Buscar

HUMAN PAPILLOMAVIRUS (HPV)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

@anabea.rs | Ana Beatriz Rodrigues
HUMAN PAPILLOMAVIRUS (HPV) 
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus pertencente a família Papillomaviridae. O papilomavírus compreende cerca de 300 tipos diferentes de vírus e tem preferência pelas células escamosas e metaplásicas humanas. Cerca de 30 a 40 deles infectam o trato anogenital inferior, principalmente. Os tipos e subtipos são classificados conforme grau de homologia genética entre eles.
O HPV é um vírus de DNA de dupla-hélice simples, com genoma circular e capsídeo icosaédrico proteico. Infecta principalmente células escamosas e metaplásicas humanas.
Seu DNA codifica 7 a 8 genes precoces (E1 a E8) e dois genes tardios ou estruturais (L1 e L2). Além de uma região de regulação, seus genes precoces (“E”, de “early”) controlam as funções no início do ciclo de vida viral, incluindo manutenção, replicação e transcrição do DNA. Estes genes são expressos inferiormente no epitélio. Os dois genes tardios (“L” de “late”) codificam proteínas do capsídeo e são expressos na camada superficial do epitélio. Essas últimas proteínas são necessárias mais tardiamente no ciclo de vida, para finalizar a montagem.
Ou seja, o vírus replica seu genoma nas células basais, com multiplicação viral ativa e expressão de genes de estrutura (L1 e L2) apenas no epitélio mais diferenciado. Por estar em camadas mais superficiais, o vírus consegue escapar melhor das células imunológicas.
O vírus então promove a multiplicação de células nas camadas superiores do epitélio, levando a hiperplasia e causando verrugas – lesões mucosas hiperplásicas brancas. Isto é, a verruga decorre por estímulo do vírus ao crescimento celular e espessamento da camada basal e espinhosa.
Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV é assintomática e regride espontaneamente. Quando se manifesta, o faz sob a forma de verrugas úmidas, macias, rosadas ou acinzentadas e com superfície irregular e áspera.
De tamanhos variados, elas possuem uma pequena crista e se alojam geralmente em grupos, na maioria das vezes na glande (cabeça do pênis) abaixo do prepúcio e na saída da uretra no homem, e na vulva, vagina e períneo na mulher.
Nos dois gêneros, a região anal, boca, garganta, pés e mãos são outras partes do corpo que podem ser afetadas. É raro eles surgirem em outro local.
Essas lesões não doem, mas podem espalhar-se rapidamente e virem acompanhadas de sangramento, ardência e muita coceira. Em geral, é a própria pessoa quem primeiro percebe a presença dos condilomas no corpo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRUNA, Maria Helena Varella. VERRUGA GENITAL (CONDILOMA ACUMINADO). Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/verruga-genital-condiloma-acuminado/#:~:text=Na%20maioria%20dos%20casos%2C%20a,com%20superf%C3%ADcie%20irregular%20e%20%C3%A1spera. Acesso em: 07 de abril de 2022. 
SANAR. Papilomavírus Humano (HPV): conceito, epidemiologia e mais! Disponível em: https://www.sanarmed.com/papiloma-virus-humano-hpv. Acesso em: 07 de abril de 2022.

Outros materiais