Buscar

SIRGAS 2000: Novo Sistema de Referência Geodésico

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPUS PRES. VARGAS I
DISCIPLINA: CARTOGRAFIA PROF-º FRANK GUDIM 
ALUNO: EDUARDO DOS SANTOS PAIVA MAT. 201202367372
20/05/2015
SIRGAS 2000
O Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) é o novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para as atividades da Cartografia Brasileira. A mudança foi anunciada no ano de 2005 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Resolução do Presidente do IBGE Nº 1/2005 estabeleceu o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS) – em sua realização do ano de 2000 (SIRGAS2000) – como novo sistema de referência geodésico para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).
"Estas alterações são fruto do decreto Nº 5334/2005, assinado em 06 de janeiro de 2005 e publicado no dia seguinte no Diário Oficial da União, que deu nova redação ao artigo 21 do Decreto Nº 89.817 – de 20 de junho de 1984 -, que define as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional", diz uma carta de Luiz Paulo Souto Fortes, coordenador do Projeto Mudança do Referencial Geodésico, enviada para o portal Mundogeo.com.br.
Segundo a resolução Nº 1/2005, se estabelece um período de transição não superior a dez anos, onde o SIRGAS2000 pode ser utilizado em paralelo com o SAD 69 para o SGB e com o SAD 69 e Córrego Alegre para o SCN.
O SIRGAS2000 é um sistema geodésico de referência, que é composto por uma figura geométrica representativa da superfície terrestre, posicionada no espaço, permitindo a localização única de cada ponto da superfície em função de suas coordenadas tridimensionais, e materializado por uma rede de estações geodésicas. Coordenadas, como latitude, longitude e altitude, necessitam de um sistema geodésico de referência para sua determinação. 
Mas o que é um sistema geodésico de referência?
Nas palavras de José Augusto Sapienza Ramos - Coordenador Acadêmico do Sistema Labgis/UERJ, o sistema geodésico de referência nada mais é do que um modelo matemático que descreve a forma da Terra, permitindo assim referenciarmos posições sobre sua superfície. Uma das componentes desse sistema geodésico de referência é o datum, um ponto de origem do sistema para a referência das coordenadas. É como digo em sala de aula "antes de posicionarmos coisas sobre a Terra, precisamos definir a sua forma". 
A forma da Terra é única e possui muitas irregularidades, não é uma esfera perfeita. Todavia os modelos criados pelo homem para representar a sua forma são diversos e foram melhorando ao longo da evolução dos instrumentos e técnicas. Eu falo sobre o tema com mais detalhes no vídeo no final desse post por cerca de duas horas.
Todavia é importante aqui entendermos que essa forma matemática é uma forma aproximada, ou seja, possui erro frente à forma real. Ao longo do tempo, os cartógrafos e matemáticos foram capazes criar modelos com um erro menor. Por exemplo, a diferença entre as superfícies do modelo Córrego Alegre, que foi instituído como o primeiro sistema de referência do Sistema Cartográfico Nacional, e do SIRGAS2000 é de centenas de metros.
E é exatamente por causa do erro que o Brasil está adotando o SIRGAS2000. Este modelo matemático aproximado possui um erro menor do que seu predecessor, ou seja, as coordenadas posicionadas sobre o SIRGAS 2000 terão uma diferença de posição menor em relação a sua posição real.
Observe que não está se falando aqui do erro de tecnologias de posicionamento como, por exemplo, entre dois tipos de GPS, mas sim um erro que é inserido no posicionamento devido à imprecisão do Datum e outros elementos do sistema geodésico de referência. Em outras palavras, todo o dado geográfico possui um erro de posicionamento inerente ao sistema geodésico no qual ele está referenciado e também um erro devido a técnica de medição da posição. A agregação desses dois erros é que resulta na qualidade final da coordenada.
Qual o sistema geodésico de referência em uso hoje no Brasil?
Desde 25 de fevereiro de 2015, o SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) é o único sistema geodésico de referência oficialmente adotado no Brasil. Entre 25 de fevereiro de 2005 e 25 de fevereiro de 2015, admitia-se o uso, além do SIRGAS2000, dos referenciais SAD 69 (South American Datum 1969) e Córrego Alegre. O emprego de outros sistemas que não possuam respaldo em lei
 pode provocar inconsistências e imprecisões na combinação de diferentes bases de dados georreferenciadas.
Quais as diferenças entre os referenciais Córrego Alegre (CA), SAD 69 e o SIRGAS2000?
São sistemas de concepção diferente. Enquanto a definição/orientação do CA/SAD69 é topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre, a definição/orientação do SIRGAS2000 é geocêntrica. Isto significa que esse sistema adota um referencial que tem a origem dos seus três eixos cartesianos localizada no centro de massa da Terra. Além disso, as redes de referência que materializam esses sistemas foram determinadas com técnicas de posicionamento diferentes. Enquanto que no caso do CA e SAD 69 foram utilizadas basicamente técnicas clássicas (triangulação e poligonação), no SIRGAS2000 foram empregados os sistemas globais de navegação (posicionamento) por satélites - GNSS.
Por que deve ser realizada a migração para o SIRGAS2000 dos produtos cartográficos e geodésicos referenciados aos sistemas geodésicos antigos?
Para compatibilização das informações geográficas, facilitando, assim, o intercâmbio dessas informações por todos, inclusive entre o Brasil e os demais países que utilizam sistemas compatíveis com o SIRGAS2000.
CONCLUSÃO
Completamos uma importante transição no sistema de referência geodésico brasileiro, onde agora o SIRGAS2000 é absoluto. Uma vez que todo o dado geográfico está referenciado sobre um sistema de referência com certo nível de erro, então busca-se um sistema com um erro tolerável às nossas aplicações.
Se olharmos a história da legislação brasileira nessa área, ela sempre sofreu de severos atrasos de atualização. Enquanto o SAD 69 estava defasado e demorava para ser substituído, o WGS 84 começou a ser utilizado na prática e o Aratu foi criado para cartografia em offshore. Para complementar, as fórmulas simplificadas de Molodensky não fornecem o melhor método de transporte de coordenadas hoje.
Em softwares de SIG, topografia e correlatos é corriqueira a necessidade de executarmos operações de alteração do sistema de referência. Devemos, para isto, realizar a transformação segundo as especificações do IBGE ou, no caso de especialistas, outra transformação de maior precisão. Mas atenção a estas operações, uma vez que o uso de uma transformação incorreta pode inserir um erro posicional adicional às coordenadas.
Uma pequena troca, mas um grande salto para a modernização da cartografia brasileira. 
BIBLIOGRAFIA
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geodesia/pmrg/faq.shtm; lido em 18/05/2015 as 13’49h;
http://mundogeo.com/blog/2005/03/10/sirgas-e-o-novo-referencial-geodesico-para-as-americas-2/ lido em 18/05/2015 a 14’05h;
Fonte: http://www.labgis.uerj.br/noticias/opiniao-datum-sad-69-morreu-viva-ao-sirgas-2000

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes