Buscar

Atividade idealismo alemão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM 
 BACHARELADO EM PSICOLOGIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
 PROFESSOR: ANSELMO AMARAL PAES
 ALUNOS: Felipe Leandro de Souza e Fernanda Moraes Mota Fontenele
 
 TURMA: 1002- MANHÃ
 BELÉM – PA 2022
 
 O QUE É O IDEALISMO ALEMÃO?
R: O idealismo alemão é, uma corrente de pensamento filosófica e metafísica, que surge em seus primórdios através de Immanuel Kant, que tentava resgatar na filosofia a busca pelo pensamento transcendente ideal e as relações disso com o sujeito pensante. Influenciado pelo idealismo platônico, que parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo alemão é justamente a afirmação dessas ideias como ponto central do conhecimento. Tem raízes na história da cultura alemã. Mas nem por isso pode ser considerado um fenômeno por assim dizer “nacional”
 QUAL O CONTEXTO DO IDEALISMO ALEMÃO?
 R: O idealismo alemão teve seu início com o pensador do século XVIII, Immanuel Kant, sendo chamado também de pós-kantismo teve influências platônicas, logo o idealismo platônico foi resgatado na era da modernidade pelos racionalistas. Nesse contexto os racionalistas e os empiristas vivam um embate. Para os racionalistas, é a racionalidade que nos proporciona o conhecimento verdadeiro, pois ela nos permite o entendimento das ideias e dos conceitos, que são a base racional do mundo. Já para os empiristas, a experiência prática vivenciada no mundo “real” é toda a fonte original do conhecimento. O embate entre racionalistas e empiristas foi extremamente importante para o idealismo, levando a formação do que chamamos de idealismo alemão.
 COMO KANT PARTICIPA DO IDEALISMO ALEMÃO?
R: O idealismo alemão em suma, por também ser conhecido por pensamento pós- kantiano, denota já a importância de Kant para essa corrente de pensamento, além de ter influenciado outros pensadores como Hegel e Schelling; Kant “deu um novo ar” as discussões de racionalistas e empiristas a respeito da teoria do conhecimento através do idealismo, aproximando as duas ideias distintas e praticamente fazendo uma síntese de ambas. Pode se dizer então que kant participa do idealismo alemão como seu fundador e principal influenciador dos próximos pensadores que viriam.

Outros materiais