Buscar

ATIVIDADE CONHECIMENTOS GERAIS 4 SEMESTRE ABRIL 2022

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONHECIMENTOS GERAIS 4º SEMESTRE ABRIL 2022
Pergunta 1 
1. Em geral, o universo cyberpunk da literatura, dos quadrinhos, do cinema e da cultura audiovisual projeta e debate os devires das sociedades tecno cientificas há décadas. Vimos que quando assistimos a filmes como Matrix, a pesquisadora Adriana Amaral nos faz refletir que: “O Metaverso de Matrix tem um quê mais soturno e enfatiza mais as questões críticas do que os projetos apresentados por empresas como, por exemplo, o Metaverso do Facebook”.   
Que chaves de leitura o cyberpunk nos oferece para compreendermos tanto o filme Matrix quanto o Metaverso? Assinale a alternativa correta que identifica conclusivamente essas chaves. 
	
	a.
	o debate metafásico do Metaverso, a ideia de Inter espaço as noções religiosas, a questão da corporificação, a chave do escutismo e os elementos da globalização somente.
	
	b.
	o debate físico do Metaverso, a ideia de espaço as noções históricas, a questão da substanciação, a chave do militantismo e os elementos culturais somente. 
	
	c.
	o debate metafísico do Metaverso, a ideia de ciberespaço, as noções religiosas, a questão da descorporificação, a chave do militarismo e os elementos contraculturais somente. 
	
	d.
	o debate metafísico do Metaverso, a ideia de ciberespaço as noções religiosas, a questão da corporificação, a chave do militantismo e os elementos contrafactuais somente. 
	
	e.
	O debate metafísico do Metaverso, a ideia de espaço as noções físicas, a questão da corporificação, a chave do militarismo e os elementos culturais somente. 
Pergunta 2 
1.  Na década de 90 do século XX, muitos pesquisadores, em seu imaginário, pensavam que todos nós (todos os habitantes do planeta Terra) estaríamos vivendo em uma sociedade imersiva tão cercada de computadores num futuro próximo que não perceberíamos a presença da computação. Essa utopia não se realizou, mormente por um desafio muito sério que ainda aflige os países de forma geral é um impeditivo, maior que o próprio fato de não termos energia elétrica sustentável para a manutenção dessa computação. Qual é esse desafio?
	
	a.
	Ascensão das autocracias e mudanças climáticas. 
	
	b.
	Desigualdade e violação de direitos fundamentais. 
	
	c.
	Desigualdade empresarial e valorização da moeda. 
	
	d.
	Implementação de cidades inteligentes e desigualdade política. 
	
	e.
	Fim do emprego e das repúblicas.
Pergunta 3 
1. Reflexivamente, o livro A Cidade Inteligente, de Evgeny Morozov e Francesca Bria, faz justamente uma crítica ao modo como existe uma economia política, fortemente corporativa, na introdução do conceito de Smart Cities. É preciso, portanto, compreender a lógica corporativa que anuncia o Metaverso como futuro da Internet justamente para poder constituí-lo enquanto projeto empresarial.  
Qual nome damos a essas novas explorações do capitalismo?  
	
	a.
	Capitalismo cognitivo e imaterial. 
	
	b.
	Capitalismo inclusivo e na nuvem. 
	
	c.
	Capitalismo imersivo e material. 
	
	d.
	 Capitalismo imanente e pós-material. 
	
	e.
	Capitalismo etéreo e material. 
Pergunta 4 
1. A Inteligência Artificial (IA), como área de trabalho e pesquisa, está ligada ao estudo e à implementação de diferentes aspectos da inteligência natural do ser humano. Assim, analise as afirmações a seguir: 
I. De alguma forma, as técnicas de IA procuram implementar e aprimorar características relacionadas com a inteligência humana. 
II. A IA tenta imitar, entre outras características, a visão, a fala, a manipulação de objetos, o armazenamento de “conhecimento”, o aprendizado e o raciocínio do ser humano. 
III. A IA não é mais utilizada atualmente.  
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
	
	a.
	I, II e III. 
	
