Buscar

CC_CCJ01081escolasdoutrinárias

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108
Título	
SEMANA 1
Descrição	
Depois da morte da mulher em janeiro último, José Joaquim dos Santos, servidor da Polícia Federal em Brasília, viúvo e único responsável por um bebê recém-nascido e pela filha de 10 anos, não viu alternativa senão requerer administrativamente a concessão de licença de adoção, a fim de dispor de tempo para cuidar, de modo apropriado, dos filhos e se recuperar da perda no plano pessoal. A requisição foi indeferida pela coordenadora substituta do Departamento de Recursos Humanos da Polícia Federal em Brasília. O argumento para o indeferimento da solicitação de licença-adotante foi, basicamente, que o servidor não é do sexo feminino e não adotou criança alguma. Inconformado, o servidor buscou o Judiciário e conquistou o direito de gozar da licença paternidade nos moldes da licença maternidade. Segundo a juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal do Distrito Federal, “embora não exista previsão legal e constitucional de licença paternidade nos moldes de licença maternidade, esta não deve ser negada ao genitor, ora impetrante.” A magistrada destacou também que ”o fundamento deste direito é proporcionar à mãe o período de tempo integral com a criança, possibilitando que sejam dispensados a ela todos os cuidados essenciais, a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento”. (Site Conjur de 08.02.2012) Nas decisões do Departamento de RH da Polícia Federal e da Juíza da 6ª Vara Federal do DF podemos identificar Escolas doutrinárias que possuem visões diferentes acerca da função da Sociologia no campo do Direito. Identifique que Escolas são estas, apresentando os argumentos de cada uma.
Questão Objetiva - Leia os seguintes fragmentos de textos e responda: 1º) Acentua a inserção histórica e social do Direito, e determina a busca do jurídico onde ele se dê concretamente, ou seja, na experiência Jurídica dos povos. Teoria da Ciência jurídica. Willis Guerra Filho 2ed.: Saraiva p.39 . 2º) O Direito Positivo decorreria do pacto social a que o homem fora levado a celebrar para viver em coletividade e o Direito Natural corresponde a princípios superiores, o Direito Positivo deve respeitá-lo, não podendo deles se afastar. Sergio Cavalieri Filho. Programa de sociologia Jurídica 12ª edição, pag.21. A explicação sobre a origem do Direito não é a mesma nos dois trechos acima, pois representam, respectivamente, as interpretações das seguintes Escolas:
Teológica e Marxista;
Histórica e Racionalista;
Marxista e Racionalista;
Sociológica e Histórica;
Sociológica e Jusnaturalista.
Desenvolvimento – Semana 1	
 De acordo com analise da coordenadora substituta do Departamento de RH da Policia Federal, que revogou o pedido de José Joaquim dos Santos, sua decisão tem raízes fundamentadas pela Escola Monista (Positivismo, Marxismo) interpretando a Lei literalmente, para o positivismo não existe outra fonte de produção do Direito que não seja a estatal, o Estado possui tanto o monopólio da violência legal quanto o monopólio da produção do Direito.
 Já referente analise da Juíza Ivani Silva Luz, da 6° Vara Federal do Distrito Federal, sua decisão é fundamentada a partir da Escola Pluralista (Escola Sociológica do Direito) considera o Direito um fato social, onde todo grupo social de certa consistência ou expressão pode criar normas de fundamento, as quais ultrapassando o caráter de simples regulamentos adquirem o alcance de verdadeiras regras jurídicas. 
 Questão Objetiva:
 Resposta:
e)Sociológica e Jusnaturalista

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes