Buscar

Questão história da Enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão: 1 - O padrão moral e intelectual das mulheres partiram com Florence para esse tipo de atividade era submetido a exame criterioso. Elas deveriam ter abnegação absoluta, altruísmo, espírito de sacrifício, integridade, humildade e, acima de tudo, disciplina (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre a história de Florence Nightingale
a)Quando a Guerra da Criméia explodiu, os correspondentes de guerra escreveram a respeito da maneira respeitável pela qual os soldados doentes e feridos eram cuidados pelo Exército Inglês.
b)Florence conhecia o conceito de contato por microoganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.
c)Ao longo do seu período de vida, Florence escreveu intensamente sobre hospitais, medidas sanitárias, saúde e estatísticas de saúde, e especialmente sobre a enfermagem e o ensino em enfermagem. correta
d)Florence Nightingale, já então uma autoridade reconhecida em cuidados hospitalares, escreveu para seu amigo Sir Sidney Herbert que era então o Secretário da Guerra e ofereceu-se para levar um grupo de 58 enfermeiras para a Guerra da Criméia. correta
Questão: 2 - Na Imagem Religiosa a necessidade de auxílio e de redenção aos sofrimentos, aliada à sensibilidade mística do povo, encontra expressão na religião cristã que começou a progredir. (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a afirmativa CORRETA sobre a Imagem Religiosa: 
a)A desobediência aos preceitos religiosos eram absolutos.
b)Algumas diaconisas possuíam um poder aquisitivo baixo e fizeram poucas contribuições para a caridade e para a Enfermagem naquela época.
c)As diaconisas por visitarem os doentes nas residências, são reconhecidas como o primeiro grupo organizado de Enfermeiras de Saúde Mental.
d)As diaconisas praticavam trabalho de caridade: incluíam alimentar os pobres, visitar prisioneiros, abrigo, cuidar dos doentes e enterrar os mortos.
Questão: 3 - Ana Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu na Bahia, em 13 de Dezembro de 1814. Era filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria das Virgens. Casou-se em 1837 com o oficial da armada Isidoro Antônio Néri, tendo enviuvado aos 30 anos em 1843. Teve três filhos, dos quais dois eram médicos militares e um oficial do exército que atuaram na Guerra do Paraguai. Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre Ana Néri: 
a)Ana Néri morreu em São Paulo, no dia 20 de Maio de 1880 aos 66 anos de idade.
b)Ana Néri vai a guerra porque ficou viúva e teve o desejo de ajudar e cuidar de pessoas menos favorecidas.
c)No dia do enfermeiro são prestadas homenagens especiais à memória de Ana Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. correta
d)Getúlio Vargas, assinou o decreto que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado em 25 de março.
Questão: 4 - O povo grego dominava a filosofia, as ciências, as letras e artes, se estendendo também no campo da medicina. Diante desta afirmação marque a sentença CORRETA sobre o povo grego: 
a)Desenvolveram a teoria humoral e teve como grande precursor: Hipócrates. correta
b)Classificavam o coração como o centro da circulação e reconheciam ato respiratório como importante.
c)Havia a crença em dois princípios: o do bem (Ormuzd) e do mal (Ahriman).
d)Qualquer doença considerada naquela época como contagiosa, era recomendado um isolamento neste povo.
Questão: 5 - As concepções teórico-filosóficas da Enfermagem desenvolvidas por Florence apoiaram-se em observações sistematizadas e registros estatísticos, extraídos de sua experiência prática no cuidado aos doentes e destacavam quatro conceitos fundamentais: ser humano, meio ambiente, saúde e Enfermagem (GEOVANINI, 2002). Além destes conceitos Florence trabalha também com os conceitos de doença, sociedade e ambiente. Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre a Teoria Ambientalista de Florence:
a)O ambiente segundo Florence no âmbito do processo de enfermagem deve levar em consideração o paciente no seu contexto.
b)Florence cita os elementos ambientais que ajudam na saúde, tais como a sujeira, a umidade, a baixa temperatura, as correntes de ar, as emanações, barulho e a escuridão. correta
c)Os três componentes: físico, social e psicológico precisam ser entendidos como inter-relacionados, e não como partes distintas na Teoria de Florence.
d)Florence diminuiu quantitativamente o percentual de mortes na guerra da Criméia (de 42% para 2%). 
Questão: 6 - A trajetória de Ana Néri não se superpõe à Guerra do Paraguai ou está subjacente a ela. Na verdade, ela permeia o grande conflito armado (um dos mais longos e cruentos que a humanidade já conheceu), é parte integrante ele (LOUREIRO, 2002). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre Ana Néri: 
a)Ana Néri tinha posses, com seus recursos montou na capital conquistada, na própria casa onde morava, uma enfermaria limpa e modelar.
b)Onde não havia hospitais, Ana Néri improvisava um, e não se poupava na dedicação aos feridos.
c)Ana Néri trabalhou, abnegadamente, até o fim da guerra, na qual perdeu seu filho.
d)Logo após da guerra terminada Ana Neri voltou para seu lar e revoltada pela perda de seu filho. correta
Questão: 7 - O meio é encarado como uma maneira de estimular o desenvolvimento da saúde. Esta foi à afirmação característica sobre a Teoria de Florence que prezava o ambiente. Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre a ENFERMAGEM DA DOENÇA na Teoria Ambientalista de Florence: 
a)É visto como essencial na prevenção de doenças e refere-se especialmente à coleta de dados, na qual a enfermeira deve empregar todo seu poder de observação.
b)Um ambiente negativo poderia causar estresse físico, daí afetando o emocional do paciente.
c)É a arte e ciência que requer uma educação formal, organizada e científica para cuidar dos que sofrem com a doença. correta
d)Requer algum ensino prático, tem por objetivo a prevenção de doenças e pode ser praticada por todas as mulheres.
Questão: 8 - As práticas de saúde monástico-medievais focalizou a influência dos fatores socioeconômicos e políticos do medievo e da sociedade feudal nas práticas de saúde e as relações destas com o cristianismo. Esta época corresponde ao aparecimento da Enfermagem como prática leiga, desenvolvida por religiosos e abrange o período medieval compreendido entre os séculos V e XIII (GEOVANINI, 2002). Diante desta afirmação marque a alternativa INCORRETA sobre o Período da Unidade Cristã: 
a)No Edito de Milão foi proibido aos cristãos a liberdade de culto e desencorajou a fundação de hospitais cristãos. correta
b)As diaconias eram lugares onde se excluíam os doentes visando esconder a situação social que estes viviam.
c) O diaconato representou uma falsa revolução social pelo conjunto de serviços e assistências organizado e mantido pelo pela generosidade dos primeiros cristãos.
d)As abadêssas eram as diretoras dos conventos femininos. Atuaram no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes.
Questão: 9 - Ana Néri não se superpõe à Guerra do Paraguai ou está subjacente a ela. Na verdade, ela permeia o grande conflito armado (um dos mais longos e cruentos que a humanidade já conheceu), é parte integrante ele (LOUREIRO, 2002). Diante desta afirmação marque a opção INCORRETA sobre Ana Néri: 
a)Ana Néri teve três filhos, dos quais dois eram médicos militares e um oficial do exército.
b)Ana Néri ficou viúva aos 55 anos em 1843. correta
c)Ana Néri casou-se com o oficial da armada Isidoro Antônio Néri.
d)Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu na Bahia, em 13 de Dezembro de 1814.
Questão: 10 - Nada é tão instigante e motivador para que descubramos nossa identidade profissional quanto estudar as raízes ou origens da enfermagem. Se hoje a história da enfermagem se encontra mais reconhecida e respeitadapela sociedade do que no passado, certamente foi porque construiu sua trajetória com a força de pessoas pioneiras (OGUISSO et al, 2007). Assim se faz nossa trajetória profissional. Diante desta afirmação marque a afirmação INCORRETA sobre cuidar e cuidado: 
a)À medida que se constitui a vida de um grupo, nasce todo um ritual, toda uma cultura que programa e determina o que se considera bom ou mau para manter a vida.
b)Estes cuidados fundam-se em toda a espécie de hábitos de vida, costumes, crenças.
c)Sobre o discernimento da natureza dos cuidados temos àqueles cuidados inconseqüentes que não tem outra função para além de sustentar a vida (alimentação, hidratação, calor, luz, afeto, dormir, relação com o outro). correta
d)Sobre o discernimento da natureza dos cuidados temos àqueles cuidados cotidianos e habituais ligados as funções de manutenção e continuidade da vida.,

Outros materiais