Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aap4 - Anatomofisiologia do Aparelho Neurolocomotor

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aap4 - Anatomofisiologia do Aparelho Neurolocomotor
 Gabarito: D B E E
1)A perda progressiva da estrutura ou funcionamento dos neurônios, incluindo a morte da célula, em certos casos, é considerada irreversível devido à plasticidade metabólica limitada desses corpos celulares. Porém, um estudo mostra que os neurônios podem neutralizar a degeneração e promover a sua sobrevivência, adaptando seu metabolismo.
Mantendo a sua principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas, e em virtude dessa capacidade o que conseguimos realizar a leitura de um texto e compreendê-lo. As células nervosas, são os responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Essas células apresentam três partes básicas e distintas: o corpo celular, dendritos e axônio. A importância do sistema nervoso se dá em razão desse sistema controlar e ordenar as funções do nosso corpo humano, perceba que sempre quando acontece um estímulo o nosso sistema nervoso responde de alguma forma.
 
Tomando como referência o texto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(  ) Durante toda a evolução do sistema nervoso central desde a fase embrionária até a maturação completa algumas partes se desenvolvem para formar as estruturas.
(  ) O telencéfalo e o diencéfalo originam o cérebro, os hemisférios são de origem telencefálicas.
(  ) O metencéfalo origina o cerebelo e a ponte, já o mielencéfalo dá origem ao bulbo.
(  ) Para a formação da medula espinal, o tubo neural da medula primitiva é evoluído para medula espinal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a) V – V – F – F.
· b) F – F – V – V.
· c) V – F – V – F.
· d) V – V – V – V.
· Alternativa assinalada
· e) V – V – V – F.
2)Os neurônios são geralmente considerados células com capacidade muito limitada de adaptar seu metabolismo energético. Por outro lado, para algumas doenças neurológicas, muitos estudos apontam que a disfunção mitocondrial pode ser tolerada por longos períodos. Ainda há questionamento se os neurônios em degeneração podem ativar um programa de “resiliência metabólica”.
No sistema nervoso a unidade morfofuncional é o neurônio, são células extremamente excitáveis que se comunicam entre si ou com células efetuadoras. Apesar de serem um sistema de alta complexidade os neurônios são divididos em três tipos: aferente e eferente, órgão efetuador e de associação.
O tecido nervoso é formado pelos neurônios e pela as células gliais que ocupam os espaços entre os neurônios, com função de sustentação, revestimento, além de modular as atividades neuronal e de defesa. A importância do sistema nervoso se dá em razão desse sistema controlar e ordenar as funções do nosso corpo humano, perceba que sempre quando acontece um estímulo o nosso sistema nervoso responde de alguma forma.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I - O neurônio do tipo aferente tem como função levar o impulso elétrico para o órgão efetuador, que pode ser um músculo ou uma glândula.
II- O neurônio do tipo eferente tem a função de levar a informações (modificações no ambiente externo para o meio interno) ao sistema nervoso central.
III - O neurônio do tipo de associação realiza a conexão entre os neurônios, sendo eles o de maior quantidade no ser humano, pois permitiram desenvolver as funções psíquicas.
IV - Durante toda a evolução do sistema nervoso central desde a fase embrionária até a maturação completa algumas partes se desenvolvem para formar as estruturas.
V - O telencéfalo e o diencéfalo originam o cérebro, os hemisférios são de origem telencefálicas.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Apenas a afirmativa III, IV e V estão corretas.
Alternativa assinalada
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
3) O tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas. É graças a esse tecido que conseguimos realizar a leitura de um texto e compreendê-lo. As células nervosas, são os responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Essas células apresentam três partes básicas e distintas: o corpo celular, dendritos e axônio. A importância do sistema nervoso se dá em razão desse sistema controlar e ordenar as funções do nosso corpo humano, perceba que sempre quando acontece um estímulo o nosso sistema nervoso responde de alguma forma.
 
Tomando como referência as vias de transmissões dos impulsos elétricos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(  ) O neurônio do tipo aferente tem a função de levar a informações (modificações no ambiente externo para o meio interno) ao sistema nervoso central.
 
(  ) O neurônio do tipo eferente tem como função levar o impulso elétrico para o órgão efetuador, que pode ser um músculo ou uma glândula.
 
(  ) O neurônio do tipo de associação realiza a conexão entre os neurônios, sendo eles o de maior quantidade no ser humano, pois permitiram desenvolver as funções psíquicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a) V – V – F.
b) F – F – V.
c) F – V – F.
d) V – F – V.
e) V – V – V.
Alternativa assinalada
4) Uma das causas da paraplegia é a lesão da medula espinhal, causada pela danificação de vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral. Quando a pessoa perde completamente o movimento das pernas e até dos braços, nos casos de tetraplegia. A medula é responsável por transmitir os impulsos do cérebro para os membros, por isso os movimentos cessam quando ela se rompe. Em tese as pernas e braços continuam funcionais, mas não são usados porque o o caminho que transmite os comandos foi partido. A medula espinal é uma continuação do tronco encefálico, que passa pelo forame magno na base do crânio até à vértebra, terminando como cone medular. Outra estrutura que tem o formato de um fino fio que se estende da ponta do cone medular até a primeira vértebra coccígea e apoia a medula espinal em seu lugar, e todo sistema nervoso a medula espinal também possui substancia branca e cinzenta
 
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
 
I - A substancia cinzenta fica mais na região central da medula, sendo formados por corpos celulares neuronais.
II - A substancia branca fica entorno da substancia cinzenta, ao contrário da estrutura encefálica é formado por axônios e conectam o cérebro com resto do corpo.
III - A medula espinal também possui meninges como no encéfalo.
IV - A camada mais externa é a dura-máter, intermediaria é a aracnoide, e a mais profunda é a pia-máter.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Alternativa assinalada