Buscar

Solos 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOLOS – prof. Julio
Introdução 
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
Os solos são um aglomerado de partículas provenientes de decomposição da rocha, que podem ser escavados com facilidade, sem o emprego de explosivos, e que são utilizados como material de construção ou de suporte de estruturas.
1
SOLOS – prof. Julio
Rochas são agregados naturais de um ou diversos minerais, podendo eventualmente, ocorrer vidro ou matéria orgânica. Na engenharia, rocha é todo o material que necessita de explosivo para seu desmonte.
Ígneas ou magmáticas: são resultantes do resfriamento do magma presente no interior da terra e expelido para a superfície por meio de erupções vulcânicas.
Sedimentares: são resultantes da compactação e cimentação de sedimentos provenientes da ação do intemperismo sobre uma rocha já existente.
Metamórficas: são as rochas formadas pela transformação de uma rocha preexistente sob condições de aumento de pressão e/ou temperatura.
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
TIPOS DE SOLOS:
Solo Argiloso
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Na região litorânea do Nordeste encontramos massape, solo de cor escura e também muito fértil. Contêm mais de 30% de argila. A argila é formada por grãos menores que os da areia e esses grãos estão bem ligados entre si. Mas se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poças após a chuva.. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado 
Solo Arenoso
São aquele que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos de areia. A água passa, então, com facilidade entre os grãos de areia e chega logo às camadas mais profundas. 
Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
Solo Humoso ou humífero 
Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus), contém cerca de 10% de húmus . É muito utilizado para a prática da agricultura, péssimo para engenharia. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração. 
Solo Calcário
É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.
Solos Siltosos
São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
Granulometria
Um solo pode ser considerado como um conjunto formado por partículas de diversos tamanhos.
A medida do tamanho das partículas constituintes de um solo é feita por meio da granulometria.
A representação dessa medida costuma-se utilizar uma curva de distribuição granulométrica ou módulo de finura
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
Índices Físicos: Relações entre volumes mais utilizadas
 Porosidade (n): Definida pela relação entre o volume de vazios (Vv) e o volume total da amostra (V)
n = Vv / V
Índice de vazios (e): Definido pela relação entre o volume de vazios (Vv) e o volume de sólidos (Vs)
e = Vv / Vs
Grau de saturação (Sr): Representa a relação entre o volume de água (Vw) e o volume de vazios (Vv), para um mesmo volume de solo
Sr = Vw / Vv
SOLOS – prof.Julio
Índices Físicos: Relação entre massas mais utilizada:
Teor de umidade (w): Relação entre a massa da água (Mw) e a massa de
sólidos (Ms) presentes na amostra
w = Mw / Ms
Relações entre massas e volumes mais utilizadas:
Massa específica natural ou massa específica do solo (γ): relação entre a massa do elemento (M) e o volume deste elemento (V)
γ = M / V
Massa específica da água (γw)
γw = Mw / Vw
(A massa específica da água é função da temperatura)
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio
SOLOS – prof.Julio

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais