Buscar

09 - Introdução à virologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO- INTRODUÇÃO À VIROLOGIA
1. Compare vírus com bactérias, explicando diferenças nas dimensões e destacando características diferentes entre esses dois grupos de agentes infectantes. 
Em relação as bactérias, a unidade usada para medir é o micrometro. Elas são visíveis a olho nu (se reunidas em colônias) ou com auxílio de microscópios ópticos. A unidade usada para medir o vírus é o nanometro, é mil vezes menor que o micrometro.
	
	Bacteria
	Virus
	Parasita intracelular
	Nao
	Sim
	Membrana plasmatica
	Sim
	Não= acelular
	Fissao binaria
	Sim
	Não(replicação)
	Passa por filtro bacteriano
	Não(os poros impedem)
	Sim
	DNA e RNA
	Sim
	Não, possui apenas um dos dois
	Gera ATP
	Sim
	Nao
	Ribossomos
	Sim
	Nao
	Sensível a antibiótico
	Sim
	Nao
2. Explique o motivo pelo qual todos os vírus necessitam de uma célula viva para completar seu ciclo. 
O virus é um parasita intracelular obrigatório pois ele não consegue completar seu ciclo sozinho, não produz energia, não sintetiza proteínas e outros, então ele tem que usar isso de uma célula e depois que ele usa a benefício próprio, e depois sai da célula e essa célula eventualmente morre.
3. Como pode ser o genoma de um vírus? 
É um genoma de DNA ou RNA, nunca os dois juntos, os virus podem ter DNA fita simples ou dupla, RNA simples ou dupla (material genético).
4. Explique o que é e explique as funções do capsídeo ou cápside. 
Cercando o material genético (genoma), existe uma estrutura proteica = capsídeo. Ele dá forma ao vírus, são formados por unidades, cada unidade é chamada de capsômero o conjunto é o capsídeo. 
5. Vírus têm membrana citoplasmática? Sim ou não? Explique. 
Não, o vírus é acelular, ele pode apresentar um envelope mas não é uma mebrana celular.
6. Por que alguns vírus carregam enzimas em sua estrutura? 
Existem alguns virus que trazem consigo enzimas que serão necessárias em sua replicação dentro da célula, muitas vezes essas enzimas não são encontradas nas células então o vírus trás consigo. Por exemplo, a transcriptase reversa é uma enzima importante que o virus precisa para terminar seu ciclo, e outras
7. O que é um vírion? Explique. 
É uma partícula viral funcional e completa, quando se refere à uma partícula viral, é o vírion, é a forma extracelular. O vírion protege o genoma viral quando o vírus está fora da célula hospedeira, e proteínas na superfície do vírion são importantes no ancoramento à célula hospedeira. O vírion pode também conter uma ou mais enzimas virais específicas que desempenham papéis durante a infecção e a replicação.
8. Qual a diferença entre um vírion nu e um vírions envelopado? 
A maioria dos vírus bacterianos são nus, ou seja, sem camadas adicionais, enquanto muitos vírus de animais contêm uma camada externa contendo proteínas e lipídeos, o envelope, ou seja, vírus envelopados, eles possuem uma estrutura interna composta por ácido nucleico e proteínas do capsídeo (nucleocapsídeo)
9. Os vírus se dividem ou se replicam? Explique a diferença. 
O virus não se divide, ele se replica= O virus entra na célula hospedeira e lá dentro libera seu ácido nucléico, com as informações contidas no ácido nucléico, a célula faz novas partículas virais.
10. Cite e explique cada uma das fases da multiplicação viral. 
1- Adsorção
Adsorver significa se ligar, é a ligação do virion à célula hospedeira. Para infectar uma célula, o vírus se liga a receptores, os receptores virais tem que se encaixar nos receptores celulares, por isso que um vírus de peixe não infecta uma planta, são receptores diferentes. Para um viveu infectar umacélula ele tem que primeiro se adsorver à receptores compatíveis.
2- Penetração e 3- desnudação
Uma vez adsorvido, O vírus pode penetrar na célula e se desnudar= destruir seu capsídeo para que o material genético fique exposto, o virus uma vez que entra na célula, tem que expor o seu material genético, pois é ele que vai ser usado para síntese de novas partículas virais. Virus de eucariotos entra na célula por endocitose ou fusão de membranas, no vírus de bacteriófagos haverá uma diferença, ele não vai conseguir penetrar na célula, a partícula viral do bacteriófago não penetra na Célula pois a bactéria tem uma parede celular e ela é rígida então não pode fazer o movimento de formar uma vesícula endocitica, então os bacteriófagos perfuram (através de enzimas) a parede celular o injetam seu material genético. Bacteriófagos não penetram na célula, eles se adsorvem nos receptores de memb. e inserem seu genoma. Em relação aos vírus eucariotos com envelope é por fusão de membrana ou por endocitose em que é formado uma vesícula endocítica que se funde ao envelope e libera o capsídeo. Em vírus nus, ocorre o processo de endocitose e ocorre uma interação entre o capsídeo e a membrana, liberando o ácido nucléico.
4- Biossíntese
É a etapa em que mais existem diferenças entre as respostas virais. O objetivo é produzir proteínas virais, para isso é preciso do RNA+ então todos os virus na biossíntese terão que produzir essa molécula ( mRNA+) pois ela dará origem às proteínas virais. Como o vírus tem diferentes tipos de material genético, são diferentes os caminhos que vão levar até chegar ao RNA+
Após todas as partes do vírus sintetizadas, existe a montagem
5- montagem
Ocorre a montagem para dar origem ao vírion(partícula viral)
6-Liberaçao 
Depois do vírus montado, o vírus tem que ser liberado pela célula pois isso vai ocorrer varias vezes, essa liberação se da por 2 formas principais: Primeiro pelo rompimento da célula, a parede ou a membrana se rompe e os vírus são liberados, a segunda forma é a de brotamento(AIDS), o capsídeo viral vai forçando a sua saída, em algum momento ele arranca um pedaço da membrana celular que é o que forma o seu envelope, ou seja, o envelope do virion é um pedaço da membrana celular, nesse método o vírus não mata a célula, a célula continua produzindo novos virions.

Outros materiais