Buscar

Introduçao - Adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: Conceituação e Terminologia
 Os termos e definições utilizados para caracterizar a participação em atividades físicas das pessoas com necessidades especiais são muito variados. Historicamente, a participação de pessoas com deficiência inicialmente tinha um enfoque médico. Os programas eram denominados ginástica médica e tinham a finalidade de remediar doenças, utilizando para tanto exercícios preventivos e corretivos. Esses programas, originados em 2.700 a.C., na China, difundiram-se e sofreram influência de diversas culturas, originando propostas que são encontradas na literatura sob a denominação de Educação Física preventiva, corretiva, ortopédica, reabilitativa, terapêutica, entre outros.
 O termo Educação Física Adaptada surgiu na década de 50 e foi definido pela AAHPERD (American Association for Health, Physical Education, Recreation and Dance), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências.
 Em 1982, as autoras Scaman e DePauw, apresentaram a seguinte definição: “Educação Física Adaptada é a educação física para pessoas com necessidades especiais. São consideradas atividades apropriadas e possíveis as atividades desenvolvimentistas, jogos, esportes e atividades rítmicas. Toda a programação deve ser adequada aos interesses, capacidades e limitações dos estudantes”
 A denominação Educação Física Especial é também bastante difundida em nosso meio. Os termos Educação Física Especial e Educação Física Adaptada são considerados de uso comum, e dada a tendência de participação mais integrada das pessoas com necessidades especiais, a denominação Educação Física Adaptada é mais empregada quando se aborda o tema Educação Física para pessoas com necessidades especiais.
 A elaboração de programas educacionais de atendimento às pessoas com necessidades especiais tem sido baseado na capacidade motora cognitiva do aluno, onde diferentes dispositivos tem sido investigado, na busca de interagir adequadamente com estes sujeitos de modo a minimizar as diferenças na aplicação das atividades, tornando-as exeqüíveis para o alcance dos objetivos de cada etapa do desenvolvimento escolar.
 A Educação Física, no entanto, tem se utilizado da adaptação de atividades, materiais, do local e da instrução com recursos pedagógicos e estratégias de ensino, para elaboração e aplicação d programas denominados de Educação Física Adaptada.
 As atividades oferecidas podem ser entendidas como pedagógicas ou ainda, como terapia integrante de um processo de reabilitação que diferentemente da perspectiva fisioterapêutica, atua indiretamente na recuperação funcional, onde procura identificar a capacidade funcional das pessoas com limitações sensoriais ou motoras e com base nestas informações elabora atividades possíveis a cada grupo, considerando, quando necessárias, as adaptações de materiais, locais, atividades e de instrução, como estratégia de ensino para o aprendizado ou desempenho de uma habilidade motora, com menores restrições na informação ou na realização do movimento. Fato este que torna a Educação Física Adaptada necessária não somente no processo educacional, mas num contexto de equipe multidisciplinar de reabilitação.
 
 No que tange atuação é necessário que o profissional tenha um referencial para compreender as necessidades, as capacidades e o processo de desenvolvimento da pessoa com necessidades especiais e assim saber como elaborar sua intervenção, de modo que para cada grupo com limitações específicas, os recursos a serem utilizados na 
elaboração do programa variem de acordo com as restrições que estas pessoas trazem para executar determinadas atividades motoras e esportivas.

Outros materiais