Buscar

AOL 1 Literatura infantil

Prévia do material em texto

1. processo de resgate do folclore nacional, foi muito influenciada pelos elementos românticos da época. Até mesmo escritores clássicos, como Charles Perrault, produziram em constante negociação com todo o contexto no qual orbitavam. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função da literatura infantil, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a obra literária é limitada à formação do autor que a produziu.
2. 
o monologismo marca a relação do escritor com sua produção literária.
3. 
o escritor se atualiza de acordo com o meio social.
4. 
a literatura infantil oitocentista distancia-se dos anseios dos leitores do século XX.
5. 
a literatura infantil segue influências diferentes da literatura para adultos.
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
 “As obras de Monteiro Lobato são de estilo único, a exemplos de narrativas como A Menina do Narizinho Arrebitado e Emília no País da Gramática. Nessas narrativas aventurescas encaixam-se situações, personagens e celebridades que nasceram da invenção de Lobato ou vivem na memória dos tempos (na História, na Lenda, na Literatura ou no Mito). E aí está a maior originalidade de Monteiro Lobato: redescobrir realidades estáticas, cristalizadas pela memória cultural, e dar-lhes nova vida, em meio às “reinações” do pessoalzinho que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
Fonte: COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Manole, 2010, p. 89.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a literatura infantil brasileira, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Lobato apresenta o lado lúdico da literatura sem problematizar a realidade, criando um marco para se aproveitar a literatura de entretenimento.
2. 
Lobato apresenta concepção de literatura para além do caráter nacionalista, valorizando a vivência da criança a partir do meio sociocultural.
3. 
Lobato possui personagens que se limitavam a proporcionar o encantamento da população juvenil, visando seu entretenimento.
4. 
Lobato ficcionaliza as propostas pedagógicas em moda à época, diluindo a ideologia dos valores pátrios em meios às obras de ficção.
5. 
Lobato resgata clássicos infantis com o propósito de contextualizar a literatura brasileira com a mundial, copiando os cânones.
3. Pergunta 3
/1
Há uma discussão constante sobre o papel da escola e sua relação com o texto literário. Muito se discute a respeito de qual texto deve ser utilizado para o desenvolvimento das capacidades de leitura. O mau uso do texto literário em sala de aula faz com que o aluno tenha apreensão ao material didático. É por isso que o texto infantil, o qual promove um diálogo com o mundo da criança, apresenta propostas vantajosas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, é possível afirmar que o texto infantil favorece o rompimento do estigma da resistência à literatura, porque:
Ocultar opções de resposta 
1. 
padroniza por meio de uma linguagem normativa as experiências do dia a dia.
2. 
contextualiza por meio de uma linguagem simbólica o cotidiano do indivíduo.
3. 
homogeneíza os saberes e os converte em um texto plurissignificativo para todas as idades.
4. 
reflete as experiências dos adultos no contexto da vivência infantil.
5. 
translitera e contextualiza o mundo real, criando um mundo factual diferente do cotidiano.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“Do ponto de vista cultural, surge a leitura como inserção do domínio da escrita nas práticas culturais do meio imediato. Apoiam-se as aprendizagens da leitura sobre as aquisições culturais de cada leitor, mais que sobre o treinamento escolar de uma técnica de decifragem. O encontro com a escrita significa remodelar o horizonte cultural de referência ao contato de outro universo cultural a que a leitura dá acesso. Assim se converte a leitura em busca assídua da extensão das referências imediatas do meio em que se vive.”
Fonte: MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2003, p. 56.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
era no espaço do jornal que contos de fadas eram transmitidos por um viés lúdico, motivo de atingirem grande parte da população.
2. 
muitos dos textos literários divulgados nos jornais transmitiam lendas e fábulas após uma releitura romântica.
3. 
muitos dos contos de fadas eram divulgados na brevidade do espaço jornalesco, objeto de leitura da maior parte da população.
4. 
havia concursos literários nas escolas recém-fundadas, motivo desse público recém-letrado ter contato com essa literatura.
5. 
os filhos do operariado, em processo de alfabetização, tinham contato com uma literatura que transmitia valores burgueses.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“[...] a escola era terrível, seria melhor se ficássemos em casa, no quintal, lendo. Mas era divertido quando brincávamos com os vocábulos: na biblioteca havia livros, e as palavras eram como doces infinitos que a gente guardava por um instante antes de se deliciar... mas às vezes jogávamos na cara dos outros essas descobertas, de propósito, cuspindo.”
Fonte: LUFT, L. “Senhores das Palavras”. In: Em outras palavras. Record: Rio de Janeiro, 2006, p. 52.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) É por meio do texto literário que o leitor pode refletir para além dos saberes escolares.
II. ( ) Na escola, a padronização dos saberes em ciclos associou o estudo de literatura ao da língua.
III. ( ) A necessidade de capacitação do século XIX remeteu a literatura, principalmente a infantil, a uma função utilitarista.
IV. ( ) Há projetos, desde o século XIX, que consideram o texto literário na formação da criança.
V. ( ) Muitos textos voltados para o público infantil tem um direcionamento mais doutrinário do que lúdico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V, F, V.
2. 
V, V, F, F, V.
3. 
V, F, V, F, V.
4. 
F, F, V, V, V.
5. 
V, V, F, F, F.
6. Pergunta 6
/1
Há correlação entre a formação do indivíduo e a prática da leitura na mais tenra infância. A criança apresenta um vasto potencial para desenvolver precocemente habilidades e práticas de leitura por meio de motivações e estímulos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estatuto da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir:
I. A literatura é um modo de adquirir o hábito de leitura da criança e do jovem, e promover a construção do sujeito.
II. É importante instalar-se o hábito de leitura na criança e no adolescente, pois é por meio das obras literárias que se permite conhecer e descobrir o mundo, de maneira a perceber que a literatura é vinculada à cultura e à sua época.
III. É importante ensinar crianças e jovens a adquirirem o gosto pela leitura, mas de maneira que reconheçam que a leitura é um instrumento de aprender os códigos linguísticos.
IV. A prática da leitura possibilita o desenvolvimento precoce da imaginação, o que está atrelado ao desenvolvimento de diversas outras habilidades cognitivas.
V. A literatura deve ser trabalhada fora da contextualidade do mundo real, pois o mundo lúdico interfere na percepção do mundo real e, consequentemente, prejudica o indivíduo em seu processo formativo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
IV e V.
2. 
I, II e IV.
3. 
I, III e V.
4. 
III e IV.
5. 
II e III.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
 “Consta-me que a prioridade inicial deveria ser capacitar leitores inconsistentes, determinados, cheios de dúvidas, atentos para o potencial que uma história pode abordar, competentes para entender o motivo de não terem aproveitado ao máximo determinada história. Texto literário é arte, é prazer,e cabe à escola abraçar essa marca educativa, o que envolve, também, ensinar a gostar e a criticar”. 
Fonte: ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995, p. 148.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as formas como a literatura infantil foi utilizada no decorrer das épocas, tendo como base as premissas da função da literatura infantil, e associe-as com suas respectivas características.
1) Leitura utilitarista.
2) Leitura cultural.
3) Leitura sociológica.
4) Leitura filosófica.
5) Leitura histórica.
( ) Muito do potencial dos contos de fadas foi utilizado como forma de representar as relações familiares nas respectivas sociedades, a exemplo do conto O gato de botas.
( ) Vários escritores, como Monteiro Lobato na obra A menina do narizinho arrebitado, trabalharam o texto literário tendo como premissa leituras que envolviam as transformações sociais.
( ) No decorrer da formação do arcabouço literário infantil brasileiro, houve casos de textos utilizados em prol da visão utilitarista e doutrinária, a exemplo da obra Contos Pátrios, de Olavo Bilac.
( ) Diferentes escritores também utilizaram o texto infantil para apontar eventos históricos, como a modernização do Brasil e as transformações do campo, presentes em textos como Taja e sua gente, de José J. Veiga.
( ) Há obras nas quais a linguagem lírica é utilizada em prol do estudo sobre a organização do mundo, como as ideias são formadas e como as mentalidades se desenvolvem, a exemplo da obra O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 4, 5, 3.
2. 
3, 4, 2, 1, 5.
3. 
2, 3, 1, 4, 5.
4. 
5, 1, 3, 2, 1.
5. 
2, 3, 1, 5, 4.
8. Pergunta 8
/1
Há uma relação muito próxima entre o desenvolvimento da literatura infantil e o século XIX, também conhecido como século de ouro para esse gênero literário. Cabe abordar como os textos eram carregados de um caráter nacionalista em sua formação, pois era necessária a busca de um folclore que justificaria os verdadeiros valores nacionais. Não é incomum compreender esse elemento da seguinte forma: o ideal dos valores renascentistas, transmitido por meio de lendas e fábulas grego-latinas, passa a ser substituído por um ideal romântico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene as etapas a seguir de acordo com a origem da literatura infantil e como ela se relacionou com as transformações sociais do século XIX:
( ) Com o surgimento e amadurecimento dos modernos estados nacionais, há a busca pelos valores “originais” de determinado povo, o que agregará valores considerados os legítimos da terra.
( ) Exemplo disso é como muitas obras direcionadas hoje para crianças agregam o ar romântico da superação e da aventura.
( ) A produção dos irmãos Grimm mescla características românticas e folclóricas, recolhendo lendas e contos orais, registrando-os e transmitindo-os para a população em geral. 
( ) O século XIX, fruto cultural das “Revoluções Burguesas”, trouxe uma nova forma de se entender o mundo, e isso teve reflexos na literatura. 
( ) Essa literatura trará novas questões para o texto literário, como o sentimentalismo e o individualismo. Há, por exemplo, narrativas que promovem uma relação entre os conflitos do cotidiano, e o embate com a natureza.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 5, 3, 1, 2.
2. 
2, 5, 3, 1, 4.
3. 
1, 5, 2, 3, 1.
4. 
3, 2, 1, 5, 4.
5. 
2, 3, 1, 4, 5.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“Ao se divulgar como obra¬ prima da Literatura Infantil, Alice no País das Maravilhas perdeu o estilo peculiar de Carroll: a verdadeira intencionalidade da criação realizada desapareceu completamente. O que ficou foi o sentido do mágico, do maravilhoso ou do absurdo que pode ser encontrado dentro do cotidiano comum e prosaico; e que Carroll foi um dos que primeiro o descobriram para o mundo de ontem e de hoje”.
Fonte: COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Manole, 2010, p. 12.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre contos de fadas, dos primórdios aos dias de hoje, é possível afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
as experimentações de Carroll possibilitaram a superação do caráter formativo-ideológico do texto infantil.
2. 
a escrita de Carroll promoveu uma integração entre literatura infantil e religiosa, por meio da cultura local.
3. 
os contos de Carroll mesclam marcas do texto oitocentista com elementos grego-latinos.
4. 
por meio de seus contos, Carroll agregou o ludismo ao texto infantil, desbravando, assim, novos caminhos.
5. 
foi a partir de Carroll que se estabeleceu o conceito de infância na literatura, ao se abordar a visão da criança.
10. Pergunta 10
/1
Questão 11
Há toda uma relação entre a evolução social e a produção literária. Devemos entender, antes de qualquer coisa, que a escrita sempre esteve associada a pequenos grupos: sacerdotes, nobreza intelectualizada, poetas apoiados por mecenas. Progressivamente, com o domínio mais amplo, ocorrerá a sofisticação desse texto, de modo a não se limitar apenas ao deleite, mas a uma função social do texto. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os elementos a seguir de acordo com a sequência que estatuto da literatura infantil estabelece a progressão do indivíduo em relação ao universo da leitura:
( ) Descoberta. 
( ) Impulso.
( ) Apreensão. 
( ) Percepção.
( ) Imagem. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 5, 1, 2
2. 
4, 3, 1, 2, 5
3. 
1, 4, 2, 3, 5
4. 
1, 2, 3, 4, 5
5. 
4, 1, 3, 2, 5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes