Buscar

cura Concretagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concretagens
Fone: Revista Tecne 162 set 2010
Quando não se consegue prever grandes variações térmicas ao longo do dia, que cuidados devem ser tomados com a concretagem já executada?
Wilson Lopes
São José dos Campos (SP)
Qualquer que seja a magnitude das variações térmicas, uma ou duas horas após o lançamento do concreto é recomendável que se proceda à cura úmida, o que pode ser feito com lâmina ou aspersão de água, proteção das peças concretadas com feltro ou geotêxtil sempre saturado com água. Obviamente, quanto mais elevada for a temperatura, mais rapidamente ocorrerá evaporação da água, exigindo portanto reposições mais constantes. Para isso, podem ser utilizadas mangueiras com perfurações que liberam continuamente pingos de água, bicos aspersores, gotejadores de irrigação e outros dispositivos do gênero. Pode-se também recorrer a películas de cura (base parafina, resina acrílica e outras) que, nesse caso, impedirão a rápida evaporação da própria água de amassamento do concreto.
Supondo-se que as "variações térmicas" da pergunta também compreendam quedas de temperatura, o que ocorre principalmente nas madrugadas, as peças recém-concretadas poderão ser protegidas com mantas isolantes térmicas (plástico bolha, espuma, feltro etc.), podendo-se ainda recorrer a dispositivos geradores de calor, como radiadores, resistência elétrica, "churrasqueira" e outros. Neste último caso, deve-se tomar cuidado para que ao final da cura térmica a contração do concreto não implique a formação de fissuras.

Outros materiais