Buscar

Clareamento Dental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3º Bimestre 
Dentística 03/08/15
Clareamente dental: 
É um tratamento químico a base de agentes oxidantes (peróxidos), cujo bom resultado é altamente dependente do diagnostico correto, da técnica selecionada e da posologia adequada. 
Os peróxidos: peróxido de hidrogênio, peróxido de carbamida (você pode utilizar o peróxido (hidrogênio) diretamente sobre a estrutura dentária, ou usa peróxido de carbamida e durante a degradação do peróxido de carbamida ele vai liberar peróxido de hidrogênio.
As concentrações: peróxido de hidrogênio entre 5 e 35%; peróxido de carbamida entre 10% e 37%.
O peróxido de hidrogênio quando se degrada libera radicais livres (subprodutos da reação hidroxila OH e perihidroxila OH2). Os radicais livres penetram o dente através do esmalte, chegam até a dentina e reagem com os agentes que pigmentam a estrutura dentária. Quando o peróxido de carbamida se degrada libera subprodutos como a uréia (CH4N2O), a uréia auxilia na neutralização do pH acido da técnica clareadora, que por si é acido, evitando a desmineralização do esmalte dental. Por isso, quando utilizado peróxido de hidrogênio é necessário que se diminua o tempo da técnica clareadora, pois o peróxido de hidrogênio não libera uréia como subproduto da reação. 
A uréia quando se degrada novamente na reação tem como subproduto dióxido de carbono (CO2) e amônia (NH3) e a amônia têm a propriedade de aumentar a permeabilidade dental, o que é muito bom para o tratamento. 
- Haywood VB, Heymann HO, Nightguard Vital Bleaching, Quintessence International. Neste trabalho de pesquisa, foi utilizado peróxido de carbamida 10%. Toda vez que usamos carbamida para clarear, temos 3% de peróxido de hidrogênio e 7% de uréia. Porém, o tempo necessário para clarear o dente nessas concentrações é de 21 dias, o que muitas vezes não agrada dentistas e pacientes. 
Um bom clareamento deve ter dor quase nula, assim mostra que trabalhamos em um limite quase fisiológico, causando menos danos para o complexo dentinopulpar. 
Classificação dos Agentes Clareadores:
Quanto à natureza da droga:
- à base de peróxido de hidrogênio 
- à base de peróxido de carbamida
- perborato de sódio 
Quanto ao poder de oxidação: 
- alto poder oxidativo (peróxido de hidrogênio ou carbamida a 35%)
- médio poder oxidativo (peróxido de hidrogênio entre 4% e 7,5%
- baixo poder oxidativo (peróxido de carbamida a 10% ou 16%, peróxido de hidrogênio até 4%)
Quanto à técnica de clareamento:
- uso ambulatorial (peróxido de hidrogênio ou carbamida a 35%, perborato de sódio)
- uso doméstico com supervisão profissional (peróxido de hidrogênio ate 7,5%, peróxido de carbamida a 10% ou 16%)
- uso doméstico sem supervisão profissional (sem controle, grandes concentrações, tempo incorreto). Over the counter/mass market. Não há suporte cientifico no que tange à efetividade e segurança dos agentes clareadores over the counter. As evidencias cientificas desencorajam o uso destes agentes. 
Qual o mecanismo de ação dos agentes clareadores?
O agente clareador precisa atravessar o esmalte para chegar até a dentina, onde estão os agentes pigmentantes. O esmalte regula a permeabilidade e difusão do peróxido de hidrogênio no CDP, funciona como uma barreira biológica. Dentes mais jovens são mais permeáveis ao agente clareador, mesmo tendo uma grande camada de esmalte, por isso, há necessidade de controlar a concentração de agente oxidante em dentes jovens e adultos em média até 30 anos. (baixa concentração e maior tempo de uso, alta concentração e tempo diminuído).
Dentes idosos é mais difícil de clarear, é necessário aumentar um pouco a concentração e aumentar o tempo.
Etapas:
Difusão do peróxido pelo esmalte (degradação do peróxido, liberação radical hidroxila e radical perihidroxila começam a permear a estrutura dentária e amônia se for carbamida).
Difusão do peróxido pela JAD (pelos espaços interprismáticos onde há água).
Saturação na dentina (se houver muita concentração de agente clareador, após reagir com todos os pigmentos, reage com fibrilas colágenas, onde vai causar sensibilidade) 
Despigmentação da dentina (cromóforos ou pigmentos (hidrocarboneto, ligado ao carbono por ligação simples, dupla ou tripla e a quarta ligação que é por anel benzênico. Quanto maior o numero das ligações de carbono mais escuro será o pigmento.), são substancias químicas que conferem ao dente a cor escura, por serem cadeias moleculares longas, absorvendo luz emitida sobre o dente. Para clarear o dente, é necessário que as ligações moleculares entre carbono e hidrogênio sejam quebradas. 
Clareamento total (oxidação do pigmento e difusão através do dente)
Ponto de saturação: é o limite entre o clareamento máximo e o inicio da degradação da matriz orgânica dos tecidos dentais mineralizados. O principal problema do sobreclareamento é degradação da matriz orgânica da dentina, aumenta a friabilidade do esmalte, fraturas incompletas de esmalte e favorece o manchamento do dente e recidiva.

Outros materiais