Buscar

CAPITULO 3 resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CAPITULO 3 – FUNDAMENTOS DAS TEORIAS ADMNISTRATIVAS 
#A evolução das organizações se deu pela Revolução industrial com o capitalismo onde o artesanal passou a ser industrial com o uso das maquinas.
#Capitalismo: é um sistema econômico fundado no domínio dos direitos de propriedade privada, organizado pelo livre mercado, no qual as pessoas negociam seu poder de trabalho com os proprietários do capital (os capitalistas) o qual se consolidam por meio de um empreendimento (organização).
#Adam Smith se tornou defensor do capitalismo (livre mercado e iniciativa privada), baseando-se no fundamento de que a divisão do trabalho leva a produtividade. 
#Max Weber (o estudo das relações humanas): para ele o capitalismo passou a existir com o surgimento das empresas, as quais buscam lucro através da organização racional do trabalho. Em suas conclusões, definiu três tipos de autoridade: tradicional, carismática, e racional-legal. Para weber: a burocracia estabelece estabilidade, previsibilidade e padronização de comportamento quando a organização se baseia nos princípios de autoridade: *ênfase na estrutura por meio da hierarquia e sequencia de cargos *especialização de tarefa *estabelecimento de regras e normas para garantir o atingimento de objetivos *definições claras acerca das responsabilidade de cada cargo e sua autoridade cabível *registro de todos os procedimentos das organizações
TEORIA CLASSICA DA ADMNISTRAÇÃO- ADMNISTRACAO CIENTIFICA DE TAYLOR E TEORIA CLASSICA DE FAYOL
#ADMNISTRAÇÃO CIENTIFICA DE WINLOW TAYLOR: teve como foco o estudo da organização do ponto de vista de produção (chão de fabrica) buscando evitar desperdício. E seus princípios são: *estudo das tarefas (buscando a melhor forma de executar tarefa) *seleção de pessoas mais aptas a desempenharem determinada função *desenvolvimento de treinamento (para que as pessoas pudessem aprender métodos mais eficientes) *incentivos monetários (atingir e ultrapassas metas pra ganhar algo mais) *mecanização e padronização (padronização de tarefas e mecanização: maquinas). Weber tinha a visão do homem econômico: trabalha apenas por dinheiro.
RESUMINDO:
1#Foco no empregado 
2#Ênfase na tarefa 
3#Visão de baixo para cima (pirâmide)
 4#Ponto positivo: Produtividade e eficiência 
5#Ponto negativo: não considera as necessidades sociais do homem 
6#Contribuição: treinamento, regras e rotinas de trabalho, divisão no trabalho: melhora na produtividade.
TEORIA CLASSICA DE HENRI FAYOL
#PODC: planejar ( estabelecer objetivos da organização) e comandar (fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito).
#VISAO DO HOMEM MAQUINA: “ o homem faz parte da estrutura 
#PRINCIPIOS: *divisão do trabalho (especialização) *autoridade ( direito de mandar e poder de se fazer obedecer) *disciplina (obediência, assiduidade e respeito) *unidade de comando (deve-se receber ordens somente de um chefe) *unidade de direção ( um único chefe e um único programa para toda a organização) *subordinação de interesse (os interesses da empresa deve prevalecer aos interesses individuais *Politica de remuneração (premio pelos serviços prestados) *Centralização (as decisões são emanadas de cima) *Cadeia escalar (hierarquia) *Ordem (um lugar para cada pessoa e cada pessoa no seu lugar *estabilidade de emprego *Iniciativa (vinculado a nossa vontade de querer- motivação) *União do pessoas (espirito de equipe) 
RESUMNDO	
1# foco no gerente
2# ênfase na estrutura
3# visão de cima para baixa (pirâmide)
4# ponto positivo: profissionalização dos gestores e definição estrutural
5# ponto negativo: crença de que o comportamento racional predomina em quem ocupa cargos mais altos
7#contribuições: definição da hierarquia, cargos e funções, autoridade, equidade no trabalho. Divisão do trabalho por definição PODC ( planejar, organizar, dirigir e controlar)
MARY PARKER FOLLET
# Considerada a profeta do gerenciamento por que antecipou a administração por objetivos (APO) e a teoria situacional.
#Defendia que deveria haver integração entre os interesses da organização e os dos funcionários (deveria haver cooperação entre as partes, por meio de uma autoridade apropriada a cada situação). E acreditava que a produtividade era necessária as organizações e que poderia ser alcançada por meio da democratização do poder
#Princípios de Follet : *Deve-se atribuir autoridade e responsabilidade suficientes para a realização de cada tarefa *A responsabilidade deve ser gerenciada por cada pessoa com base na sua tarefa *A autoridade deve fluir da respectiva função exercida, devendo esta ser legitimada
QUESTIONARIOS
Em quais princípios a administração cientifica se apoiava.
Resposta: Foram quatro princípios: *estudo das tarefas *seleção de pessoas *desenvolvimento e treinamento *incentivos monetários
Quais são os princípios chave da burocracia?
Resposta: *ênfase na estrutura * especialização de tarefas *regras e normas para atingir objetivos *definição claras acerca das responsabilidades de cada cargo *registro de processos
Quais foram às ideias de Mary Parker Follet?
Resposta: *Deve-se atribuir autoridade e responsabilidade suficientes para a realização de cada tarefa 
 *A responsabilidade deve ser gerenciada por cada pessoa com base na sua tarefa 
*A autoridade deve fluir da respectiva função exercida, devendo esta ser legitimada.
4) Explique sobre os tipos de autoridade segundo a visão de Weber.
Resposta: Autoridade Tradicional: apoiada na tradição ou pratica do passado
Autoridade carismática: apoiada na devoção, no heroísmo ou no caráter de um individuo.
Autoridade racional-legal: apoiada na ideia de atingir os fins propostos por objetivo previamente traçado, baseado no direito legal do ocupante do cargo.

Outros materiais