Buscar

Libras - Fórum D - 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Libras
A língua é concebida como meio para a realização de relações e interações interpessoais para a construção do discurso. Entretanto, é possível compreender que a língua é um dos produtos de uma cultura. Além dela, temos a literatura como elemento cultural dos grupos sociais.
Neste fórum discutam sobre literatura surda, interação linguística e tecnologia. Caso busque alguma fonte, deve ser citada e comentada com as suas próprias palavras.
Literatura Surda
Criada e desenvolvida por e para surdos, foi objetivada a difundir e registrar a cultura, língua de sinais e comunidade surda. As obras referentes à literatura surda retratam cariadas histórias próprias, criada por surdos, ou integrantes da cultura surda, como adaptações de clássicos da literatura repensadas sob a visão da comunidade surda. É de extrema importância que seja utilizada como um importante veículo de alfabetização e letramento dos surdos, pois ele reconhecerá a si e encontrará motivação para a leitura. 
Podemos frisar também que a literatura surda traz sensibilidade aos ouvintes para refletir sobre o tema, por isso é muito interessante indicar a leitura dessas obras em cursos variados, trazendo a noção de respeito às diferenças.
Interação lingüística e tecnologia
A literatura surda se manifesta nas histórias contadas em sinais. Precisamos privilegiar a literatura surda contemporânea. Existem histórias através de mídias diversas ou de textos impressos que apresentam imagens, fotos e traduções para o português. O registro da literatura surda começou a ser possível principalmente a partir do reconhecimento da LIBRAS e do desenvolvimento tecnológico, que possibilitaram formas visuais de registro dos sinais.”
 
http://www.vendovozes.com/2010/10/literatura-surda-parte-i.html
https://escritadesinais.wordpress.com/2010/08/26/literatura-surda/

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes