Buscar

Estudo de caso Gillette


Continue navegando


Prévia do material em texto

Gillette apoia os direitos iguais para as mulheres: a depilação perfeita
A Gillette lançou o bem sucedido Venus. A ideia do novo produto foi inspirada no lançamento anterior de sucesso do Sensor para Mulheres. 
Como o Sensor para Mulheres foi desenvolvido? Depois de receber a tarefa de redesenhar a lâmina feminina da Gillette, Jill Shurtleff contou decisivamente com a pesquisa qualitativa. Ela utilizou entrevistas individuais de profundidade com trinta mulheres escolhidas com base em seu próprio julgamento vindas de diferentes segmentos do mercado-alvo em potencial. Foram selecionadas as entrevistas individuais de profundidade e não as discussões em grupo, pois depilar é uma experiência pessoal para as mulheres. Essa técnica levou em conta a sondagem abrangente dos sentimentos das entrevistadas em um cenário mais pessoal e forneceu, assim, descobertas mais profundas para a experiência de depilar. 
As entrevistas de profundidade mostraram que as mulheres se depilam de forma diferente do que os homens se barbeiam. A mulher norte-americana depila muito mais que o homem, mas apenas duas ou três vezes por semana, e troca a lâmina cerca de uma vez por mês. Enquanto os homens geralmente se barbeiam em frente a um espelho bem iluminado, as mulheres preferem se depilar no chuveiro, que tem pouca iluminação, e elas precisam depilar áreas que não conseguem enxergar bem, como as axilas e a parte de trás das pernas. A pesquisa indicou que a depilação era uma experiência pessoal para as mulheres, que despertavam sentimentos de expectativa e aceitação.
 A pesquisa também mostrou que a maior parte das mulheres não gostava das chamadas lâminas femininas e optavam pelas lâminas masculinas ou lâminas descartáveis baratas. Elas preferiam lâminas com uma aderência firme e que proporcionassem uma depilação limpa e lisa. Normalmente, as lâminas masculinas eram mais afiadas que as femininas. Embora fosse mais provável que as mulheres se cortassem com a lâmina masculina, a qualidade da depilação com essa lâmina era melhor do que com as tradicionais lâminas femininas. Essas descobertas foram confirmadas em um levantamento com mulheres por meio de entrevistas pessoais domiciliares. Uma amostra representativa de quinhentas mulheres foi selecionada para este propósito. 
Com as informações de que precisava, Shurtleff iniciou o desenvolvimento do produto. Primeiro, descartou o design em formato de T das lâminas masculinas, que proporciona aos homens o controle sensível de que eles precisam, mas colocam as mulheres em risco devido ao deslocamento dos ângulos da lamina. 
Shurtleff optou por um design semelhante a um wafer para o cabo, branco com detalhe em verde-água no centro. As cores ficaram diferentes do rosa comum das laminas femininas e despertou uma sensação límpida e aquosa. O detalhe em verde-água era de plástico e possuía saliências para evitar deslize. A parte superior da lamina foi quase que a mesma utilizada pelo Sensor (lamina masculina), com um ângulo de 46 graus, uma combinação entre os ângulos ideais para depilar as pernas e as axilas. 
0 toque final foi o nome. Lady Sensor foi rejeitado, porque muitas mulheres não gostaram dele. A empresa optou pelo nome Sensor for Women, porque parecia objetivo, honesto e obteve a reação mais favorável em um teste de associação de palavras, que analisou diversos nomes possíveis. 
Shurtleff utilizou a pesquisa qualitativa para desenvolver um produto de sucesso. O Sensor for Women rápida e facilmente substituiu o líder do mercado, o Personal Touch, e obteve 60% da participação do mercado. Além disso, o Sensor for Women forneceu uma forte base de lançamento para a linha Venus. Quando a pesquisa qualitativa na forma de discussão em grupo e entrevistas em profundidade revelou que as mulheres desejavam a conveniência de um gel e uma lâmina de depilação combinadas em um único método, e a pesquisa quantitativa estimou uma demanda absoluta para esse produto, a Gillette lançou uma nova lâmina dois em um e barras de gel depilatório. A empresa estava comercializando o New Venus Breeze como as "únicas lâminas com barras de gel depilatório integradas”. Apenas “molhe e depile". O novo método foi um tremendo sucesso. As vendas dos produtos femininos da Gillette aumentaram mais de US$1 bilhão.
Questões
1. Qual a importância da pesquisa para a Gilette?
2. Qual a finalidade da pesquisa qualitativa realizada pela Gilette?
3. Quais os principais resultados encontrados na pesquisa qualitativa?