Buscar

AV2 - Micro biologia

Prévia do material em texto

1 - Observe o gráfico acima obtido a partir dos dados de incidência de casos de Meningite no Estado de São Paulo, no período compreendido entre os anos de 1990 a 2005. Fonte: SINANWD.D.T.R/CVE. Pode-se observar no gráfico uma comparação entre os casos de meningite bacteriana (verde) e meningite viral (amarelo). Em relação à análise do gráfico, foram feitas as seguintes afirmativas:
 
I- Entre os anos de 1994 e 1995 a incidência de meningite bacteriana representava cerca de 50% do total de casos de meningite.
II- A partir de 1998 houve um nítido decréscimo percentual dos casos de meningite bacteriana.
III- No ano de 2005 somente cerca de 30% dos casos de meningite eram do tipo meningite bacteriana.
IV- O decréscimo percentual dos casos de meningite bacteriana a partir de 1998 reflete o sucesso de imunização obtido com campanhas de vacinação contra meningite meningocócica.
V- Pode-se afirmar que desde 1998 a maioria dos casos de meningite ocorridos no estado de São Paulo é de origem viral.
Assinale a única opção CORRETA após observação e análise do gráfico e das afirmativas feitas:
 
a) são corretas APENAS as afirmativas I, II e III
b) todas as afirmativas estão corretas
c) a alternativa V é incorreta
d) todas as afirmativas são FALSAS
e) são corretas APENAS as afirmativas I, II, III e IV
2 - Um indivíduo apresentando fraqueza, náuseas, febre, icterícia, inchaço e dor abdominal foi examinado por um clínico que solicitou alguns exames, cujos resultados estão abaixo: 
provas bioquímicas: dosagem de bilirrubina, transaminases e lactato desidrogenase. Resultados: valores elevados para todos os ítens 
marcadores sorológicos : anticorpos IgM anti vírus hepatite A positivo (reagente)
anticorpos IgG anti vírus hepatite A negativo (não-reagente)
anticorpos IgM anti vírus hepatite B negativo (não-reagente)
anticorpos IgG anti vírus hepatite B negativo (não-reagente)
Pelos dados acima, podemos concluir que a patologia apresentada por esse indivíduo, a fase clínica e o modo pelo qual ele se contagiou podem ser completados com a alternativa:
a) hepatite B - fase aguda - contágio sexual
b) hepatite A - fase aguda - contaminação oro-fecal
c) hepatite A - fase crônica - contaminação oro-fecal
d) hepatite B - fase crônica - contaminação oro-fecal
e) hepatite A - fase crônica - contaminação sexual
3 - A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Essa espécie bacteriana apresenta grande quantidade de lipídeos na parede celular que respondem pela característica do álcool-ácido resistência, bem como pela resistência ao ressecamento e a desinfetantes. A tuberculose é uma doença infecciosa que pode atingir pulmões, rins, tecido ósseo, pele e exige um tratamento por antibioticoterapia conjugada (geralmente 3 tipos de antimicrobianos distintos), sendo o tratamento de longa duração, (no mínimo de 6 meses). Dentre os seguintes procedimentos:
1. Vacina BCG
2. Teste PPD
3. Punção venosa
4. Cultura de material proveniente do sítio da infecção
5. Bacterioscopia (= baciloscopia) de material proveniente do sítio da infecção
6. Exame de Raio X do tórax
7. Hemograma
São considerados métodos úteis para auxiliar o diagnóstico da tuberculose: Selecione a opção que contenha SOMENTE os métodos válidos para auxiliar o diagnóstico da tuberculose.
 
a)1 2 4 5 6 7
b)3 4 5 6
c)2 3 4 5 6
d)1 2 3 4 e 5
e)2 4 5 6
4 - Mycobacterium tuberculosis é a espécie bacteriana causadora da tuberculose. Essa espécie bacteriana possui afinidade pelo Oxigênio e, devido a isso, boa parte dos processos infecciosos se desenvolve nos pulmões, embora outros sítios anatômicos também possam ser acometidos (rins, ossos, pele, etc). Um paciente, com suspeita de tuberculose pulmonar foi encaminhado a um laboratório de microbiologia para a realização de baciloscopia a fim de confirmar o diagnóstico da doença. A presença da bactéria causadora da tuberculose a partir da baciloscopia do escarro foi evidenciada utilizando-se: 
a)coloração de Ziehl-Neelsen, que corou os bacilos não álcool-ácido resistentes em violeta.
b)coloração de Ziehl-Neelsen, que corou os bacilos álcool-ácido resistentes em vermelho.
c) coloração de Gram, que corou os bacilos não álcool-ácido resistentes em violeta.
d)coloração de Ziehl-Neelsen, que corou os bacilos álcool-ácido resistentes em azul.
e)coloração de Gram, que corou os bacilos álcool-ácido resistentes em vermelho.
5 - Uma criança, submetida a amidalectomia (cirurgia para extração de amídalas), sofreu posteriormente um quadro de sepse (infecção generalizada com presença de bactérias na corrente sanguínea). O resultado da hemocultura (cultura bacteriana realizada a partir do sangue colhido da paciente) revelou o agente etiológico Pseudomonas sp ,uma bactéria Gram negativa bastante presente em ambiente hospitalar. Foi comprovado também que essa contaminação se deu a partir do material cirúrgico. Assinale a única opção que apresenta a possível classificação desse tipo de infecção e o que motivou esse quadro:
 
a) infecção hospitalar endógena ¿ falha do método de desinfecção
b) infecção hospitalar exógena ¿ falha do método de esterilização
c) autoinfecção ¿ falha do sistema imunológico do hospedeiro.
d) infecção hospitalar endógena ¿ falha do método de esterilização
e) infecção hospitalar exógena ¿ falha do método de desinfecção
6 - A taxa de letalidade das meningites bacterianas é bastante variável em diferentes partes do mundo. Alguns autores descrevem taxas de 5% a 40%, dependendo do agente etiológico. Além da mortalidade, ocorrem seqüelas neurológicas graves e muitas vezes permanentes. Com o advento da terapêutica antibiótica, a letalidade decresceu de cerca de 90% para 15% a 30%. Sabemos ainda que a principal barreira para a disseminação hematogênica (isto é, por via sanguínea) da infecção para o sistema nervoso é a presença dos anticorpos circulantes e a atividade bactericida mediada pelo Sistema Complemento (ação do sistema imunológico). Deficiências de imunoglobulinas (= anticorpos) predispõem a infecções por bactérias encapsuladas . (informações obtidas em: http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2027/paginas/materia%203-27.html.0
Dentre as bactérias encapsuladas, ou seja, que apresentam CÁPSULA, causadoras de meningite bacteriana, podemos citar:
 
a) Staphylococcus aureus
b) Streptococcus pneumoniae
c) Escherichia coli
d) Treponema pallidum
e) Neisseria gonorrhoeae
7 - Os antibióticos penicilina e cefalosporinas são considerados antibióticos de ELEVADA TOXICIDADE SELETIVA. O termo citado em CAIXA ALTA significa: 
a) esses antimicrobianos não são tóxicos para as células do hospedeiro (humanos), sendo tóxicos somente para as células bacterianas.
b) esses antimicrobianos são muito tóxicos para as células do hospedeiro e para as células bacterianas.
c) esses antimicrobianos são tóxicos para as células humanas e devem ser prescritos com extrema precaução, em casos muito necessários , pois podem conduzir a efeitos tóxicos no sistema auditivo.
d) esses antimicrobianos são tóxicos sómente para as bactérias patogênicas e não são tóxicos para as bactérias componentes da Microbiota.
e) esses antimicrobianos não são tóxicos para as células do hospedeiro e nem são muito tóxicos para as células bacterianas.
8 - Esterilização, Desinfecção e Antissepsia são termos que são amplamente utilizados em ambientes de trabalho de hospitais, clínicas e outros, como consultórios odontológicos, ambientes de preparo de fármacos, ambientes de preparo de soluções nutrientes, etc. Sobre os métodos de esterilização e antissepsia, assinale a única afirmativa totalmente CORRETA: 
a) Uma esterilização eficiente utilizando calor seco, em forno, pode ser obtida a 180ºC por 2 horas.
b) A autoclavação a temperatura de 100 ºC por 15 minutos leva a um processo de esterilização.
c) A fervura pode ser considerada como método de esterilização.
d) Antissépticos são substâncias utilizadas para a destruição de todos os microrganismos da pele.
e) A maioria dos desinfetantesé capaz de destruir os esporos bacterianos.
9 - O jornal O Globo publicou recentemente, em 03 de novembro de 2011, o óbito de uma mulher de 30 anos, moradora de cidade no interior do estado de São Paulo, por uma doença provocada pelas fezes secas de pombos, a criptococose. Para evitar novos casos, a Vigilância Epidemiológica pede aos moradores para se manterem distante das aves e que não dêem alimentos a elas. O atestado de óbito enviado recentemente à vigilância epidemiológica da cidade deixou a saúde pública em alerta. Na maioria das vezes, os sintomas dessa doença são: dor de cabeça, náuseas, vômitos e problemas na visão. Não há necessidade de isolamento do doente. Em locais que existem acúmulos de fezes de pombos, a orientação é umidificar as fezes para que haja uma remoção segura. http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/11/03/sp-fezes-de-pombo-podem-ter-matado-mulher-de-39-anos-em-assis-925733784.asp#ixzz1ckHxD0kV A Criptococose é bastante semelhante à Histoplasmose na sua forma de transmissão. Assinale a opção que contenha o modo de contaminação e o agente causador da criptococose:
 
a) Penetração de leveduras através de ferimentos na pele ¿ Criptococcus sp
b) Inalação de esporos de fungos contidos nas fezes dos pombos ¿ Criptococcus sp
c) Contato dos esporos com ambientes úmidos do corpo, tais como mucosas ¿ Paracoccidioides sp
d) Inalação de esporos de fungos contidos nas fezes das aves - Histoplasma sp
e) Penetração de hifas através de ferimentos na pele ¿ Criptococcus sp
10 - Em relação ao desenvolvimento de mecanismos de resistência bacteriana aos antimicrobianos, analise o gráfico abaixo que diz respeito à evolução da resistência à penicilina por bactérias da espécie Neisseria gonorrhoeae, conhecida como gonococo. Analise em seguida as afirmativas que podem estar relacionadas a esse aumento da resistência microbiana, assinalando a ÚNICA alternativa NÃO RELACIONADA a esse fato.
Aumento na proporção de linhagens de N. gonorrhoeae resistentes à penicilina.
http://vsites.unb.br/ib/cel/microbiologia/antibioticos/antibioticos.html
a) De 1980 a 1990 os mecanismos de resistência bacteriana aumentaram significativamente em Neisseria gonorrhoeae e isso pode ter ocorrido em virtude da ação da enzima beta lactamase.
b) A utilização de antibióticos como cloranfenicol e gentamicina favoreceu o aparecimento do mecanismo de resistência à penicilina
c) Neisseria gonorrhoeae pode possuir genes para produção de enzima beta lactamase localizados em estrutura denominada plasmídeo bacteriano.
d) Neisseria gonorrhoeae pode ter recebido genes para resistência ao antimicrobiano penicilina através do processo de transdução.
e) Neisseria gonorrhoeae pode ter recebido genes para resistência ao antimicrobiano penicilina através do processo de conjugação bacteriana.

Outros materiais