Buscar

ATIVIDADE 03 - HIDROLOGIA HEDYLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR
DISCIPLINA: HIDROLOGIA
ALUNO (A): HEDYLA CLARISSE NUNES DA COSTA
ATIVIDADE 03 – PERGUNTA
A regularização de vazões assume um papel de importância nas regiões urbanizadas. A intensidade com que isso se dá depende diretamente também da intensidade com que o homem interfere no meio ambiente. Essa interferência ocorre em função da urbanização e é representada pelo asfaltamento de vias urbanas, pelo desmatamento para a instalação de núcleos habitacionais etc. No entanto, essas ações de intervenção predatória junto ao meio ambiente não são de todo inevitáveis.  
Cabe ao ser humano, que realiza essas ações, pensar e agir em função de que isso não ocorra, ou, pelo menos, que aconteça de maneira que afete o mínimo possível. Com base no que foi estudado nesta unidade e, considerando o que acima foi descrito, estabeleça pelo menos dois fatores positivos que a técnica da regularização de vazão de rios pode contribuir frente ao assunto. 
ATIVIDADE 03 – RESPOSTA
O estudo da regularização de vazões se constitui em um importante aliado do engenheiro quando é necessário resolver o grave problema de cursos d'água que são utilizados como por exemplo para construção de reservatórios de abastecimento e possuem um comportamento diferente para a estação das cheias e das secas.
Segundo Barbosa Jr, a regularização das vazões naturais é um procedimento que visa a melhor utilização dos recursos hídricos superficiais. Para esse fim, é necessário promover-se o represamento das águas, através da construção de barragens em seções bem determinadas dos cursos d’água naturais.
As barragens construídas para armazenar e controlar especificamente água se destinam geralmente ao abastecimento doméstico e industrial, à irrigação, à navegação, à recreação, ao controle de sedimentação, ao controle de cheias e à produção de energia elétrica. 
Algumas barragens têm apenas uma função e são assim conhecidas como "barragens de função única". Atualmente, as barragens são construídas para servir a diversas funções e são, por isso, conhecidas como "barragens de usos múltiplos", que é o caso da Usina de Três Marias (a regularizações de vazões, a navegação interior e a produção de energia elétrica).
Outra estrutura utilizada como técnicas de regularização de vazão são as adutoras, conhecidas como estruturas que fazem parte da rede de abastecimento de água. As mesmas tem o objetivo de transportar água que esteja em um reservatório até ao local onde vai ocorrer o seu tratamento e posteriormente será consumida pelos canais de consumo. Esse sistema de adutoras é mais utilizado em regiões com maior escassez de recursos pluviais.
Sendo assim, as barragens e adutoras são estruturas muito praticadas para a busca pela resolução de regularização de vazão de rios, buscando sanar as necessidades hídricas de determinado local, contribuindo assim para um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados, limitando ao máximo os desperdícios hídricos.

Continue navegando

Outros materiais