Buscar

Resposta do caso clínico sobre SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas (FSAA)
Curso: Fisioterapia (6º semestre).
Docente: Ísis Franco de Carvalho
Disciplina: Políticas Públicas de Saúde.
Discente: Lavínia Almeida, Natyane Oliveira, Sávio Luiz e Winne Santos.
Data: 23/04/2022
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTÕES
1º) O caso acima traz aspectos que tocam nos princípios do Sistema Único de Saúde. Mencione quais princípios conseguem identificar nas ações adotadas pela equipe, destacando o trecho encontrado e descrevendo o princípio com o qual ele se relaciona.
“A gerente da ESF fica sabendo da chegada do Jota através da mãe, que vai até a Unidade para obter os produtos necessários ao seu cuidado, como medicamentos e insumos”. 
Equidade: Nota-se esse princípio, à necessidade de se “tratar desigualmente os desiguais”. Além disso, faz-se necessário políticas específicas voltadas ao atendimento de necessidades de segmentos da população que estão expostos a riscos diferenciados de adoecer e morrer.
“Diante do problema, ela solicita a uma equipe que faça a visita domiciliar verificando as condições de saúde do Jota, para tentar a partir disto estabelecer um projeto terapêutico”
Integralidade: Esse princípio diz respeito ao tratamento integral à saúde, com a promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos e assistência a doentes. Esse princípio se apresentou no cuidado multiprofissional oferecido ao Jota, além disso, busca por serviços especializados e no esforço por intervir em suas condições de vida.
“Transeuntes se reúnem em sua volta até que chega o serviço de urgência, que o leva para a emergência do hospital da cidade.”
Hierarquização: Esse princípio diz respeito à possibilidade de organização das unidades estabelecendo uma rede que articula as unidades mais simples às unidades mais complexas. 
2º) Para a efetivação do cuidado, o campo das políticas públicas precisa ser acionado de forma intersetorial e articulada. Nesse sentido, quais processos atores e papéis vocês conseguem identificar na produção do cuidado direcionado a Jota? E quais os caminhos para assegurar sua continuidade?
Os atores identificados no cuidado direcionado à Jota são fornecedores de insumo e serviço ao poder público, com o papel de fornecer unidade de saúde necessária ao público, como no caso de Jota que forneceu uma visitação domiciliar e unidades para manter o atendimento até quando o mesmo se sentir apto a se deslocar até a unidade de saúde da localidade, devido suas melhorias. Para assegurar uma continuidade desses cuidados deveria ser imposto o ator da sociedade civil, ajudando a unidade de saúde a desenvolver melhorias, como a atuação do ator da burocracia estatal onde poderia disponibilizar visitas constantes nas localidades próximas à unidade de saúde mostrando equidade, as pessoas às quais não tem como se deslocar até a unidade ou não tem um familiar para fazer isso.
3º) Frente aos modelos de atenção à saúde, a integração do cuidado em questão pode ser descrita conforme a definição de Mendes (2010) para o modelo vigente no Sistema Único de Saúde: organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permite ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde — prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada —, e com responsabilidades sanitária e econômica por esta população. Qual é esta estratégia de organização da atenção à saúde e, no caso em questão, quais das suas características se evidenciam?
A estratégia de organização da atenção à saúde são as redes de atenção, sendo voltada para promover a integração do cuidado, a partir da combinação entre flexibilidade de alocação de práticas e tecnologias, para a garantia da longitudinalidade do cuidado. As principais características que evidenciam essas redes, foram as visitas familiares, visando a continuidade do cuidado.
REFERÊNCIAS:
OUVERNEY, Assis Maffort; NORONHA, José Carvalho de; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Modelos de organização e gestão da atenção à saúde: redes locais, regionais e nacionais. Fundação Oswaldo Cruz. A saúde no Brasil em, v. 2030, p. 141-182, 2013.
SANTOS, Agnaldo dos. Construção das Políticas Públicas–processos, atores e papéis. Instituto Pólis, São Paulo. Disponível em: http://www. polis. org. br/uploads/1244/1244. pdf. Acesso em, v. 5, 2009.
TEIXEIRA, Carmen. Os princípios do sistema único de saúde. Texto de apoio elaborado para subsidiar o debate nas Conferências Municipal e Estadual de Saúde. Salvador, Bahia, 2011.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes