Buscar

Aula_3_Entrevista_De_Emprego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�Leitura e produção de textos acadêmicos
ENTREVISTA
Objetivo: conhecer o seu desempenho ao usar a língua falada. Nessa perspectiva, a competência em fazer uso da linguagem, em diferentes situações, é fundamental.
No momento da entrevista, também, são analisados:
- relacionamento Pessoal (postura).
- ambiente familiar.
- hobbies e hábitos que dão satisfação ao candidato.
- perspectivas futuras.
- traje adequado.
- higiene pessoal e postura.
- teste psicológico.
DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO
1. Fale sobre si
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo? 
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.
3. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa? 
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje? 
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
5. O que procura em um emprego?
As hipóteses de resposta são várias, como por exemplo: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Sim. Utilize exemplos dos seus trabalhos anteriores ou experiências prévias. Piadas como “Sou capaz sim de lidar com pressão e prazos definidos. Fui assaltado e sequestrado várias vezes”, não são uma boa ideia. Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre uma das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa. Foque nas suas qualidades e não nas falhas dos outros candidatos.
8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas, sobretudo, lembre-se de que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa e competência.
10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente, a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários. Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente demais, etc.
11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou em relação ao ambiente de trabalho ou ao produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
13. Você trabalha bem em equipe?
Exemplos sempre são bem vindos para esta pergunta, exemplos que obviamente digam que sim, você trabalha bem em equipe. Pode-se falar sobre um emprego antigo ou até mesmo sobre um trabalho na faculdade.
14. O que você sabe sobre nossa organização?
Procure fazer uma pesquisa sobre a empresa e responda esta pergunta citando dados recentes da empresa, sobre as expectativa de crescimento dela e mostre que conhece aspectos importantes da história e cultura organizacional da empresa.
15. O que você faz ou já fez para melhorar sua formação?
Aulas noturnas, cursos de idioma, cursos de extensão, até mesmo hobbies podem ser úteis se relacionados à vaga pretendida.
16. Você já teve problemas com chefes anteriores?
Esqueça dos seus antigos conflitos e seja diplomático. Não culpe terceiros como colegas de trabalho ou o seu chefe.
17. O que te motiva a fazer um bom trabalho?
Dinheiro não é uma boa resposta para esta pergunta, fale sobre reconhecimento por um trabalho bem feito ou sobre a motivação de trabalhar em uma equipe capacitada.
18. Onde você se vê em cinco anos?
Mostre que já traçou um plano consistente de carreira.
19. Como você acha que poderia contribuir com a nossa empresa?
Responda com base no que leu no site sobre a empresa e com base nas suas experiências profissionais anteriores. Caso não as tenha, poderá basear-se em cursos que fez.
Referências
AS 12 PERGUNTAS mais frequentes numa entrevista de emprego. Disponível em: <http://www.portaldosempreendedores.com.br/files/as_12_perguntas_mais_frequentes_numa_entrevista_de.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2012.
AS PERGUNTAS mais comuns em entrevistas de emprego. Disponível em: <http://www.entrevistadeemprego.org/as-perguntas-mais-comuns-em-entrevistas-de-emprego/>. Acesso em: Acesso em: 20 fev. 2012.

Outros materiais