Buscar

Contestação Trabalhista: Preliminares

Prévia do material em texto

CONTESTAÇÃO
Respostas do réu: contestação e as exceções de incompetência, de suspeição e de impedimento.
ENDEREÇAMENTO: endereça-la ao juízo competente que está tramitando a reclamação trabalhista
AO DOUTO JUÍZO ___ VARA DO TRABALHO DE ___.
Processo nº
QUALIFICAÇÃO: qualificação das partes, INDICAÇÃO do fundamento legal da contestação art. 847 da CLT e sua denominação:
NOME DO RECLAMADO, qualificação e endereço completos, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adianta assinado (procuração anexa), com escritório profissional no endereço completo, onde recebe intimações e notificações, com fulcro no art. 847 da CLT c/c 769 da CLT, OFERECER:
CONTESTAÇÃO
à reclamação trabalhista que lhe move NOME DO RECLAMANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
PRELIMINARES, PREJUDICIAIS, MÉRITO E RECONVENÇÃO
Analisar se há preliminares, prejudiciais e reconvenção. Mérito e requerimentos finais SEMPRE presentes.
I – Preliminares
II – Prejudiciais
III – Mérito
IV – Reconvenção
V – Requerimentos finais 
Preliminares: hipóteses do art. 337 do CPC OU inobservância do art. 840, §1º ou do art. 852-B, II, ambos da CLT
Problema relacionado ao processo
852-B, II versa sobre o procedimento sumaríssimo 
Reclamante deve trazer nome e endereço corretos do reclamado;
Pedido certo, determinado e liquido com valor de todos os pedidos
art. 840, §1º requisitos da petição inicial endereçamento, qualificação, fatos, pedidos – certo – determinado – c/ valor
ou seja, caso se depare com reclamação trabalhista com pedidos sem valor, tem-se uma preliminar
r.t com pedido sem indicação do valor e for do procedimento sumaríssimo, tem-se uma preliminar – fundamento no 852-B, II – o pedido tem que ser extinto 
extinção do pedido art. 485 do cpc (extinção do processo sem resolução do mérito) e 487 do cpc
485 do cpc – 330 caput
art. 337 do cpc antes de discutir o mérito alegar: 
- Inexistência ou nulidade da citação 
- Incompetência absoluta ou relativa 
- Incorreção do valor da causa;
- Inépcia da petição inicial; - hipóteses de inépcia - art. 330, §1º cpc
- Perempção;
- Litispendência;
- Coisa julgada;
- Conexão;
Caso:
INEPCIA da petição inicial – art. 330, §1º do cpc
Ex: Indenização por dano moral sem indicação de motivo (causa de pedir) problema de processo 
Primeiro passo perceber que há um problema relacionado com o processo; segundo, verificar se está diante de hipóteses do art 337 do cpc
art. 330, §1º, II do cpc – “lhe faltar pedido ou causa de pedir”
 
NO TOPICO:
I - PRELIMINARES:
1. Inépcia da petição inicial 
Na petição inicial da reclamação trabalhista consta o pedido de condenação do reclamado ao pagamento de indenização por danos mora§1ºis, sem a indicação de qualquer causa de pedir (FATO)
Segundo estabelece o art. 330, § 1º, I, do CPC, a petição inicial será inepta quando lhe faltar o pedido ou causa de pedir. Quanto ao pedido de indenização por danos morais, a petição inicial apresenta apenas o pedido, estando ausente a causa de pedir, sendo, portanto, inepta neste particular. 
Esclarece-se que a inépcia da petição inicial é matéria que deve ser tratada em preliminar de contestação, nos termos do art. 337, IV, do CPC. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a extinção do processo sem resolução do mérito, nos termos arts. 485, I, e 330, § 1º, I, do CPC (indeferimento da petição inicial), quanto ao pedido de indenização por danos morais. (Pedido)
PEREMPÇÃO
DUAS HIPOTESES: arts. 731 e 732 clt
Caso: reclamante deu causa a dois arquivamentos seguidos do processo por não comparecer em audiência, 30 dias depois, ajuíza terceira reclamação trabalhista igual.
Perceber que tem um problema relacionado ao processo; segundo verificar se é hipótese do 337 do cpc; checar artigo/inciso um por um; 
1. Perempção 
O reclamante deu causa a dois arquivamentos seguidos do processo por não comparecer à audiência e, trinta dias depois, ajuizou uma terceira reclamação trabalhista igual. (Fato) 
Consoante instituem os arts. 732 e 844 da CLT, incorrerá na pena de perda do direito de ajuizar nova reclamação trabalhista pelo prazo de 6 (seis) meses aquele que, por duas vezes seguidas, der causa ao arquivamento da reclamação trabalhista por não comparecer à audiência, sendo essa uma das hipóteses de perempção no Processo do Trabalho. 
Esclarece-se que a perempção é matéria que deve ser tratada em preliminar de contestação, com base no art. 337, V, do CPC. (Fundamento) 
Diante disso, requer a extinção do processo sem resolução do mérito, à luz do art. 485, V, do CPC. Sucessivamente, caso não seja acolhida a preliminar de mérito, requer a análise dos demais itens a seguir expostos. (Pedido)
TAMBÉM GERA PRELIMINAR DE CONTESTAÇÃO E CAI MUITO*
INCOMPETÊNCIA ABSOLUTA – nos moldes do art. 337, II, cpc
Competência da J.T está definida no art. 114 da CF
Não são competentes para:
- ações instauradas entre o poder publico e seus servidores estatutários ou que possuam com ele regime jurídico adm – ESTATUTARIOS, TEMPORARIO E PODER PUBLICO FORA DA JT
- Ações penais – crimes contra a organização do trabalho são de competência da Justiça Federal – art 109, VI da CF 
- Ação de cobrança de honorários de profissionais liberais (profissão regulamentada, mas é autônomo, ex: engenheiro, advogado, que não é empregado de escritório, empresa...) – súmula 363 STJ – processada e julgada na justiça comum
- Execução de contribuições sociais (INSS)incidente sobre os salários pagos durante o período contratual reconhecido (art. 876, único, CLT, Súmula vinculante 53 do STF e Súmula 368, I, do TST). OBSERVAÇÃO Competente apenas para executar de oficio as contribuições sociais (inss) sobre 2 tipos de sentenças: condenatórias em pecúnia (inss sobre parcelas que ela mesma (J.T) deferir) e sobre sentenças homologatórias de acordo.
- A anotação falsa na CTPS que atente contra interesse da Autarquia Previdenciária é crime nos termos do art. 49 da CLT. Quem comete estará incurso nas mesmas sanções do crime de falsificação de documento público, conforme §4º do art. 297 do CP. A competência para processar e julgar este delito é da JUSTIÇA FEDERAL, de acordo com o art. 109, IV, da CF. 
 anotação falsa feita para não atentar contra os interesses previdenciários, mas para alcançar outros fins, como, comprovar experiencia profissional necessária a um emprego, também é crime, nos termos dos arts. 49 da clt e 299 do cp. A competência, porém, será da JUSTIÇA ESTADUAL.
Acerca da complementação de aposentadoria: cabe a justiça comum julgar processos decorrentes de contrato de previdência complementar privada. 
Quando a competência vai ser da justiça COMUM:
c) no caso de plano de entidade privada de previdência complementar não vinculada ao empregador, duas ações são possíveis: c.1) contra o empregador, requerendo, a título de complementação, o pagamento de valores devidos por ele e não quitados, sendo a competência da Justiça do Trabalho; e c.2) contra a entidade de previdência complementar privada para discussão acerca dos benefícios a serem pagos aos empregados, inclusive no que diz respeito às regras aplicáveis a eles, sendo a competência da Justiça Comum. É bastante comum ação em face da entidade de previdência privada discutindo se são aplicáveis as regras do tempo da contratação ou as vigentes à época em que foram preenchidos todos os requisitos para o benefício.
PORTANTO, em regra, anotação falsa com intuito de burlar os direitos da autarquia federal (previdência, INSS) JUSTIÇA FEDERAL
Anotação falsa para comprovar experiência – JUSTIÇA COMUM ESTADUAL
Prejudiciais: 
· prescrição 
Na reclamação trabalhista como o prazo é prescricional, a prejudicial de mérito arguida na contestação é destinada ao apontamento da prescrição.
Podem ser arguidas prescrições bienal, quinquenal e total
SEMPRE requerer a extinção do processo COM resolução de mérito quanto a todos os pedidos ou apenas uma parte deles, de acordo com art. 487, II, CPC.
BIENAL – ARTS. 7º, XXIX DA CF E 11 DA CLT
Empregado temo prazo de 2 anos, contados da extinção do contrato de trabalho (súmula 308, I, TST), para pleitear qualquer verba resultante dessa relação jurídica.
