito de alcançar os objetivos desejados, sempre por meio das pessoas.
	C	
Significa decidir para onde a organização deseja ir no futuro. É feito por meio da formatação de objetivos de desempenho e de tarefas e recursos necessários para alcançar o objetivo proposto.
Você acertou!
Planejamento significa decidir para onde a organização deseja ir no futuro. É feito por meio da formatação de objetivos de desempenho e de tarefas e recursos necessários para alcançar o objetivo proposto. (Página 65 do livro base).
	D	
É o monitoramento e a avaliação de resultados, normalmente por meio das tecnologias de informação, tanto para guardar dados quanto para resgatá-los em tempo real para a tomada de certas decisões.
Questão 2/5
Para Augusto Comte, a civilização ocidental passou por três estágios de progresso: Místico-religioso, Metafísico, Ciência positivista.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao estágio Metafísico:
	A	
Os indivíduos buscam o conhecimento com ajuda das concepções místicas ou religiosas, que explicam todos os fenômenos do mundo.
	B	
Os aspectos puramente místicos começam a dar lugar a um conhecimento mais específico dos fenômenos físicos.
Você acertou!
Metafísico: os aspectos puramente místicos começam a dar lugar a um conhecimento mais específico dos fenômenos físicos. (Página 35 do livro base).
	C	
Não se busca mais fundamentação em misticismos metafísicos para explicar os fenômenos físicos. Pela ciência positivista, há sempre objetividade e previsibilidade, porque os fenômenos podem ser controlados.
	D	
Os indivíduos buscam o conhecimento com ajuda das concepções místicas ou positivista, que explicam todos os fenômenos do mundo.
 
Questão 3/5
Mercados competitivos (em concorrência perfeita) apresentam as seguintes características: mercado atomizado, produto homogêneo, transparência e ausência de barreiras à entrada. Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual dessas características é descrita a seguir. "Nesse caso, não existe diferenciação. Ele é similar aos produtos produzidos por todas as outras firmas."
	A	Mercado atomizado
	B	Produto homogêneo
Você acertou!
Tebchirani (2011, p.62) descreve o produto homogêneo da seguinte maneira: Nesse caso, não existe diferenciação. Ele é similar aos produtos produzidos por todas as outras firmas.
	C	Transparência
	D	Ausência de barreiras à entrada
Questão 4/5
A investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada eliminando detalhes irrelevantes. Assinale a alternativa que define corretamente os argumentos normativos.
	A	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Não expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e não indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e sim como ele verdadeiramente funciona.
	B	São simultaneamente objetivos e subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	C	São objetivos, isto é, não contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
	D	São subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.14) os argumentos normativos são subjetivos, isto é, contêm juízo de valor. Expressam a opinião do analista com base em seus valores e em sua percepção da realidade e indicam, preponderantemente, como o sistema deveria funcionar e não como ele verdadeiramente funciona.
Questão 5/5
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos. Assinale a alternativa que define corretamente o princípio ‘governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado’.
	A	Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos).
	B	Quando, por exemplo, o preço da uva aumenta, as pessoas tendem a comer outras frutas em razão de seu alto custo. Ao mesmo tempo, produtores de uva decidem contratar mais pessoas e aumentar a área destinada à produção desse alimento, pois o benefício para a sua venda aumentou.
	C	Predominam hoje, mundialmente, as economias cujas decisões são descentralizadas (característica das economias capitalistas de mercado), em que milhões de consumidores e de empresas interagem com base em interesses próprios, orientados pelos preços. As economias dos países comunistas, que operavam fundamentadas em decisões centralmente planificadas, entraram em colapso, representando uma importante mudança nas últimas décadas a nível mundial.
	D	Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
Você acertou!
Tebchirani (2011, p.19) explica da seguinte maneira o princípio ‘governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado’: existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).

Outros materiais