A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
atividade 1 introdução a geografia  - Pedagogia - UEM

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Discente: Ana Maria Rocha da Silva – R.A: 33998 e
Polo: Umuarama
Disciplina: Introdução ao Estudo de Geografia
Docentes: Claudivan Sanches Lopes
Primeira Avaliação
1. Responda, considerando o cap. 11 do livro texto: “Contrastes e confrontos do passado e do presente brasileiro”, as seguintes questões: (valor 2,0)
Qual foi o verdadeiro sentido da Colonização do Brasil, efetuada pelos portugueses?
O momento do descobrimento do Brasil foi marcado por um momento de grandes transformações na Europa, onde, há o fortalecimento do estado e o avanço no comercio. Os Espanhois descobriram ouro e prata na América, o que faz com que aconteça um avanço em sua economia, assim, Portugal busca em sua chegada ao Brasil, a existência destes metais preciosos, o que acontece em seguida, é que não é encontrado, e num primeiro momento eles encontraram no pau-brasil um produto para a exploração, mas foi o interesse no cultivo da cana-de-açúcar que levou Portugal a colonizar o Brasil. Portanto o verdadeiro sentido da colonização portuguesa no Brasil foi o de exploração, eles precisavam colonizar para garantir a posse da terra e poder explorá-la.
 Como você diferencia “cidadania de “privilégios” ?
Cidadania, segundo o dicionário aurélio é a “qualidade de cidadão”. A meu ver, cidadania é a garantia dos direitos básicos que todos têm ao pertencer uma dada sociedade, no caso, um país, Brasil. Privilégios, no dicionário Aurélio, o primeiro significado é: “direito ou vantagem concedido a alguém, com exclusão de outros”, ou seja, é um direito a mais, do qual, nem todos são beneficiados, apenas uma pequena parcela de selecionados para tal.
Você considera que no Brasil a cidadania é para todos?
No papel sim, a cidadania é para todos, por exemplo o campo da educação onde se diz que “todos têm direito a uma educação gratuíta e de qualidade, e é dever do estado proporcionar este direito”, quem dera fosse assim, na realidade é bem diferente, a educação até que está sendo empurrada à todos, porém, a qualidade é que se deixa a desejar em muitos casos. Portanto, uma pequena parcela da população que de alguma forma são privilegiados com uma educação de qualidade.
O Brasil é um país socialmente justo?
Não podemos dizer que um país, onde se tem uma carga tributária tão alta e que se alguém quer direitos básicos como saúde, educação e lazer precisa pagar mais uma vez por eles, seja justo. A corrupção é grande não se dá garantias aos direitos que já são pagos pelo povo uma, duas ou mais vezes. Isso faz com que cada vez mais se distancie a diferença entre classes. 
Você acha que as regiões brasileiras estão efetivamente integradas entre si? Você acha que os brasileiros conhecem o imenso território brasileiro?
Não há uma total integração entre as regiões brasileiras, e os brasileiros não conhecem o território brasileiro por completo, há brasileiros que desconhecem até mesmo seu estado.
2. Observe e analise atentamente a tabela a seguir (veja na pag. 117 do livro-texto da disciplina) e em seguida faça um comentário descrevendo o processo demográfico da população da América Latina e Caribe entre os anos de 1500-2000. (valor 2,0)
Podemos verificar no quadro acima que em 1500 o valor populacional era de 150, o qual foi caindo com o passar dos anos, chegando a 11 nos anos de 1700 e 1750, isto ocorreu devido ao cataclismo biocultural, causado pela europeização da América, em que juntamente com os humanos e suas doenças, foram importados também, espécieis nocivas de plantas, animais domésticos e roedores, e também germes patogênicos. A comunidade indígena que aqui vivia, não tinha contato com nada disso, portanto não tinha adquirido mecanismos biológicos de defesas e reduziu drasticamente. Além da diminuição da população indígena, foi desencadeada também uma mudança drástica no ecossistema, uma vez que vindo os colonizadores, mudaram o plantio e a criação de animais bovinos foi implantada a partir da segunda viagem de Colombo. Vai um longo período para a população voltar a crescer chegando a 475 no ano 2000.
3. Os desmatamentos se constituem em um dos mais sérios problemas ambientais da atualidade. Pesquise e escreva sobre essa questão destacando o Brasil e particularmente a região amazônica. (valor 2,0)
O desmatamento é sem dúvida um grande problema ambiental hoje, 85% da amazônia fica em território brasileiro, dados do site infoescola, aponta cerca de 26000 Km é desmatado todos os anos, esta prática afeta a biodiversidade local, afeta os moradores locais quesem a grande variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta, não conseguem garantir sua sobrevivência. É registrado nos últimos anos a pior seca da região, fazendo com que alguns rios secassem. Quando pensamos que com a seca nos rios a vegetação morre, e a vegetação morrendo diminuem a evaporação necessária para formação das nuvens, chove menos e vira uma bola de neve. É necessário que seja feito algo para mudar esta realidade.
�
4. Analise, a partir do exame da figura que segue (veja as páginas 126-129) a metodologia geral para os estudos da paisagem. (valor 2,0)
�
Paisagem: há uma diversidade de paisagens e múltiplos são as possibilidades de estudos, portanto, podemos destacar algumas etapas para nortear uma metodologia geral de estudos de paisagens. Estas etapas estão descritas no caítulo 8 do livro base da disciplina nas páginas 114 á 117.
Análise: é o passo básico, para a compreensão das paisagens partimos de suas características, que resultam de diversas interações com os elementos que a integram. É importante que se defina com clareza os elementos mais significativos da paisagem. Analisando a estrutura se revela os processos dos sistemas e pode se distinguir uma estrutura natural, que se denomina geoecológica e uma estrutura antrópica ou socioeconômica.
Diagnose: é elaborada a partir dos dados coletados na análise, da qual, requer uma melhor elaboração e hierarquização dos dados das estruturas natural e antrópica, variando de acordo com os objetivos previamente estabelecidos. A diagnose descritiva agrupam as informações que detalham as características da paisagem, tendo como objetivo classificá-las mediante unidades homogênicas, por tipologia ou estado dinâmico. As diagnoses de potencialidade, tem por objetivo definir aptitude ou a capacidade da paisagem em relação às diversas possibilidades da atuação antrópica. 
Correção de Impactos: nesta fase busca-se a correção, eliminação ou amenização de desequilíbrios detectados na diagnose. São os impactos ambientais, causados pelas consequências e modificações que qualquer atuação antrópica produz no meio. 
Prognose: uma elaboração científica que propcia futuros estados de geossistemas tendo em vistas os aspectos evolutivos naturais da paisagem e os aspectos sociais e econômicos que podem vir a modificá-la. Então, a prognose investiga a evolução e o desenvolvimento da paisagem, a fim de, propor alternativas para esta evolução.
Síntese: é a última etapa, a etapa do planejamento de técnicas preventivas adequadas para cada tipo de paisagem, sendo justificada esta fase principalmente nos casos de possíveis derivações antropogênicas negativas apontadas pela prognose.
5. Elabore, a partir de depoimentos de moradores antigos de sua cidade e ou região, um texto visando reconstruir as características relativas à sua paisagem [de sua cidade] no passado. (valor 2,0). Você pode usar fotografias ou desenhos para ilustrar seu texto.
Vestimenta
Alimentação
Meios de transportes mais utilizados
Costumes (festas, cotidiano, laços de amizade e familiares
Lazer
Hábitos sociais
Construção de edificações
Acesso a educação
Relação com recursos naturais (água, vegetação, solo, clima)
Tivemos em nossa cidade, recentimente, um belo trabalho feito na igreja católica