Buscar

AOL 5 Manejo do solo e Plantas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MANEJO DO SOLO E PLANTAS – AOL 5
Contextualizada
Qual a importância das práticas conservacionistas para a manutenção da produtividade do solo a longo prazo?
O solo é um dos elementos naturais mais importantes para a sobrevivência das espécies. O uso intensivo do solo junto ao desmatamento, queimadas e secas, pode provocar a perda de sua capacidade produtiva. Para a recuperação de sua produtividade, são necessários procedimentos e práticas conservacionistas, que garantem a recomposição das condições físicas, químicas e biológicas da terra. As técnicas conservacionistas mais utilizadas são adubação mineral, plantio em nível, adubação orgânica, pastagem, reflorestamento, adubação verde, sistemas de culturas, calagem, controle de queimadas, cobertura morta, rotação de cultura, pastagens, cordões de vegetação permanente, cultivo mínimo e plantio direto. A escolha dos métodos adequados leva em conta aspectos ambientais e socioeconômicos de cada propriedade.
Outras práticas de conservação do solo.
Plantio em nível - Neste método, o cultivo é realizado em curvas de nível. Essas curvas funcionam como obstáculos à enxurrada, diminuindo sua velocidade. É considerado uma das práticas mais eficientes para a conservação do solo. 
Cobertura morta - Consiste na cobertura do solo com resíduos orgânicos vegetais como serragem, capins, casca de arroz, bagaço de cana-de-açúcar, folhas de espécies caducifólias, resíduos de roçadas e cascas. Estes materiais garantem o controle da erosão, aumento da capacidade de infiltração da água, melhoria da estrutura e fornecimento de elementos nutritivos.
Reflorestamento conservacionista - Áreas degradadas e de baixa capacidade de produção devem ser recobertas com vegetação permanente, com a finalidade de recuperação para aproveitamento futuro. Normalmente é aplicado em nascentes de rios, topos de morros e margens de microbacias hidrográficas.
Pastagem - A criação de pastagens em áreas agrícolas pode ajudar na recuperação de solos degradados. Seus benefícios dependem do manejo racional, que exige práticas corretas de adubação e escolha de vegetação adequada.
Cordões de vegetação permanente - Nesta técnica, as plantas são cultivadas em fileiras (cordões) e curvas de nível, garantindo um controle eficiente da erosão em áreas declivosas. As plantas indicadas para este método são as perenes e de crescimento denso, como cana-de-açúcar, erva-cidreira e capim-gordura.
Pesquise um caso real onde foi necessária uma intervenção por parte de um profissional para auxiliar um produtor a recuperar uma área degradada.
A área degradada está localizada no interior do município de São Gabriel - RS, próximo a estrada que dá acesso ao distrito Tiarajú, Esta degradação desenvolveu-se e agravou-se por consequência da retirada de solo para elevação da estrutura da estrada local, no ano de 2003. Devido a esta ação e a falta de interesse em repor e manter o ambiente natural, além da influência de fatores climáticos e ambientais como também o solo exposto, desencadeou-se a excessiva erosão do solo. A prefeitura do município foi notificada pelo Ministério público para apresentar um projeto de recuperação da área em curto prazo, o que não possibilitou um planejamento estratégico prévio, e obtenção de insumos e mudas em estágios de sucessão adequados. O plano de recuperação da área degrada, foi elaborado em uma parceria com a UNIPAMPA – SG.
Inicialmente foi realizado o levantamento fotográfico e a medição do tamanho da área atual. Depois houveram reuniões, onde estavam presentes discentes, professores e técnicos da UNIPAMPA, nas quais foram discutidas as técnicas e materiais necessários para serem utilizados na execução do projeto. Foram estudados modelos de recuperação para o local e optou-se pelo plantio de mudas em linhas, baseados em um estudo feito por Cavalheiro et al. (2002), onde é mostrado que o plantio de espécies nativas de rápido crescimento apresenta alta eficácia na restauração, contribuindo para o desenvolvimento futuro de espécies vegetais em outros níveis sucessionais. Na lateral do local onde havia um talude, foi escolhida a paliçada como obra de bioengenharia a ser implantada. Consiste em uma estrutura linear, aplicável quando se pretende obter a consolidação superficial de taludes com declives suaves. Tem um método construtivo bastante simples, onde se sobrepõem vários troncos de madeira por trás de fortes estacas verticais previamente cravadas no terreno (FREITAS, 2007). A atividade de implantação ocorreu em duas etapas, na primeira o local foi remodelado com uma retroescavadeira devido a irregularidade do terreno. Realizou-se também a abertura de covas, para o plantio de espécies arbóreas nativas, em linha reta com espaçamento de 2 metros na entrelinha e 3 metros na linha com a ajuda de um coveador acoplado a um trator. Ao final, foi depositado sob toda a superfície da área material vegetal em estágio inicial de decomposição. Realizou-se a estabilização do talude lateral, através da paliçada construída a partir do uso de taquaras e estacas de madeiras, formando a paliçada no sentido perpendicular ao escoamento para impedir a erosão do solo e deslocamento de partículas da parte superior do talude. Na segunda etapa as covas foram preenchidas com substrato à base de cama de cavalo e solo, posteriormente, foi efetuado o plantio de árvores nativas produzidas na estufa da Universidade. As espécies escolhidas foram: Timbaúva, Aroeira vermelha, Guajuvira), Pitangueira, Cerejeira), Ipê roxo, Guabiju, Angico vermelho, Goiabeira, Ingá e Pata-de-vaca. Após o devido plantio das mudas, as mesmas foram cobertas por material vegetal seco. 
Quais práticas você indicaria para um produtor que acabou de adquirir uma área produtiva e deseja conservá-la?
1 - Manejo da paisagem e conservação da água
O agricultor deve planejar sua área produtiva sem desmatar as APPs (áreas de preservação permanente). Com a manutenção das APPs e conservação dos recursos hídricos, aumenta-se a produtividade na propriedade e melhora-se a estrutura do solo, descompactando-o. Isso possibilita uma maior aeração, aumentando a capacidade de armazenamento de água no solo através do sistema plantio direto com rotação de cultura.
 
2 - Adubação verde
Essa prática consiste na semeadura de plantas capazes de fixar nitrogênio atmosférico e incorporá-lo ao solo em rotação de culturas. Ela melhora significativamente os atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Além da ciclagem de nutrientes, do aumento da capacidade de armazenagem de água e da atividade biológica, promoção do sequestro de carbono, redução na infestação de plantas daninhas e agentes patógenos do solo e diminui a evapotranspiração, uma vez que o solo está coberto.
 
3 - Plantio direto
No plantio direto, a semeadura é feita diretamente na palhada. Essa técnica confere cobertura ao solo que é fundamental para evitar a erosão. Esse sistema também dificulta a evaporação de água, aumentando a umidade do solo, tornando o sistema mais equilibrado e com maior capacidade de suportar períodos de déficit hídricos, principalmente durante uma longa estiagem. A palhada, ao se degradar, incrementa o teor de nutrientes e melhora a fertilidade do solo, aumentando a produtividade.
 
4 - Integração lavoura-pecuária (ILP)
A ILP é um sistema onde áreas de pastagem de baixa produtividade são utilizadas no cultivo de grãos, melhorando toda a parte química, física e biológica do solo. O cultivo de braquiária de maneira alternada, por exemplo, melhora o solo, tornando-o mais produtivo. Com isso, melhora-se a cobertura do solo e a cultura ainda serve de alimentação para o gado durante o período de entressafra, quando a pastagem costuma sofrer com períodos de estiagem.
 
5 - Rotação de cultura
Alternar as culturas é eficaz para ter uma melhor reciclagem de nutrientes e sair daquela ‘dobradinha soja e milho’, que pode esgotar, reduzindo a matéria orgânica do solo. Além de repor matéria orgânica do solo, a rotação ainda ajuda no controle de planta daninhas, doenças e pragas, melhoraas características físicas, químicas e biológicas do solo, e ajuda na viabilidade do sistema de plantio direto.
 
6 - Compostagem
A compostagem se caracteriza pela utilização de resíduos como adubo. Podem ser sobras do beneficiamento de soja, milho, aveia e sorgo. A compostagem também melhora a qualidade do solo, ajudando a repor nutrientes por meio da matéria orgânica e favorece os microorganismos benéficos.
 
7 - Fulvumin
Fulvumin é um Fertilizante Orgânico para Fertirrigação que melhora a estrutura do solo. Os ácidos orgânicos presentes no Fulvumin favorecem a agregação dos colóides do solo, incrementando a porosidade, que cria espaço para a circulação de ar e água. 
 
Benefícios do Fulvumin :
 
- Melhoram a retenção de água e nutrientes pelos colóides do solo: Incrementam a CTC do solo, o que favorece a absorção de nutrientes e moléculas de água em suas superfícies, potencializando o poder tampão e a capacidade de retenção de água.
- Favorecem o desenvolvimento de microrganismos benéficos ao solo: Fonte de carbono disponível para fungos e bactérias do solo.
- Melhoram o crescimento das plantas: Favorecimento do metabolismo vegetal, incrementando a expressão e atividade de enzimas relacionadas ao metabolismo do carbono e do nitrogênio. 
- Favorecem o crescimento do sistema radicular: Ação auxino-símile, ligando-se aos receptores celulares de auxina, o que favorece a emissão de raízes laterais e a proliferação de pêlos radiculares (alterações benéficas da arquitetura radicular)
- Melhoram a absorção de nutrientes pelas raízes: Através de interações a nível de membrana, a expressão e atividade de proteínas relacionadas ao transporte primário e secundário de nutrientes é incrementada. E através da formação de complexos solúveis com micronutrientes, os quais reduzem as suas perdas e podem ser absorvidos pelo sistema radicular (ação complexante e carreadora).
Uma lavoura que aplica práticas de conservação do solo, além de aumentar sua produtividade, evita uma grande quebra de produção quando temos condições climáticas adversas.
https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-praticas-conservacionistas-solo/
https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/14151/seer_14151.pdf
https://www.uniagronegocios.com.br/noticias/detalhe/conservacao-do-solo-para-aumento-da-produtividade

Outros materiais

Outros materiais