Buscar

3a Aula de Direito Civil I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3a Aula de Direito Civil I – Profa Bianca Pessanha
Data: 26/02/13
Obs.: Plano de Aula 2 – Relação Jurídica – Pessoa Natural
Conteúdo:
Plano de aula 2 – Relação Jurídica
Para que possamos entender o critério de Relação Jurídica, precisamos entender o conceito da palavra Relação, e partindo deste pressuposto temos que desde a antiguidade, o homem tem a necessidade de se referir a outro, isto é, se dirigir a outro.
Do Latim...
“Relatio = Referir-se”
Nem sempre estas relações aconteceram de forma harmônica, e o homem da antiguidade percebeu que nem sempre as relações eram de cooperação, assim formavam-se os conflitos, e sentiu-se a necessidade da criação de regras a fim de pautar a conduta de relação dos homens em uma sociedade, ou seja, a conduta que cada pessoa deveria seguir. Eis aí o surgimento do Direito Positivo.
Com as leis que pelo tempo foram revogadas em nossa sociedade, formamos o Direito Objetivo. Assim, as relações sociais motivam nossas vidas, como por exemplo um simples namoro ou uma partida de futebol entre amigos. Estas são relações puramente sociais visto o fato de que são entre pessoas e não está previsto na norma jurídica.
Porém, notou-se um novo conceito, o de Relação Jurídica, isto é, relações sociais especiais, dito sociais porque envolvem pessoas, sendo esta relação prevista na norma jurídica, como exemplo podemos citar o matrimônio, uma relação entre pessoas porém com fundamento jurídico.
As relações jurídicas pontilham nosso dia-a-dia, e estas pessoas de Direito se apresentam dividas em dois segmentos, pessoas naturais ou físicas e pessoas jurídicas. Para que haja uma relação social especial, obrigatoriamente temos que ter uma pessoa se dirigindo a outra, sendo a primeira proprietária do direito subjetivo, chamada de sujeito ativo e a segunda pessoa possui o dever jurídico, chamada de sujeito passivo.
As pessoas de Direito pela lei são chamadas de Sujeitos de Direitos, a quem são atribuídas “Direitos” e “Deveres”, em Direito Civil I, temos a divisão do Código Civil em PARTE GERAL & PARTE ESPECIAL, a parte geral se divide nos seguintes elementos:
Das Pessoas
Dos Bens
Dos Fatos Jurídicos

Outros materiais