	b.
	I, apenas.  
	
	c.
	 II, apenas. 
	
	d.
	 III, apenas. 
	
	e.
	 I e II, apenas. 
Pergunta 5 
1. Quais são os tipos de aprendizagem na IA? 
	
	a.
	Aprendizado não supervisionado, aprendizado supervisionado e aprendizado coletivo. 
	
	b.
	 Aprendizado por simplicidade, aprendizado supervisionado e aprendizado coletivo. 
	
	c.
	Aprendizado supervisionado, aprendizado não supervisionado e aprendizado por esforço. 
	
	d.
	Aprendizado não supervisionado, aprendizado coletivo e aprendizado por esforço. 
	
	e.
	Aprendizado não supervisionado, aprendizado alternativo e aprendizado coletivo. 
0 pontos   
Pergunta 6 
1. Alguns autores definem a inteligência artificial como um ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina. Assim como um ser humano, a máquina precisa aprender. À vista disso, analise as afirmações a seguir sobre aprendizagem de máquina:  
I. Existe apenas um tipo de aprendizagem de máquina, o coletivo. 
II. Aprendizagem por esforço é um tipo de aprendizagem.  
III. As máquinas necessitam de aprendizagem.   
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
	
	a.
	III, apenas. 
	
	b.
	 I, II e III. 
	
	c.
	II e III, apenas. 
	
	d.
	I, apenas. 
	
	e.
	II, apenas. 
Pergunta 7
1. As técnicas de I.A. podem considerar a representação de conhecimento válido e útil, mesmo que incompleto ou com determinado fator de certeza ou incerteza. Podemos falar, ainda, que tais técnicas precisam de conhecimento. Portanto, elas devem representar ou armazenar conhecimentos, processá-los, modificá-los. A partir disso, analise as afirmações a seguir: 
I. A informação vem de dados processados. 
II. O conhecimento é formado por informações. 
III. O conhecimento não é importante para a I.A. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
	
	a.
	 I, II e III.
	
	b.
	 I e II, apenas. 
	
	c.
	 III, apenas. 
	
	d.
	II, apenas. 
	
	e.
	I, apenas. 
Pergunta 8 
1. Pode ser mais prático entender o Metaverso por suas consequências. De acordo com essa visão conceitual, uma pessoa seria capaz de manipular objetos virtuais utilizando dispositivos de rastreamento de movimentos, como pulseiras inteligentes. Por meio desses dispositivos, seria possível, por exemplo, participar de uma reunião por meio de seu avatar, interagindo em uma realidade simulada, como uma sala de reunião, com a presença de colaboradores, que estariam, por sua vez, conectados em suas próprias casas, sem a presença física.  Evidentemente que a pandemia da Covid-19 aqueceu fortemente esse tipo de proposta conceitual, especialmente pelas possibilidades de soluções ao trabalho virtual e à colaboração entre times.  
Em conformidade ao texto reflexivo apresentado, quais são as características fundamentais do Metaverso?  
	
	a.
	Ser físico, colaborativo e externo somente. 
	
	b.
	Ser integral, colaborativa e interno somente 
	
	c.
	Ser assíncrono, subjetivo e interativo somente 
	
	d.
	Ser imersivo, colaborativo e interativo somente 
	
	e.
	Ser introspectivo, subjetivo e alienativo somente 
Pergunta 9
1. Em uma entrevista com Casey Newton, do Verge, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, compartilhou seus pensamentos sobre ser uma empresa do Metaverso. Desde a aquisição da Oculus em 2014, Zuckerberg tem falado bastante sobre a nova forma virtual de interação social e colaboração. O Metaverso impulsiona ainda mais a visão do Facebook de aproximar o mundo. Embora muitas pessoas pensem no Metaverso como um ambiente de jogo, ele basicamente significa um universo além do mundo físico. Ou seja, um espaço onde você pode se divertir, trabalhar, socializar, aprender e muito mais, mas em 3D imersivo.  
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas abaixo: 
I. Um dos aspectos centrais do Metaverso é criar avatares digitais de si mesmo para expressar nossas emoções e sentimentos de uma forma não convencional. 
II. Tecnologias como smartphones, tablets, PCs e laptops não podem atuar como ponto de acesso ao Metaverso, pois ele requer dispositivos específicos como óculos 3D, luvas sensoriais e dispositivos como o Kinetic usados em consoles de jogos. 
III. O Metaverso terá tantos mundos interconectados, assim como a internet tem uma quantidade quase ilimitada de sites interconectados hoje. 
IV. A necessidade de cibersegurança no Metaverso é baixa, já que se trata deum espaço virtual sem possibilidades de fazermos ações que impactem na realidade das pessoas fora do virtual. 
É correto o que se afirma em: 
	
	a.
	I, II e III somente. 
	
	b.
	 I e III somente. 
	
	c.
	I e II somente. 
	
	d.
	 I e IV somente. 
	
	e.
	 I, II e IV somente. 
Pergunta 10 
1. Muito conhecido na computação, o chamado “teste de Turing” propunha um experimento no qual se colocavam dois elementos A e B (uma máquina e um homem) sendo interrogados por um interrogador C, todos se comunicando sem contato direto, com algum “sistema intermediário”. De acordo com esse experimento, se o interrogador C for incapaz de descobrir quem (A ou B) é uma máquina, então esta ou o sistema em A será considerado “inteligente”. 
Sobre o teste de Turing, é correto afirmar que ele pode ser considerado: 
	
	a.
	um marco na história da biologia. 
	
	b.
	um marco na história do banco de dados. 
	
	c.
	uma das primeiras aparições da IA na história. 
	
	d.
	uma tentativa de o ser humano imitar o computador. 
	
	e.
	uma simples tentativa de o homem se aproximar do computador. 
Pergunta 11 
1. Em fala de Zuckerberg numa entrevista, ele ressalta o seguinte: “Nós estamos muito animados em trazer o WhatsApp para Metaverso. [...] Ele faz parte do tecido social da vida cotidiana de muita gente. Seria ingênuo de minha parte pensar que um usuário colocaria óculos VR na cabeça e, ao receber uma mensagem via WhatsApp, teria que retirar essa tela gigante para checar a informação numa tela diferente, do smartphone”. Baseado nesse excerto da entrevista, o que se espera das aplicações que hoje nos ajudam na produtividade de nosso dia de trabalho e interação social para que estejam preparadas para o Metaverso? 
	
	a.
	Que haja integração desses aplicativos mantendo a imersão, sem ter que sair do dispositivo de realidade virtual.
	
	b.
	Que a interação social só será possível em casos especiais, mantendo principalmente aos desassistidos e às minorias em um ambiente separado. 
	
	c.
	Que elas sempre nos transportem para o mundo real evitando que nossas mentes fiquem ilhadas no Multiverso. 
	
	d.
	Que a integração seja imersiva e mono ambiente apenas para redes sociais, já para transações financeiras, teremos que nos manter no mundo real. 
	
	e.
	Que a integração seja feita entre os óculos de realidade virtual apenas com o WhatsApp. 
Pergunta 12 
1. Analise as afirmações a seguir: 
I. A inteligência artificial (IA) possibilita que máquinas aprendam com experiências, ajustem-se a novas entradas de dados e desempenhem tarefas como seres humanos. 
II. A IA é um ramo da ciência da computação que busca simular a inteligência humana em uma máquina.  
III. Os sistemas de IA são regidos por algoritmos usando técnicas como machine learning e deep learning para demonstrar comportamento “inteligente”. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
	
	a.
	III, apenas. 
	
	b.
	I e II, apenas. 
	
	c.
	I, II e III. 
	
	d.
	I, apenas.  
	
	e.
	 II, apenas. 
Pergunta 13
1. Em IA, o conceito de aprendizagem não supervisionada – em inglês, unsupervised learning – elimina a figura do supervisor e requer que os aprendizes formem e avaliem seus conceitos por si sós. Já o conceito de aprendizagem supervisionada pressupõe a presença de um supervisor, que consideraremos como algum critério ou medida de adequação, ou qualquer outro tipo de processo que oriente o treinamento ou aprendizado. Sobre o aprendizado por esforço, por sua vez, analise as afirmações a seguir:  
I. O aprendizado por esforço se baseia em recompensas, caso o computador realize uma atividade certa. 
II. Caso o computador realize uma atividade errada, é dada uma “punição” ao computador. 
III. O aprendizado por esforço se baseia em um ser humano como avaliador.  
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): 
	
	a.
	II, apenas. 
	
	b.
	I e II, apenas. 
	
	c.
	III, apenas. 
	
	d.
	I, apenas. 
	
	e.
	 I, II e III. 
O aprendizado por esforço funciona com um ser humano avaliando, punindo ou premiando a máquina, é um conceito bem abstrato, mas funciona como o condicionamento feito com animais para adestra-los ou como somos instruídos pelos nossos pais e sociedade (alternativa B).
Reforços e o aprendizado de máquinas
Machine learning é um conceito ligado a capacidade do computador aprender através da analise de dados que estão disponíveis para ele, permitindo que ele possa indicar tendência de mercado e preços de ações.
O uso de reforços e de uma rede sináptica são conceitos humanos, isso porque é o que entendemos sobre inteligência.
Pergunta 14 
1. Enquanto o Metaverso distópico, por exemplo, do livro de Neal Stephenson - Snow Crash, de três décadas atrás, apresentava um mundo violento e cinzento, hoje, quando se pensa em Metaverso, essa possibilidade assume outros contornos, constituindo-se em uma novidade.  
Quais os catalizadores/aceleradores para tornar essa utopia viável ao longo do tempo a partir da pandemia COVID-19? 
	
	a.
	Convívio intenso nas redes locais. 
	
	b.
	Convívio integrativo nos espaços públicos. 
	
	c.
	Convívio intenso nas redes sociais. 
	
	d.
	Convívio relativizado pelo capitalismo de pessoas. 
	
	e.
	 Convívio intenso nos hot spots em locais públicos. 
Pergunta 15 
1. No futuro Metaverso, as pessoas poderão reproduzir todos os aspectos da vida no mundo virtual. Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar: reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar, bem como experiências completamente novas, que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.  
A partir desse enunciado, é correto nos referirmos à realidade virtual como sendo sinônimo do Metaverso? 
	
	a.
	Não, realidade virtual é aplicável à compra de NFTs - Token não-fungível, que deriva do fato desses tokens certificarem a exclusividade e a originalidade dos objetos virtuais. 
	
	b.
	Não. realidade virtual é o uso de um sistema computacional para criar ambientes virtuais capazes de enganar os sentidos humanos, de maneira a possibilitar uma imersão completa nesse mundo fazendo parte do Metaverso, mas não sendo ele. 
	
	c.
	Sim, porque a única função da realidade virtual é criar os avatares que nos representam de tal forma que o Metaverso é a própria realidade virtual exclusivamente.
	
	d.
	Sim, realidade virtual é o uso de um sistema computacional para criar ambientes virtuais para possibilitar uma imersão completa nesse mundo simulado e simplesmente o Metaverso é usado como uma forma de posicionamento de mercado para a mesma coisa. 
	
	e.
	Sim, a realidade virtual, realidade aumentada, Neuralink e criptomoedas, dentre outras, foram fundidas em uma única coisa e hoje são todas sinônimos de metaverso.

Outros materiais

Perguntas Recentes