Buscar

ALOJAMENTO CONUNTO

Prévia do material em texto

PEDIATRIA 	Profª: Lied 	quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
ALOJAMENTO CONUNTO
INTRODUÇÃO 
Após a finalização dos procedimentos de sala de parto, a mãe, com o recém-nascido (RN), deve ir para um local dentro da maternidade que permita a eles ficarem juntos 24 horas por dia até a alta hospitalar. Para isso, foi implantado o sistema de alojamento conjunto nas maternidades.
VANTAGENS 
I - Favorece e fortalece o estabelecimento do vínculo afetivo entre pai, mãe e filho;
II - Propicia a interação de outros membros da família com o recém-nascido;
III - favorece o estabelecimento efetivo do aleitamento materno com o apoio, promoção e proteção, de acordo com as necessidades da mulher e do recém-nascido, respeitando as características individuais;
IV - Propicia aos pais e acompanhantes a observação e cuidados constantes ao recém-nascido, possibilitando a comunicação imediata de qualquer anormalidade;
V - Fortalece o autocuidado e os cuidados com o recém-nascido, a partir de atividades de educação em saúde desenvolvidas pela equipe multiprofissional;
VI - Diminui o risco de infecção relacionada à assistência em serviços de saúde; e
VII - propicia o contato dos pais e familiares com a equipe multiprofissional por ocasião da avaliação da mulher e do recém-nascido, e durante a realização de outros cuidados.
O alojamento conjunto destina-se a:
• Mulheres clinicamente estáveis e sem contraindicações para a permanência junto ao seu bebê;
• Recém-nascidos clinicamente estáveis, com boa vitalidade, capacidade de sucção e controle térmico; peso maior ou igual a 1800 gramas e idade gestacional maior ou igual a 34 semanas;
• Recém-nascidos com acometimentos sem gravidade, como por exemplo: icterícia, necessitando de fototerapia, malformações menores, investigação de infecções congênitas sem acometimento clínico, com ou sem microcefalia; e
• Recém-nascidos em complementação de antibioticoterapia para tratamento de sífilis ou sepse neonatal após estabilização clínica na UTI ou UCI neonatal.
Por que ficar 48 horas? O que fazer nesse período?
• Primeiro exame físico do recém-nascido.
• Amamentação – sucção, pega e posicionamento; coordenação sucção-deglutição-respiração (*).
• Eliminações fisiológicas e controle térmico adequado.
• Triagens neonatais – teste do coraçãozinho, teste da olhinho, teste da orelhinha e teste do pezinho.
• Reconhecimento de sinais de alerta: perda de peso acima do esperado, icterícia e hipoglicemia.
(*) Exceto contraindicações formais
E se a apojadura demorar, ou se tiver pouca produção de leite mesmo?
Primeira opção: LM ordenhado, na impossibilidade, utilizar leite procedente de banco de leite humano, caso ele não esteja disponível, utilizar uma FI, reavaliando sempre a necessidade da manutenção de forma total ou parcial. Preferencialmente o suplemento deve ser oferecido por sonda de pequeno calibre (ex. uretral no 4) fixada à mama, cuja ponta deve coincidir com o mamilo (translactação), copinho, sonda-dedo, seringa ou colher, evitando-se o uso de mamadeiras e/ou chucas, que podem levar à “confusão de bicos”
Icterícia 	Comment by Karoline Barbosa da Silva: A atenção redobrada na quantidade de bilirrubina se dá pois o risco de acumulo dessa no SN acaba sendo mais favorecida;
• A hiperbilirrubinemia indireta costuma se manifestar clinicamente como icterícia quando atinge níveis séricos superiores a 5 mg/dL;
• 60% dos recém-nascidos (RN) a termo e 80% dos prematuros tardios na primeira semana de vida;
• 10% dos bebês em aleitamento materno - 30 dias ou mais;
• A hiperbilirrubinemia indireta denominada “fisiológica” caracteriza-se na população de termo por início tardio (após 24 horas) com pico entre o 3o e 4o dias de vida e bilirrubinemia total (BT) máxima de 12 mg/dL.
• A presença de icterícia antes de 24-36 horas de vida ou de valores de BT > 12 mg/dL, independentemente da idade pós-natal, alerta para a investigação de processos patológicos.
•A icterícia inicia no sentido canio-cadlau 
Hipoglicemia 
Em um ambiente de hiperglicemia intraútero, o bebê se mantém em um estado de hiperinsulinemia, quando ele nasce a demanda de insulina não é a mesma, mas por estar acostumado a produzir muita insulina no útero materno, o risco de evolução para hipoglicemia é muito grande.
TRIAGEM NEONATAL 
· Rastreamento populacional
· Identificar doenças/distúrbios em tempo oportuno
· Intervenção adequada
· Tratamento e acompanhamento contínuo
· Reduzir morbimortalidade e melhorar qualidade de vida 
- Missão é promover, implantar e implementar a triagem neonatal no âmbito do SUS, visando ao acesso universal, integral e equânime, com foco na prevenção, na intervenção precoce e no acompanhamento permanente das pessoas com as doenças do Programa Nacional de Triagem Neonatal.
- Identificar, em uma população assintomática, os indivíduos que estão sob risco de desenvolver determinada doença ou distúrbio e que se beneficiariam de investigação adicional, ação preventiva ou terapêutica imediatas.
0 A 28 DIAS DE VIDA
Quais doenças são elegíveis?
1. Ter seu curso modificado quando o tratamento é instituído precocemente;
2. Ter uma frequência populacional que justifique sua investigação;
3. Ter metodologia de coleta e o custo compatível com o alcance pretendido (cobertura populacional), com alta sensibilidade (pouquíssimos falso-negativos) e razoável especificidade (poucos falso-positivos);
TRIAGENS 
Teste no olhinho 
· O teste do reflexo vermelho (TRV) ou “Teste do olhinho” é um exame simples, rápido, indolor e de baixo custo realizado em recém-nascidos e seu objetivo é a detecção precoce de problemas oculares congênitos que comprometem a transparência dos meios oculares e que podem impedir o desenvolvimento visual cortical.
· O TRV é realizado com o oftalmoscópio direto, cuja luz projetada nos olhos, atra vessa as estruturas transparentes, atinge a retina e se reflete, causando o aparecimento do reflexo vermelho observado nas pupilas. Um fenômeno semelhante pode ser notado nas fotografias com flash. A cor vermelha do reflexo ocorre devido à vasculatura da retina e coroide e do epitélio pigmentário. Dependendo da maior ou menor pigmentação, o reflexo pode se mostrar mais ou menos vermelho e até amarelo ou amarelo-alaranjado. Na presença de opacidade dos meios oculares no eixo visual (leucoria), esse reflexo estará ausente ou diminuído.
· Diagnóstico precoce de catarata, glaucoma e retinoblastoma
Teste da orelhinha 
· O conhecimento do desenvolvimento da área auditiva e possíveis fatores relacionados ao transtorno na sua formação definiram a política de triagem auditiva universal para todos os RN, orientando que seja realizado esse teste até os 3 meses de vida para detecção e intervenção precoce quando necessário.
Teste do coraçãozinho
· O teste da oximetria consiste em um exame não invasivo realizado com um aparelho chamado oxímetro, encostando-se o sensor, que mede a oxigenação do sangue. Os locais da aferição são o membro superior direito e um dos membros inferiores.
· Para a adequada aferição, é necessário que o recém-nascido esteja com as extremidades aquecidas e o monitor evidencie uma onda de traçado homogêneo. O teste deve ser realizado entre 24 e 48 horas de vida, antes da alta hospitalar do RN.
· Resultado normal: saturação periférica de oxigênio (SpO2) ≥ 95% em ambas as medidas (membro superior direito e membro inferior) e diferença < 3% entre as medidas do membro superior direito e membro inferior.
· Resultado anormal: caso qualquer medida da SpO2 seja < 95% ou haja uma diferença ≥ 3% entre as medidas do membro superior direito e do membro inferior, uma nova aferição deve ser realizada após 1 hora. Caso o resultado seja confirmado, uma ecocardiografia deve ser realizada dentro das 24 horas seguintes, antes da alta hospitalar. (p. ex. coarctação da aorta).
Teste da linguinha 
· Serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar.
Teste do pezinho 
· O testedo pezinho faz parte do PNTN e tem como objetivo fazer o rastreamento de RN portadores de doenças que devem ser diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível a fim de evitar sequelas nas crianças. As doenças triadas no primeiro padrão do teste do pezinho (teste do pezinho básico), foram o hipotireoidismo congênito (HC), a fenilcetonúria (PKU), a anemia falciforme e a fibrose cística (FC).
· Deve ser colhido em todo RN com 3 a 5 dias de vida, de preferência no 3º dia. Não há necessidade de jejum para a realização da coleta. Deve-se garantir que o RN tenha recebido leite ou aminoácidos para evitar um resultado falso-negativo para PKU.
Quais são as vacinas que devem ser administradas ao nascer?
Hepatite B e BCG (previne tuberculose miliar e meníngea)
SERVIÇOS DE REFERÊNCIA EM TRIAGEM NEONATAL
1. Recepção das amostras biológicas;
2. Realização do cadastro;
3. Realização dos exames;
4. Disponibilização dos resultados;
5. Atendimento dos pacientes triados;
6. Confirmação do diagnóstico;
7. Tratamento dos casos confirmados;
8. Seguimento dos casos confirmados;
HIPERPLASIA CONGÊNITA DA SUPRARRENAL
HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO
Emergência pediátrica!
- Incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoideanos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos.
• hipotonia muscular,
• dificuldades respiratórias,
• cianose,
• icterícia prolongada,
• constipação,
• bradicardia,
• anemia,
• sonolência excessiva,
• livedo reticularis,
• choro rouco,
• hérnia umbilical,
• alargamento de fontanelas,
• mixedema,
• dificuldade na alimentação,
• deficiente crescimento pôndero-estatural,
• atraso na dentição,
• retardo na maturação óssea,
• atraso de desenvolvimento neuropsicomotor,
• retardo mental.
- Principal causa de deficiência intelectual 
FENILCETONÚRIA 
• Atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM),
• Deficiência mental,
• Agitação neuropsicomotora,
• Comportamento “autista-like”,
• Convulsões.
DEFICIÊNCIA DA BIOTINIDASE
Manifesta-se a partir da sétima semana de vida:
• crises convulsivas,
• hipotonia,
• microcefalia,
• atraso do desenvolvimento neuropsicomotor,
• alopécia,
• dermatite eczematoide.
CRITÉRIOS PARA ALTA HOSPITALAR
A alta da mulher e do recém-nascido deverá ser realizada mediante elaboração de projeto terapêutico singular, considerando-se, para o tempo de alta, as necessidades individuais. Recomenda-se a permanência mínima de 24 horas em Alojamento Conjunto.
ORIENTAÇÃO PARA A FAMILIA

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes