Buscar

MTA - Livro Quem mexeu no meu queijo (RESENHA)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
ALUNO
ALUNO
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO
SPENCER JOHNSON
ALUNO
ALUNO
SPENCER, Johnson
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO
RESENHA
Trabalho para obtenção do título de 
Graduação em Ciências Contábeis apresentado à
 Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof.ª 
Aprovado em: 
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Prof.ª. 
Universidade Paulista – UNIP
	
Sumario 
Introdução
Resumo “Quem mexeu no meu queijo?”
Resenha Critica “Quem mexeu no meu queijo?”
Conclusão
Referencias 
Introdução
Com este trabalho iremos demonstra qual o entendimento que tivemos a partir da leitura do livro “Quem mexeu no meu queijo?” e como podemos utilizar seus ensinamentos em nossas vidas, lembrando de que essa historia, apesar de muito simples e de fácil leitura pode ajudar muitas pessoas a lidarem com seus problemas frente a mudanças que sempre estão acontecendo pelo mundo e na vida de todos nós. Essa parábola faz uma analogia ao modo com que administramos a vida e a forma como encaramos as mudanças inesperadas ao longo do trajeto dela.
Resumo do livro “Quem mexeu no meu queijo?”
O livro “Quem mexeu no meu queijo?” é uma ótima leitura para as pessoas que possuem dificuldades em entender e aceitar as mudanças. Através das quatro personagens, dois duendes e dois ratos presos a um labirinto, a parábola desenrola-se de uma forma simples, mas, trazendo grandes lições a cada atitude. A aceitação da mudança, a persistência em não aceita-la ou fazer dela uma oportunidade de crescimento, depende do julgamento, dos sentimentos do personagens. Em nossas vidas quase sempre é assim, corremos atrás de nossos objetivos e agimos como Sniff e Scurry e não planejamos, ou então deixamos a razão de lado e fazemos as coisas por instinto, e muitas vezes somos como Hem e Haw e nos acomodamos, confiamos que nada vai mudar e que “nosso queijo” nunca vai acabar.
Cada um tem uma reação diferente com relação ao novo queijo, e com o desenvolver da história, pode-se concluir quais as melhores e as piores maneiras de agir em determinadas situações que passamos em nosso dia a dia. O livro faz refletir sobre as suas próprias atitudes, sobre o medo, sobre a instabilidade da existência. Possibilita a realização de uma auto-análise, fazendo com que o leitor se enquadre nos personagens do livro e veja se seu comportamento é satisfatório, ou não.
Na verdade, trata-se de uma reflexão sobre as atitudes humanas diante dos problemas, mostrando como muitos não encaram alguns problemas ou não aceitar as mudanças, que são verdadeiras oportunidades de crescimento. É uma ótima leitura para deixar de complicar as situações, não ter medo de largar as “zonas de conforto”, ficar consciente que as mudanças são inevitáveis e quanto antes adaptar-se a elas, melhor.
Resenha crítica referente à obra “Quem mexeu no meu Queijo?”
A obra de Spencer Johnson relata a rotina de quatro personagens, sendo dois ratinhos e dois duendes, que todos os dias percorrem um labirinto em busca de queijo, que está em um determinado posto.
Os dois ratinhos sempre acordam cedo e correm em busca do queijo, já os duendes a cada dia se preocupam menos e confiam mais na certeza de que tudo continuará igual ao que era antes. Em nossas vidas quase sempre é assim, corremos atrás de nossos objetivos e agimos como Sniff e Scurry e não planejamos, ou então deixamos a razão de lado e fazemos as coisas por instinto, e muitas vezes somos como Hem e Haw e nos acomodamos, confiamos que nada vai mudar e que “nosso queijo” nunca vai acabar.
O bom mesmo é quando num ato de coragem e bravura, agimos como Haw e percebemos que é hora de mudar, assim saímos da nossa zona de conforto e começamos a percorrer um novo caminho, sem medo de dar novos passos pelo desconhecido.
Descobrimos assim, que não é tão ruim voltarmos para o “labirinto”, ou seja: melhor ainda é partilharmos nossas experiências e deixarmos ao longo do caminho dicas para que outros também possam trilhar e conquistar o “novo queijo”.
Só não podemos nos esquecer da importância de monitorarmos nossos pensamentos e ações constantemente, vigiarmos o que está a nossa volta.
Precisamos agir como Haw e os ratinhos que fiscalizam todos os dias o queijo no posto. Assim, caso preciso, estaremos preparados para mudar de novo. 
Porém será uma mudança menos árdua e com certeza quase despercebida. Devemos ter cuidado e cautela sempre, para que não aconteça conosco o que aconteceu com Hem, que acabou sozinho num posto sem queijo e totalmente vazio, tudo pelo simples fato de não enfrentar o medo e buscar novos caminhos, sejam eles na vida profissional ou pessoal.
Conclusão
QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? tem como pano de fundo a história dos ratinhos e duendes para tratar de assuntos mais complexos como o terror as mudanças. O livro mostra quão perigoso é o comodismo, pois a maioria das pessoas quando conseguem algo, seja um status ou um emprego, fazem como os duendes se habituam a situação e acham que esta nunca mudará. E quando ocorre uma mudança inesperada de tão acomodadas que estão não conseguem reagir, ficam vacilantes e indecisas perante a nova situação. Enfrentar esse medo irracional ao novo é fundamental para o crescimento na vida, tanto pessoal como profissional, e as pessoas lidam de diferentes maneiras a isso. 
Uma coisa que chama a atenção no livro é a forma como o autor faz uma comparação do homem com o animal diante de novas situações. Enquanto os homens tendem a questionar e a ficarem indecisos de como agir, os animais – na história os ratos Sniff e Scurry – seguem de forma natural seguindo os seus instintos. 
Referencia Bibliográfica:
JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo 64ª Edição Rio de Janeiro: Record. 2010.
SÃO PAULO
2015
	SÃO PAULO
 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes