Buscar

QUESTIONARIO DE ORGANIZACAO DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO
O QUE É DEMOCRACIA PARTICIPATIVA? APONTE OS INSTRUMENTOS DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.
É UMA FORMA DE EXERCÍCIO DO PODER, BASEADA NA PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NAS TOMADAS DE DECISÕES POLÍTICAS. OS INSTRUMENTOS SÃO: PLEBISCITO, REFERENDO E INICIATIVA POPULAR DE LEI.
2 – FUNDAMENTOS DA CONSTITUIÇÃO.
ARTIGOS 1º, 3º E 4º.
Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 3º - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 4º - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; II - prevalência dos direitos humanos; III - autodeterminação dos povos; IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político. Parágrafo único - A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
3- CARACTERÍSTICAS COMUNS DE TODA A FEDERAÇÃO:
- DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICA, CONSTITUIÇÃO RÍGIDA, INEXISTÊNCIA DO DIREITO DE SECESSÃO, SOBERANIA DO ESTADO FEDERAL, AUTO-ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS MEMBROS, ÓRGÃO REPRESENTATIVO DOS ESTADOS (SENADO FEDERAL), E GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO (STF).
4 – O QUE É A UNIÃO? APONTE AS CARACTERÍSTICAS.
É A PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO INTERNO, QUE REPRESENTA O GOVERNO FEDERAL NO ÂMBITO INTERNO E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NO ÂMBITO EXTERNO. CARACTERÍSTICAS: ENTIDADE FEDERAL. PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PÚBLICO INTERNO. AUTÔNOMA EM RELAÇÃO AOS ESTADOS MEMBROS, DF E MUNICÍPIOS. EXERCE SOBERANIA DO ESTADO BRASILEIRO.POSSUI BENS ALAVANCADOS NO ART. 20 DA CF. COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA DA UNIÃO NO ART. 21 DA CF. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DA UNIÃO NO ART. 22 DA CF.
5 – FORMAÇÃO DOS ESTADOS. APONTE AS REGRAS CONSTITUCIONAIS PARA NOVOS ESTADOS MEMBROS.
OS ESTADOS PODEM INCORPORAR-SE ENTRE SI, SUBDIVIDIR-SE OU DESMEMBRAR-SE PARA SE ANEXAREM A OUTRO, OU FORMAREM NOVOS ESTADOS OU TERRITÓRIOS FEDERAIS, MEDIANTE APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO DIRETAMENTE INTERESSADA, ATRAVÉS DE PLEBISCITO, E DO CONGRESSO NACIONAL, POR LEI COMPLEMENTAR.
6- APONTE AS CARACTERÍSTICAS FEDERATIVAS DO DF.
AUTO-ORGANIZAÇÃO ATRAVÉS DA LEI ORGÂNICA. AUTO-GOVERNO ATRAVÉS DA ELEIÇÃO DE GOVERNADOR. AUTO-ADMINISTRAÇÃO CONFORME ART. 25 ss 1º DA CF. O DF TEM COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA E LEGISLATIVA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS CONFORME ART. 32 DA CF. PODER LEGISLATIVO(CÂMARA DISTRITAL). VEDADO A DIVISÃO EM MUNICÍPIOS.
7 – O QUE SÃO TERRITÓRIOS FEDERAIS?
OS TERRITÓRIOS CONSTITUEM DESCENTRALIZAÇÕES ADMINISTRATIVAS E TERRITORIAIS DA PRÓRPIA UNIÃO. OS TERRITÓRIOS NÃO PERTENCEM À FEDERAÇÃO, POIS NÃO SÃO ESTADOS MEMBROS E NÃO TEM AUTONOMIA E SÃO PREVISTOS NO ART. 33 DA CF.
8 – EXEMPLOS DE COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA EXCLUSIVA DA UNIÃO.
I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; II - desapropriação; III - requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão; V - serviço postal; VI - sistema monetário e de medidas, títulos e garantias dos metais; VII - política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores; VIII - comércio exterior e interestadual; IX - diretrizes da política nacional de transportes; X - regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial; XI - trânsito e transporte; XII - jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia; XIII - nacionalidade, cidadania e naturalização; XIV - populações indígenas; XV - emigração e imigração, entrada, extradição e expulsão de estrangeiros; XVI - organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões; XVII - organização judiciária, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Distrito Federal e dos Territórios, bem como organização administrativa destes; XVIII - sistema estatístico, sistema cartográfico e de geologia nacionais; XIX - sistemas de poupança, captação e garantia da poupança popular; XX - sistemas de consórcios e sorteios; XXI - normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares; XXII - competência da polícia federal e das polícias rodoviária e ferroviária federais; XXIII - seguridade social; XXIV - diretrizes e bases da educação nacional; XXV - registros públicos; XXVI - atividades nucleares de qualquer natureza; 9XXVII - normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1º, III; XXVIII - defesa territorial, defesa aeroespacial, defesa marítima, defesa civil e mobilização nacional;
9 – EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE A COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA COMUM DA UNIÃO PREVISTA NO ART. 23 DA CF E A COMPETÊNCIA CONCORRENTE NO ART. 24 DA CF.
NO ART. 23 DA CF TODOS OS ENTES FEDERATIVOS EM COMPETÊNCIA COMUM EM ITENS COMO: ZELAR PELA GUARDA DA CONSTITUIÇÃO, DAS LEIS E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS E CONSERVAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO; CUIDAR DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA PÚBLICA, ETC. NO ART. 24 DA CF CONCEDE AOS ENTES FEDERATIVOS EXCETO OS MUNICÍPIOS LEGISLAR CONCORRENTEMENTE, OU SEJA, A UNIÃO TEM A PRERROGATIVA DE ELABORAR REGRAS GERAIS E OS ESTADOS E O DF ELABORAR REGRAS ESPECÍFICAS EM ÍNTENS COMO: DIREITO TRIBUTÁRIO, FINANCEIRO, PENITENCIÁRIO, ECONÔMICO E URBANÍSTICO,ETC.
10 – EXPLIQUE A COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA DOS ESTADOS MEMBROS.
DE ACORDO COM O ART. 25 ss 1º “SÃO RESERVADAS AOS ESTADOS, AS COMPETÊNCIAS QUE NÃO LHES SEJAM VEDADAS PELA CF”.
11- EXPLIQUE A COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA DO DF
DE ACORDO COM O ART. 32 ss 1º “AO DF SÃO ATRIBUÍDAS AS COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS RESERVADAS AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS.
12- ART. 22 DA CF. OS 11 PRIMEIROS INCISOS.
Art. 22 - Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; II - desapropriação; III - requisições civis e militares, em caso de iminente perigo e em tempo de guerra; IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão; V - serviço postal; VI - sistema monetário e de medidas, títulos e garantias dos metais; VII - política de crédito, câmbio, seguros e transferência de valores; VIII - comércio exterior e interestadual; IX - diretrizes da política nacional de transportes; X - regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial; XI - trânsito e transporte

Outros materiais