Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Paraíba 
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. 
Coordenação do Curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem em EAD 
Disciplina: História da Educação: da ditadura ao multiculturalismo 
Prof.: Vinicius Varella 
Aluna: MARIA OLIVEIRA DE FRANÇA FERNANDES
 
 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA
		Não há argumentos capazes de negar a evolução que as tendências pedagógicas sofreram ao longo dos anos, passamos de uma educação centralizada na figura do professor detentor de todo o saber e o aluno tabula rasa, folha em branco, assimilador e reprodutor dos ensinamentos do mestre, para experimentos de novas tendências pedagógicas ao longo de décadas, nem sempre carregadas de boas intenções, assim como também não se pode negar que as práticas dessas tendências ainda são muito tímidas.
		 Essa afirmação baseia-se em períodos vivenciados pela educação brasileira, em que os movimentos sociais e políticos em determinados momentos são responsáveis pela adoção de modelos definidos de educação. Ressalte-se aqui a prática de produção textual que nem sempre refletiu o pensamento do autor. Infelizmente o professor, mesmo aquele que se diz integrado às novas tendências pedagógicas, continua assumindo uma postura de senhor absoluto do saber, agregando velhas práticas ao seu fazer, como a desconfiança, a falta de valorização do trabalho do aluno, não acreditando que o aluno traz consigo competências, saberes, como constatamos no fragmento seguinte “As vezes as professoras mandam eu fazer redação, este  tipo de coisa... E eu faço... só que na maioria das vezes elas não consideram porque acham que não foi de minha autoria... que num fui eu que... que fiz .”
A prática do professor, denota a falta de coerência com o discurso de envolvimento com as novas tendências pedagógicas ao retirar do aluno a autoria da produção textual, como fizeram os professores da aluna Valéria do documentário “Pro dia nascer feliz”. Afortunadamente Valéria acreditou nas suas competências, insistiu, encontrou incentivadores para o seu projeto a quem credita parte do sucesso acadêmico vivenciado por ela atualmente, mas quantos alunos se viram na mesma situação e não tiveram estímulos para seguir adiante? Com certeza diante de tais práticas muitos desistiram. O referido documentário nos mostra que os contextos sociais e econômicos ditam os rumos da educação no Brasil.
Diante de tantas contradições no sistema educacional brasileiro surge uma nova modalidade de educação na verdade o novo aqui são as ferramentas utilizadas nessa forma de educação que a cada dia cria oportunidades para as pessoas que não podem assumir o ensino regular, a educação à distância, essa forma de educar vem diminuindo as distâncias físicas através dos Multimeios e de atendimento pedagógico que supera as distâncias e promove um inter-relacionamento entre professor e aluno, mostrando ser uma estratégia eficaz na formação dos discentes através de um processo de interação e autonomia do aluno comprometido com a construção do seu próprio saber. A interferência do professor é mínima, aqui ele assume o papel de verdadeiro mediador, provocando o aluno a se posicionar acerca das temáticas estudadas, dessa forma ele o aluno, é estimulado a ser o construtor do seu próprio conhecimento, há também um incentivo a produção textual, tendo em vista que a maioria das tarefas exigem respostas através de textos produzidos a partir do entendimento que os alunos têm do material escrito e dos vídeos que são disponibilizados para estudo. 
Outrossim, os Multimeios têm incentivado a produção escrita mais do que qualquer outro meio, talvez as redes sociais sejam as responsáveis por esse fenômeno. Quando criança e adolescente as minhas práticas de leitura e produção de texto eram outras, ler e copiar textos me deu a competência de ser uma leitora proficiente a influência negativa que eu herdei dessas práticas foi à falta de sentido para as minhas leituras, aquela altura cursando a terceira série do ensino primário. Apesar das dificuldades encontradas pelo caminho continuo tentando vencer as limitações e me desfazer de conceitos apropriados de maneira tradicional que refletem demasiadamente a minha formação.

Outros materiais