Buscar

HD - Perguntas Povos sem Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Discorra acerca das fontes do direito na época dos povos sem escrita, relacionando-as com as nossas atuais fontes do direito. 
R: De acordo com as fontes do direito na época dos povos sem escrita, eram observados os costumes daquela época onde se tinha regras, e era obedecido através do medo de ser excluídos do seu grupo e até mesmo sofrer castigos sobrenaturais, ou seja, já se tinha uma ideia de regras mesmo não sendo escritas juridicamente. Já nos dias atuais, as fontes utilizadas são diferentes, agora não somente a oralidade, pois não são mais suficientes e sim a escrita onde o documento é registrado, onde no qual são mais considerados “povos sem escrita”.
2. Se o direito dos povos sem escrita é considerado como a pré-história do direito, qual o motivo de continuar a estudá-la?
R: O motivo seria que apesar dos povos não terem escritas, apresentaram grande desenvolvimento econômico e social, como os Maias na América Central e os Incas na América do Sul e para os acadêmicos de Direito é imprescindível os conhecimentos de diferentes povos e culturas, para a construção do seu conhecimento metodológico crítico científico.
3. Em relação ao texto a seguir, resposta á questão proposta: 
“Alguns pensadores gregos, essencialmente sofistas, entendiam que a physis estava relacionado com a natureza, com o fenômeno, e que o nomos tinha relação com o que era adquirido pelo costume. Ora, o que pertencia ao domínio do nomos, no caso a lei escrita, seria susceptível de ser transgredido, já que era algo imposto, fruto de uma convenção. Neste aspecto a physis, na qual se insere o direito natural, deve prevalecer quando for divergente da lei escrita” (José Fabio Rodrigues Maciel, physis e nomos, Carta Forense, sete. 2007, disponível em: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/colunas/physis-enomos/893).
Pergunta: é possível fazer a mesma discussão supra-apresentada antes do advento da escrita jurídica? 
R: Sim, pois o modo consuetudinário interagia diretamente com as normas e regras do Egito Antigo, mesmo não havendo algo escrito.
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURIDICAS E APLICADAS DO VALE DO ARAGUAIA
EDINÉIA ALVES DANTAS
LORRAINY MACHADO SOARES DA COSTA
O DIREITO DOS POVOS SEM ESCRITA
Trabalho apresentado ao curso de Direito, na disciplina de Historia do Direito, como requisito para obtenção da nota parcial bimestral, tendo como docente Renata Galvão.
BARRA DO GARÇAS
2019

Outros materiais