ART. 11 CLT em suma, a pretensão trabalhista prescreve em 5 anos, até o limite de 2 anos após a extinção do contrato de trabalho – 2 anos para ajuizar a reclamação do termino da relação de trabalho
EX: 
II – PREJUDICIAL
1. Prescrição bienal
O reclamante postulou o pagamento das verbas trabalhistas oriundas do contrato de trabalho extinto no dia 02.09.2013 em reclamação ajuizada no dia 02.12.2015. (Fato)
De acordo com os arts. 7º, XXIX, da CF, 11 da CLT e a Súmula 308, I, do TST, opera a prescrição bienal o ajuizamento de reclamação trabalhista após o prazo de 2 anos, contados do término do contrato de trabalho. A ação in casu ultrapassou o limite legal, estando, portanto, prescrita. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a extinção do processo com resolução do mérito, nos termos do art. 487, II, do CPC. (Pedido)
QUINQUENAL – ARTS. 7º, XXIX CF E 11 CLT E SÚMULA 308, I, TST)
Verbas trabalhistas prescrevem no prazo de 5 anos contados da DATA do AJUIZAMENTO DA AÇÃO.
Prescreve em 5 anos arts. 7º, XXIX, CF e 11 da CLT
Prazo do ajuizamento da ação súmula 308, I, TST
5 anos para trás ex: trabalhou por 10 anos na empresa e ajuizou ação, as verbas contadas serão as dos últimos 5 anos
Ajuizou dia 02.02.20 verbas anteriores a 02.02.2015 estão prescritas
Obs: 5 anos contados do ajuizamento da ação e NÃO do termino do contrato.
5 ANOS PRA TRÁS DA DATA DO AJUIZAMENTO
Olhe o exemplo: 
I – PREJUDICIAL DE MÉRITO 
1. Prescrição quinquenal 
O reclamante ajuizou a reclamação trabalhista em 07.08.2009 postulando verbas que retroagem ao início do contrato de trabalho, em 07.08.2001. (Fato) 
Conforme os arts. 7º, XXIX, da CF e 11 da CLT, as verbas trabalhistas prescrevem em 5 anos, contados da data do ajuizamento da ação, com base na Súmula 308, I, do TST. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a extinção do processo com resolução do mérito, à luz do art. 487, II, do CPC, quanto às verbas anteriores aos últimos 5 anos, contados da data do ajuizamento da ação, isto é, anteriores a 07.08.2004.(Pedido)
Prescrição quinquenal ou parcial:
Regra geral
casos previstos em lei
5 anos do ajuizamento da ação
Prescrição total art. 11, §2º, da CLT e Súmula 294 do TST
Total para prestações sucessivas concedidas pelo empregador por mera liberalidade (não por determinação de lei), por opção de alterar o contrato de trabalho em beneficio do empregado, como autoriza o art. 468 da CLT.
Esses benefícios se incorporam ao contrato de trabalho do empregado
Parcelas não previstas em lei
Sucessivas
Suprimidas ou alteradas indevidamente pelo empregador, trazendo prejuízo ao empregado
5 anos contados da alteração ou da supressão
Apenas neste caso, será contado de 5 anos para frente, da data da alteração ou supressão:
2013 parou de pagar a parcela 2018 prazo final para ajuizar, após opera a prescrição.
Veja o exemplo:
I – PREJUDICIAL DE MÉRITO 
1. Prescrição total 
O reclamante postulou, em reclamação trabalhista ajuizada em 2018, o valor correspondente às cestas básicas que eram fornecidas por mera liberalidade do empregador e foram unilateralmente suprimidas no ano de 2011. (Fato)
 
Uma vez que as cestas básicas são prestações sucessivas não previstas em lei, aplica-se em relação a elas a prescrição total, com base no art. 11, § 2º, da CLT e na Súmula 294 do TST. 
Assim, as verbas trabalhistas referidas prescreveram em 5 anos (art. 7º, XXIX, da CF e 11 da CLT), contados da data de sua supressão. Note-se que a supressão ocorreu em 2011 e a reclamação trabalhista somente foi ajuizada em 2018, ou seja, depois do prazo prescricional de 5 anos. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a extinção do processo com resolução do mérito, à luz do art. 487, II, do CPC, quanto às cestas básicas. (Pedido)
Mérito: é necessário contestar todos os pedidos elaborados pelo autor.
NÃO ASSISTE RAZÃO AO RECLAMANTE, POIS, ...
I - MÉRITO
Confira o exemplo: 
I – MÉRITO 
1. Adicional de transferência 
O reclamante postulou o pagamento de adicional de transferência de 25%, muito embora sua transferência tenha sido definitiva. (Fato)
Não assiste razão ao reclamante, pois, nos moldes do art. 469, § 3º, da CLT, o adicional é devido apenas quando a transferência é provisória. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido do reclamante. (Pedido)
I – MÉRITO 
1. Diárias de viagem 
O reclamante postulou a integração dos valores recebidos a título de diárias de viagem e suas projeções legais, alegando que seu salário era de R$ 2.000,00 e recebia em média R$ 3.000,00 de diárias mensalmente. (Fatos) 
Não assiste razão ao reclamante, pois, nos termos do art. 457, § 2º, da CLT, as diárias de viagem não integram o salário do trabalhador em hipótese alguma. (Fundamento) 
Diante do exposto, requer a improcedência do pedido do reclamante. (Pedido)
RECONVENÇÃO – art. 343, caput, do CPC 
Obs: sempre que houver omissão da CLT + compatibilidade, usa-se o CPC. (769 da CLT)
Pretensão do réu contra o autor na mesma relação processual
Propor a reconvenção dentro da contestação
Requisitos da lei para que seja admissível a reconvenção:
· competência do juízo da causa principal para apreciar a demanda reconvencional; 
· legitimidade ativa e passiva;
- Pode ser incluído um terceiro, tanto no polo ativo quanto no ativo.
· conexão da reconvenção com a ação principal ou com o fundamento da defesa (art. 343, caput, do CPC).
Estrutura reconvenção:
· requisitos da reconvenção: destacar o cabimento da reconvenção (legitimidade e conexão);
· fato, fundamento e pedido
· valor do pedido
343 do CPC c/c 769 da CLT – fala da omissão da clt e compatibilidade do CPC
AO DOUTO JUÍZO DA __ VARA DO TRABALHO DE ___.
PROCESSO Nº
NOME DO RECLAMADO, qualificação e endereço completos, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adianta assinado (procuração anexa), com escritório profissional no endereço completo, onde recebe intimações e notificações, com fulcro no art. 847 da CLT e 343 do CPC c/c 769 da CLT, OFERECER:
CONTESTAÇÃO, com pedido de reconvenção
à reclamação trabalhista que lhe move NOME DO RECLAMANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
I – Preliminares (se tiver)
II – Prejudiciais (se tiver)
III – Mérito
IV – Reconvenção – (se tiver)
IV.1. REQUISITOS DA RECONVENÇÃO
Encontram-se presentes os requisitos da reconvenção previstos no art.342 do cpc, que compreendem: a legitimidade ativa e passiva e a conexão. Observa-se:
A presente reconvenção versa sobre pretensão do reclamado em face do reclamante, verificando-se presente a legitimidade ativa e passiva, com base no art. 343 do CPC, segundo o qual “... é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria...” 
Por fim, também está presente a conexão, prevista no art. 343 do CPC, uma vez que o empregado foi dispensado por justa causa por ato de improbidade e o reclamado busca o ressarcimento dos valores desviados na empresa pelo empregado no curso da relação contratual. 
Demonstrados os requisitos da reconvenção, passa-se à pretensão reconvencional.
IV.2. PEDIDO RECONVENCIONAL – DANO MATERIAL
No curso da relação contratual, o reclamante-reconvindo desviou a importância de R$ 1.000.000,00 da empresa (reclamada-reconvinte) para sua conta pessoal. 
Estão presentes os requisitos da responsabilidade civil, previstos nos arts. 186 e 927 do CC, que compreendem: culpa, dano e nexo. Observe-se: 
A culpa verifica-se pela prática do ato de improbidade realizado pelo empregado, o qual inclusive autoriza a sua dispensa por justa causa, à luz do art. 482, “a”, da CLT. 
O dano foi de R$ 1.000.000,00 em cheques de clientes pertencentes à empresa que, ao longo do curso do contrato de trabalho, foram depositados indevidamente na conta-corrente do reclamante-reconvindo.
 
O nexo também está presente visto que o dano decorreu do ato ilícito praticado pelo empregado. 
Diantedo exposto, requer a condenação do reclamante-reconvindo ao pagamento de indenização por danos materiais (dano emergente) no importe de R$ 1.000.000,00 e honorários de sucumbência de 15%, nos termos do art. 791-A, § 5º, da CLT. 
Valor do pedido: R$ 1.000.000,00.
V – Requerimentos finais
REQUERIMENTOS FINAIS:
V – Requerimentos finais
Diante do exposto, requer a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, inclusive o depoimento pessoal do reclamante, sob a consequência de confissão.
Requer o acolhimento da preliminar para..., sucessivamente o acolhimento da prejudicial de mérito para... e, sucessivamente, no mérito, a improcedência dos pedidos formulados pelo autor, bem como sua condenação em custas processuais e honorários advocatícios de sucumbência, nos moldes do art. 791-A da CLT. 
Por fim, requer o deferimento da pretensão reconvencional, condenando o reclamante-reconvindo ao pagamento de indenização por danos materiais (dano emergente) no importe de R$ 1.000.000,00, acrescido de juros e correção monetária, bem como sua condenação ao pagamento de honorários advocatícios, no importe de 15%, nos moldes do art. 791-A, caput e § 5º, da CLT. 
Nestes termos, 
pede deferimento. 
Local e data. 
Advogado(a) 
OAB nº
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA: art. 651, §3º, CLT. 
arguir a incompetência territorial – quando não é o juízo do local de contrato do serviço ou local da contratação;
petição separada da contestação – será escolhida apenas quando o examinador deixar muito claro que a única questão que ele não concorda é com o local que foi ajuizada a reclamação trabalhista
o réu busca o advogado com o único objetivo de que a reclamação não tramite perante aquele juízo.
Caso tenha pedidos para contestar e não deixar claro que a única questão é a de incompetência de juízo, deverá ser feita apenas contestação.
Com base no art. 800 da CLT, a exceção deve ser apresentada no prazo de 5 dias contados do recebimento da notificação, antes da audiência.
· Dos fatos
· Requisitos específicos 
· Mérito
· Liminar
· Requerimentos finais
AO DOUTO JUÍZO DA 1ª VARA DO TRABALHO DE FOZ DO IGUAÇU/PR 
Excipiente: Empresa Alfa Ltda. 
Exceto: José 
Processo nº
EMPRESA ALFA LTDA., qualificação e endereço completos, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adiante assinado (procuração anexa), com escritório profissional no endereço completo, onde recebe notificações e intimações, com fulcro no art. 800 da CLT, OFERECER: 
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA 
na reclamação trabalhista que lhe move JOSÉ, já qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas. 
I – DOS FATOS 
A Excipiente esclarece que o reclamante exceto foi contratado em Curitiba/PR. Os serviços sempre foram prestados em Curitiba/PR, localidade acordada entre as partes desde o início do contrato de trabalho. No dia 07 de outubro de 2009, a Excipiente dispensou o exceto imotivadamente. 
II – MÉRITO 
O art. 651 da CLT disciplina a competência relativa na Justiça do Trabalho, asseverando que a competência territorial é determinada pela localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local. 
Ante o dispositivo, é evidente a incompetência territorial do Juízo para processar e julgar a reclamação trabalhista em questão, pois o reclamante exceto jamais laborou em Foz do Iguaçu.
Ademais, é oportuno esclarecer que a excipiente não possui filial, tampouco desenvolveu qualquer atividade nessa cidade. 
Diante da exposição supra, requer que os autos sejam remetidos para a Vara do Trabalho de Curitiba/PR, local da prestação dos serviços do reclamante exceto. 
III – REQUERIMENTOS FINAIS 
Diante do exposto, requer a excipiente que este Juízo receba a exceção, suspenda o feito e intime o exceto a se manifestar em 5 dias, nos termos do art. 800, §§ 1º e 2º, da CLT. 
Requer a produção de todos os meios de prova em direito admitidos, em especial a prova testemunhal e documental. 
Por fim, requer o reconhecimento da incompetência deste Juízo para julgar a demanda e a remessa dos autos ao juízo de Curitiba para que o processo retome seu curso com a designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo competente (art. 800, § 4º, da CLT). 
Nestes termos, 
pede deferimento. 
Local e data. 
Advogado(a) 
OAB n°
AO DOUTO JUÍZO ___ VARA DO TRABALHO DE ___.
Processo nº
NOME DO RECLAMADO, qualificação e endereço completos, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado adianta assinado (procuração anexa), com escritório profissional no endereço completo, onde recebe intimações e notificações, com fulcro no art. 847 da CLT c/c 769 da CLT, OFERECER:
CONTESTAÇÃO (com pedido de reconvenção) *se tiver
à reclamação trabalhista que lhe move NOME DO RECLAMANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.
FATO FUNDAMENTO FAZ O PEDIDO
I – Preliminares (se tiver)
II – Prejudiciais (se tiver)
III – Mérito
IV – Reconvenção – (se tiver)
V – Requerimentos finais 
TERMOS EM QUE PEDE DEFERIMENTO
LOCAL E DATA
OAB Nº

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes