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14/04/2022 15:09 UNINTER
https://univirtus.uninter.com/ava/web/roa/ 1/32
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
CONTÁBEIS
AULA 1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14/04/2022 15:09 UNINTER
https://univirtus.uninter.com/ava/web/roa/ 2/32
Prof.ª Aline Andrade Barbosa da Silva
CONVERSA INICIAL
Com este material, pretendemos a assimilação de temáticas-chave de nossos estudos. Nesta
aula, especificamente, queremos que sejam capazes de compreender a importância da estrutura,
análise e interpretação das demonstrações contábeis e as demonstrações e informações contábeis
obrigatórias e não obrigatórias. De igual modo, trataremos sobre a diferenciação entre medidas
GAAP e não GAAP, e o método empregado para realização da ADC. Bom aprendizado!
CONTEXTUALIZANDO
Martins, Diniz e Miranda (2020) afirmam que a Contabilidade pode ser compreendida como uma
espécie de modelo de representação simplificada da realidade econômico-financeira de uma
entidade. Tal ciência tem como objetivo funcional atender as demandas de diversos usuários, os quais
se utilizam da informação contábil para a tomada de decisões.
Como estudado anteriormente, a Contabilidade se utiliza de quatro técnicas para alcance de
seus objetivos, a saber: 1) Escrituração; 2) Demonstrações Contábeis; 3) Auditoria; e 4) Análise das
Demonstrações Contábeis. Esta última é pontuada pelos autores mencionados anteriormente como
uma prática de investigação, que visa concluir a posição da empresa de acordo com a necessidade
específica dos seus utilizadores informacionais.
Evidentemente, cada usuário da contabilidade possui um interesse. Sendo assim, o objetivo da
ADC pode se tratar do retorno do investimento para investidores; da capacidade de honrar
compromissos futuros para credores por empréstimo; como também da política de incentivos fiscais
para o Governo e seus órgãos reguladores.
Com vistas à realização da tarefa correta pelos analistas das demonstrações contábeis, é que se
faz imprescindível que este tenha pleno conhecimento das normas de contabilidade, faça a
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escrituração dos fatos administrativos com desenvoltura pela movimentação do patrimônio da
entidade, assim como tenha conhecimento dos meios de apuração do resultado do exercício, saiba
preparar as demonstrações contábeis e tenha ciência da estrutura de cada uma delas.
Sendo assim, de modo a atender às expectativas de informação dos seus usuários, é que a ADC
surge como uma ferramenta que capacita o analista a ser um interpretador dos empreendimentos
societários, de modo a utilizar a linguagem dos negócios (contabilidade) para tanto. Diante disso,
seguimos para tratar da importância da estrutura, análise e interpretação de demonstrações.
TEMA 1 – IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA, ANÁLISE E
INTERPRETAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES
As demonstrações contábeis são instrumentos de prestação de contas e de fornecimento de
informações econômico-financeiras e servem de fundamento para a avaliação de investimento ou
para concessão de crédito. Em face disso, é importante que sua estrutura seja conforme a exigência
da legislação. Além disso, os demonstrativos financeiros são relevantes meios de gerir a empresa,
pois facilita a tomada de decisão mais segura e evita riscos desnecessários.
Uma estrutura correta viabiliza o manejo correto dos relatórios financeiros, como também
permite que a análise das demonstrações contábeis seja feita em base confiável. A relevância da
análise das demonstrações financeiras emergidas da contabilidade subside no processo gerencial, em
que se torna possível tomar decisões mais assertivas para o negócio. Assim, os relatórios de análise
necessitam ser elaborados de maneira transparente e objetiva, de forma a considerar metas
predefinidas, para que sejam melhor interpretados por seus usuários.
Nesse contexto, torna-se pertinente a interpretação dos demonstrativos contábeis, fruto da
própria análise. A Análise das Demonstrações captura dados constantes nas respectivas
demonstrações, com a finalidade de calcular índices. Estes tornam viáveis a avaliação de solvência, da
estrutura patrimonial e da expectativa de gerar lucros por parte da entidade.
Por meio da ADC, é possível verificar a performance da gerência econômico-financeira da
companhia em relação a períodos anteriores, de modo a compará-los com objetivos
predeterminados.
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Ademais, a ADC permite a realização de confronto com as perspectivas dos segmentos ou da
região em que a empresa está inserida, de maneira a fornecer uma visão mais ampla aos gestores
que tomam decisões de financiamento e investimentos, assim como a implantação de medidas em
contextos de mercado não favoráveis.
Para Alves e Laffin (2018), as análises colaboram não apenas para a avaliação e tomada de
decisão pela empresa, como também para a análise da competitividade do segmento, para, assim,
fazer uma melhor avaliação do mercado.
Sabemos que os demonstrativos contábeis são peças elaboradas com dados oriundos dos
registros contábeis da organização. Por conta disso, faz-se necessário para análise destes que o
analista conheça em detalhes os elementos componentes. De posse desse conhecimento, será
possível analisar, interpretar e elaborar pareceres sobre as demonstrações contábeis.
Em virtude disso, há necessidade de se aprender primeiro noções básicas de contabilidade, para
somente depois ministrar os conteúdos específicos de análise das demonstrações contábeis.
TEMA 2 – DEMONSTRAÇÕES E INFORMAÇÕES (RELATÓRIOS,
PARECERES) CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS
De acordo com os arts. 176 e 177 da Lei n. 6.404/1976, o conjunto de demonstrações contábeis
obrigatórias que devem ser divulgadas ao final de cada exercício financeiro pelas sociedades
anônimas e sociedades de grande porte são: a) balanço patrimonial; b) demonstração dos lucros ou
prejuízos acumulados ou demonstração das mutações do patrimônio líquido; c) demonstração do
resultado do exercício; d) demonstração dos fluxos de caixa; e e) demonstração do valor adicionado.
O pronunciamento técnico n. 26, emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis de acordo
com International Accounting Standard (IAS) n. 1, adiciona como compulsória a demonstração do
resultado abrangente. Nas próximas linhas, detalharemos os conceitos e casos práticos de cada um
dos relatórios contábeis obrigatórios para melhor entendimento.
2.1 BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial (BP) é uma das mais relevantes demonstrações contábeis e retrata
qualitativa e quantitativamente a posição financeira e patrimonial de uma entidade em dado
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momento (Silva, 2019). Os elementos listados nessa demonstração são: Ativo, Passivo e Patrimônio
Líquido. As contas similares desses grupos podem ser agrupadas, contanto que se indique a natureza
da informação e não ultrapasse 10% do valor do grupo de contas a que se refere.
O Ativo é composto pelos bens e direitos da empresa e está subdivido nos seguintes
componentes: Ativo Circulante, que são aqueles que podem ser realizados até 12 meses após a data
de divulgação do balanço, e os demais ativos são classificados no Ativo não Circulante, segregado
em: i) realizável a longo prazo; ii) investimentos; iii) imobilizado; e iv) intangível.
O realizável a longo prazo é constituído, por exemplo, de derivados de vendas, adiantamentos
ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou investidores, que não
sejam relativos à atividade usual da companhia.
Já os investimentos tratam-se, por exemplo, das participações permanentes em outras
sociedades. O imobilizado, por sua vez, é composto por bens corpóreos designados para a
manutenção das atividades da companhia. Por fim, o intangível é representado pelo conjunto de
bens incorpóreos da entidade, tais como marcas, patentes, licenças, softwares,franquias, fundo de
comércio adquirido, direitos autorais e direitos de propriedades industriais e de serviço.
O Passivo é definido como sendo a obrigação presente, resultante de eventos passados, cuja
liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de fluir benefícios econômicos para a
entidade. O CPC n. 26, que trata da Apresentação das Demonstrações Contábeis, classifica os itens do
passivo na categoria circulante quando: espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional
normal da entidade; está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; deve ser
liquidado no período de até 12 meses após a data do balanço; ou a entidade não tem direito
incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 12 meses após a data do balanço
(Silva, 2019, p. 46).
O Patrimônio Líquido é formado por cinco contas principais: 1) capital social que trará a
discriminação do capital subscrito reduzido do montante a integralizar; 2) reservas de capital e de
Lucros, em que se contém as seguintes reservas: i) reserva legal; ii) reservas para contingências; iii)
reservas estatutárias; iv) reservas de lucros a realizar; e v) reserva de incentivos fiscais; 3) ajustes de
avaliação patrimonial; 4) prejuízos acumulados; e 5) ações em tesouraria, que se trata das ações
readquiridas da própria companhia. Após a elucidação desses conceitos relativos ao BP,
apresentamos um desenho da demonstração, a fim de fixar o conteúdo da estrutura.
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Figura 1 - Estrutura do Balanço Patrimonial
Fonte: elaborado a partir de Silva, 2019.
Vejamos um caso prático de Balanço Patrimonial da Companhia Ambev do exercício de 2020.
Figura 2 – Balanço Patrimonial: Ambev 2020l
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Fonte: Ambev, 2020.
2.2 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apurar o rédito
(lucro/prejuízo) das empresas. O resultado é calculado com base na dedução de receitas e despesas
do período. As receitas são os aumentos nos benefícios econômicos na figura de saída de recursos
ou aumento de ativos e diminuição de passivos.
E as despesas são os decréscimos nos benefícios econômicos sob a forma de aumento de ativos
ou diminuição de ativos. Ambas as classificações também não podem ser resultantes de transações
com os sócios e devem ser estimadas em base confiável. A seguir, podemos visualizar a estrutura de
uma DRE de uma companhia que divulga seus relatórios financeiros em Bolsa de Valores.
Figura 3 – Estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício
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Fonte: Ambev, 2020.
2.3 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE
A demonstração do Resultado Abrangente apresenta as receitas e despesas e outras mutações
ocorridas no Patrimônio Líquido decorrentes de transações com os sócios. Os resultados abrangentes
comportam: ganhos e perdas atuariais em planos de pensão; ganhos e perdas oriundos de conversão
de demonstrações contábeis à moeda estrangeira; ajuste de avaliação patrimonial relativo aos
ganhos e perdas na remensuração de ativos mantidos para venda e ajuste de avaliação patrimonial
relativo à efetiva parcela de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa. A
estrutura do demonstrativo mencionado pode ser visualizada na figura a seguir.
Figura 4 – Estrutura da Demonstração do Resultado Abrangente
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Fonte: Ambev, 2020.
2.4 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
A Demonstração dos Fluxos de Caixa é um dos principais relatórios para fins gerenciais (Marion,
2019, p. 51). Companhias abertas são obrigadas a publicar esse demonstrativo, como também
companhias fechadas com patrimônio líquido acima de 2 (dois) milhões de reais.
A DFC apresenta as variações ocorridas em caixas e equivalentes de caixa por meio de
pagamentos e recebimentos, segregados conforme a atividade: operacional, de investimentos e de
financiamento. Uma exemplificação desse relatório contábil-financeiro é evidenciada adiante.
Figura 5 – Demonstração dos Fluxos de Caixa
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Fonte: Ambev, 2020.
2.6 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
A Demonstração do Valor Adicionado apresenta a riqueza gerada e sua distribuição entre
empregados, governo, acionistas e financiadores de capital. Sua utilidade se respalda na visão
macroeconômica que essa demonstração traz, pois o valor adicionado representa a contribuição da
empresa no Produto Interno Bruto nacional. Dito isso, apresentamos a estrutura da DVA da
Companhia Ambev.
Figura 6 – Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado
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Fonte: Ambev, 2020.
Após esses breves conceitos, seguimos para a apresentação das Demonstrações e Informações
Contábeis não obrigatórias.
TEMA 3 – DEMONSTRAÇÕES E INFORMAÇÕES CONTÁBEIS NÃO
OBRIGATÓRIAS
As sociedades anônimas de capital aberto têm integrado um contexto muito frágil devido ao
número recorrente de escândalos contábeis. A fim de contornar esse cenário, as empresas têm
acionado a divulgação das demonstrações não obrigatórias, com vistas a atingir uma visão de
empresa transparente pelos usuários da informação.
Ademais, há por parte do mercado financeiro uma exigência cada vez maior para que as
entidades adotem uma posição de clareza das suas divulgações (Silva, 2019). Na sequência,
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explicaremos as definições atinentes aos principais demonstrativos e informações não obrigatórias,
de modo a incluir, igualmente, Relato Integrado e Global Reporting Initiative (GRI).
3.1 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DOS RECURSOS
Com o advento da Lei n. 11.638/2008, a publicação da Demonstração das Origens e Aplicações
dos Recursos deixou de ser compulsória. A DOAR indica os fluxos financeiros que aumentaram ou
diminuíram o Capital Circulante Líquido. Os acrescimentos representam as origens, e os decréscimos
as aplicações de recursos. A composição da DOAR, conforme preconizava a lei societária, pode ser
visualizada na figura a seguir.
Figura 6 – Estrutura da Demonstração das Origens e Aplicações dos Recursos
ORIGENS DOS RECURSOS
Lucro do exercício, acrescido de depreciação, amortização ou exaustão e ajustado pela variação nos resultados de
exercícios futuros.
Realização do capital social e contribuições para reservas de capital.
Recursos de terceiros, originários do aumento do passivo exigível a longo prazo, da redução do ativo realizável a
longo prazo e da alienação de investimentos e direitos do ativo imobilizado.
APLICAÇÃO DOS RECURSOS
Dividendos distribuídos.
Aquisição de direitos do ativo imobilizado.
Aumento do ativo realizável a longo prazo, dos investimentos e do ativo diferido.
Redução do passivo exigível a longo prazo.
EXCESSO OU INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS EM RELAÇÃO ÀS APLICAÇÕES
SALDOS DE ATIVO E PASSIVO CIRCULANTE, MONTANTE E SALDO DE CAPITAL
Fonte: elaborado a partir de Silva, 2017.
3.2 BALANÇO SOCIAL E RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE
O Balanço Social, também conhecido como Relatório de Sustentabilidade ou Relatório da
Responsabilidade Social, é um fruto da Contabilidade Social e deve ser divulgado anualmente pela
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empresa que busca evidenciar aos usuários um conjunto de informações associadas aos projetos
ambientais e ações sociais.
De acordo com Colares et al. (2012), o BS contém sete seções. A primeira diz respeito à base de
cálculo para indicadores de sustentabilidade. A segunda seção refere-se aos indicadores sociais
internos, em que se demonstra os dispêndios da entidade com o corpo funcional.
Na sequência, os indicadores sociais externosretratam a participação da empresa na sociedade
por vias de educação, cultura, saúde, saneamento, entre outros. A quarta parte está associada aos
indicadores ambientais que representam o montante de investimentos sustentáveis com a produção
interna e projetos externos.
No quinto componente, são detalhados os indicadores do corpo funcional. O sexto item contém
informações importantes acerca da prática de cidadania. Finalmente, a sétima parte separa um
campo para informações de natureza qualitativa, no que diz respeito à responsabilidade social
corporativa, ética e transparência.
Figura 7 - Estrutura do Balanço Social
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Fonte: Copel, 2020.
3.3 EBITDA
EBITDA constitui a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, cuja
tradução significa Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações (LAJIDA). Sua
veiculação no território brasileiro é voluntária, mas normalmente é realizada pela maior parte das
companhias abertas.
A finalidade do EBITDA consiste em evidenciar o potencial de geração operacional de caixa que
uma empresa é capaz de produzir, antes de levar em conta o custo de empréstimos ou
financiamentos. Em outros termos, o EBITDA considera que parte das receitas de vendas podem
ainda não ter sido recebidas, e parte das compras ainda não terem sido pagas. Isso significa que se
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todas as operações fossem à vista, o LAJIDA representaria o valor do caixa produzido pelos ativos,
anteriores à receita e despesas financeiras e dos impostos sobre o lucro.
No cenário brasileiro, por meio da Instrução CVM 527, a Comissão de Valores Mobiliários
brasileira visa uniformizar a divulgação do EBITDA. Tal norma demonstra que a apuração da medida
deve ser divulgada com base nos números fornecidos nas demonstrações contábeis, conforme o
pronunciamento técnico CPC n. 26, que trata da Apresentação das Demonstrações Contábeis. Em
vista disso, não podem participar do cálculo do indicador valores que não estejam nas
demonstrações contábeis, principalmente, na Demonstração do Resultado do Exercício.
Vejamos um exemplo de divulgação do EBITDA da companhia paranaense de energia:
Figura 8 – Divulgação do EBITDA da companhia paranaense de energia
Fonte: Copel, 2021.
O EBITDA da companhia, em 2019, foi de R$2.606,30, de modo a representar um acréscimo de
30,7% em relação a 2018, com R$1.994,20.
3.4 RELATO INTEGRADO
Sob a iniciativa do movimento internacional, conhecido como Accounting for Sustainability (A4S),
e da Global Reporting Initiative (GRI) foi constituído o International Integrated Reporting Council (IIRC).
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A missão do IIRC é liderar o processo de criação da estrutura conceitual para auxiliar as organizações
no processo de integração das informações financeiras, sociais, ambientais, entre outras.
O Relato integrado proporciona uma abordagem mais objetiva e efetiva ao desenvolvimento de
relatórios corporativos, de modo a aumentar a qualidade da informação fornecida aos detentores de
capital financeiro. Também permite a destinação de capital de forma mais eficaz e mais proveitosa.
Assim, o Relato integrado é um processo baseado em pensamento integrado, que resulta em um
relatório integrado periódico por uma organização sobre a geração de valor ao longo do tempo e as
respectivas comunicações sobre aspectos da geração de valor (curto, médio e longo prazo).
A preocupação básica do RI consiste em evidenciar o alinhamento da empresa com o modelo de
sustentabilidade vigente. No RI, a geração de valor é descrita de acordo com os seguintes itens:
Figura 9 – Geração de Valor no Relato Integrado
Fonte: Copel, 2020.
Crédito: dizain/shutterstock; thodonal88/shutterstock; Trueffelpix/shutterstock; VectorMine/shutterstock; bsd
studio/shutterstock; e pogonici/shutterstock.
O objetivo fundamental do RI consiste em explicar aos fornecedores de capital financeiro como
uma companhia que gera valor ao longo do tempo. Um relato integrado traz benefícios para todos
os usuários que dele se utilizem, tais como colaboradores, clientes, legisladores, reguladores,
fornecedores, por exemplo.
A Estrutura Internacional do RI adota uma visão baseada em princípios. A ideia é achar um
equilíbrio que evidencie a grande quantidade de circunstâncias de diversas entidades e que permita
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um grau razoável de comparabilidade entre empresas para atender importantes necessidades de
informação.
O RI não impõe indicadores de desempenho específicos, metodologias de mensuração ou
evidenciação de assuntos individuais, mas abrange um reduzido número de exigências a ser
aplicadas antes que o RI possa ser entendido como alinhado à Estrutura.
O RI pode ser construído para atender as necessidades de órgãos reguladores, como também
pode ser um relatório independente ou ser uma parte distinta de outro relatório. Deve englobar,
provisoriamente, uma declaração dos responsáveis pela governança da entidade, para fins de
explicação.
Recentemente, em janeiro de 2021, o IIRC divulgou revisões da estrutura do RI para viabilizar
relatórios mais eficazes e úteis no processo de tomada de decisões. Esta foi a primeira revisão
proposta desde 2013.
Saiba Mais
Saiba mais acessando o framework do Relato Integrado pelo link.
Disponível em: <http://relatointegradobrasil.com.br/home/framework/>. Acesso em: 1 fev.
2022.
3.5 GLOBAL REPORTING INITIATIVE
Esta é uma organização internacional não governamental, com sede em Amsterdã, na Holanda,
que tem como meta expandir mundialmente regras para elaboração de relatórios de sustentabilidade
divulgados de forma optativa. O modelo adotado pela GRI é o único formato aceito
contemporaneamente para publicação de balanços dessa natureza (Silva, 2020).
O Relatório de Sustentabilidade (GRI) é um instrumento relevante destinado à gerência
apropriada de indicadores do tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico) dentro das
organizações. A GRI desenvolve e melhora progressivamente a Estrutura de Relatórios de
Sustentabilidade, além de criar competência para sua adoção, cujo elemento principal consiste nas
Diretrizes para Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade divulgada em 2002.
http://relatointegradobrasil.com.br/home/framework/
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Mesmo não sendo um relatório obrigatório, há pelo menos cinco razões que levam a maior
parte das entidades a utilizar a GRI em seus relatórios anuais, sejam eles integrados, de
sustentabilidade ou de outros tipos. A primeira consiste no reconhecimento global, haja vista a
metodologia GRI ter se espalhado mundialmente.
Assim, divulgar utilizando essa metodologia constitui uma garantia de que a estrutura e os
indicadores (denominados na metodologia de itens de divulgação), sejam reconhecidos por
investidores e outras partes interessadas em qualquer território nacional.
A segunda razão é porque a GRI facilita a comparação dos resultados. Por ser adotado em quase
todos os países e segmentos, mantendo o mesmo conjunto de itens e informações, a metodologia
viabiliza que a companhia possa confrontar seu desempenho com outras empresas no mesmo
cenário nacional, setor, de maneira a facilitar o processo benchmarking, ou seja, o processo de
avaliação da companhia referente à concorrência, por meio do qual é realizada uma comparação do
desempenho, ações e processos de cada empresa.
O terceiro motivo consiste em aprimorar a gestão da sustentabilidade. A metodologia GRI não se
atém a um formato para divulgação dos resultados. Ao contrário, o principal objetivo é melhorara
gestão mediante a divulgação e transparência.
Além disso, ajuda na identificação e gestão de impactos. Um dos exercícios fundamentais
promovidos pelo relato da sustentabilidade empregando a metodologia GRI é de mapear os
principais impactos da companhia, com foco na gestão e nos resultados sobre a sociedade e o
ambiente, ao longo de toda a cadeia de valor. Em vista disso, compreender seus efeitos e como são
administrados são o ponto inicial para uma gestão sustentável de um empreendimento.
Por fim, a GRI identifica o mapeamento e contribuição dos stakeholders (usuários interessados
nas informações divulgadas). Compreender quem são eles e estabelecer uma linha de comunicação é
primordial para que a companhia seja capaz de estabelecer soluções que sejam sustentáveis.
O objetivo do relatório de sustentabilidade é auxiliar os negócios empresariais e os governos do
cenário mundial a compreenderem e administrarem corretamente o impacto que causam no mundo
em termos de mudanças climáticas, direitos humanos, governança e bem-estar social.
As informações do relatório apresentam bons canais para a construção de uma sociedade e
economia que colabore com todos. A prática de relatar o desempenho de sustentabilidade auxilia a
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identificar e gerenciar cenários de riscos nas companhias, além de melhorar as relações com
stakeholders e criar uma imagem mais positiva.
Os elementos que devem ser apresentados são quatro. O primeiro capítulo é constituído do
“Prefácio: o Desenvolvimento Sustentável e o Imperativo de Transparência”. Esse capítulo consiste em
uma breve introdução sobre a organização GRI, a definição de desenvolvimento sustentável e as
proposições do modelo de Relatório de Sustentabilidade.
O segundo capítulo trata da “Introdução: Visão Geral da Elaboração de Relatórios de
Sustentabilidade”. Nessa parte é definida a finalidade de um relatório de sustentabilidade,
orientações sobre a estrutura de relatórios GRI, orientações sobre as diretrizes e sua aplicação na GRI.
O terceiro capítulo, por sua vez, é a “Parte 1: Definição de Conteúdo, Qualidade e Limite do
Relatório”. Esse capítulo trata dos princípios que garantem a qualidade do relatório.
O quarto capítulo, denominado “Parte 2: Conteúdo do Relatório”, aborda o perfil, desempenho
econômico, desempenho ambiental, desempenho social, práticas trabalhistas e trabalho docente,
entre outros. Por fim, o último capítulo trata do “Esclarecimentos Gerais sobre a Elaboração de
Relatórios”, tais como coleta de dados, forma, periodicidade e verificação.
Depois dessas definições sobre as demonstrações obrigatórias e não obrigatórias, a
continuidade desta aula pontuará acerca das medidas GAAP e non-GAAP, adotadas pela análise das
demonstrações contábeis.
TEMA 4 – MEDIDAS GAAP E NON-GAAP
Medidas GAAP são aquelas que estão de acordo com os princípios de contabilidade, bem como
as normas delas emanadas. Para estes estudos, citam-se os indicadores de liquidez, endividamento,
de rentabilidade e de atividade.
Já as medidas non-GAAP consistem em indicadores de desempenho ajustados das medidas
contábeis. Estas, não obrigatórias e provenientes da Contabilidade Gerencial, podem ser
exemplificadas pelo volume de vendas, mix de mercado, número de clientes e EBITDA.
Há várias distinções entre as duas medidas. Os indicadores GAAP seguem um padrão e podem
ser utilizados para comparar entidades, já os indicadores non-GAAP não seguem regras herméticas e
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são mais trabalhosos de serem empregados para comparação.
Ademais, as medidas non-GAAP não ponderam efeitos não recorrentes e não desembolsáveis no
resultado das companhias. De igual modo, as medidas GAAP são auditáveis e as medidas non-GAAP
são não auditáveis, por não acompanharem as normas dos US GAAP ou IFRS.
Os GAAP outorgam um nível de uniformidade às empresas que possuem operações e políticas
caracterizadas pela heterogeneidade essencial. Dessa forma, nem sempre é possível captar
informações da performance da empresa, de modo a surgir uma lacuna que demanda o surgimento
de indicadores personalizados de desempenho. Assim, aparecem as medidas non-GAAP, como
opções associadas à rentabilidade das entidades que estão à margem dos princípios de contabilidade
geralmente aceitos.
Os indicadores non-GAAP incluem e excluem certos itens do resultado que são ditos como
transitórios ou não monetários, de modo a não considerar ganhos ou despesas que não estão
relacionadas às atividades básicas da companhia ou que não modificam o caixa durante o período.
Por isso, tais indicadores são publicados sem obrigatoriedade. Na sequência, veremos a abordagem
de algumas dessas medidas.
No cenário atual, a maior parte da discussão no que diz respeito a tais medidas referem-se à
qualidade e intenção dos gestores com a sua divulgação. Estudos revelaram duas principais razões
que justificam a publicação. A primeira seria a liberdade de escolha dos gestores, a qual envolve a
capacidade deles em serem altruístas. A ideia por trás dessa escolha é trazer informações mais
detalhadas para os investidores potenciais.
A segunda motivação relaciona-se ao oportunismo, isto é, os administradores podem resolver
dar maior destaque aos indicadores non-GAAP nos demonstrativos financeiros com a ideia de alterar
a percepção dos acionistas. Ademais, existe uma reincidência em retirar diferentes elementos ao
apurar os indicadores non-GAAP. Isso pode atrapalhar a compreensão pelos investidores.
Assim, as medidas non-GAAP contribuem com os gestores com a oportunidade de redefinição
de ganhos GAAP, de modo a excluir receitas e despesas que podem se realizar no futuro, fato que
representa informações adicionais sobre a natureza lucrativa (Doyle; Jennings; Soliman, 2013).
4.1 INDICADORES GAAP
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4.1.1 Índices de liquidez
Os índices de liquidez demonstram a realidade financeira de uma entidade face aos
compromissos financeiros e indicam sua capacidade de sanar dívidas, de maneira a assinalar também
a perspectiva de continuidade. São quatro os índices de liquidez: a) liquidez corrente; b) índice de
liquidez seca; c) liquidez imediata; e d) liquidez geral. Vejamos suas respectivas definições e fórmulas
de cálculo a seguir.
A liquidez corrente sinaliza quanto a companhia possui de recursos de curto prazo (Ativo
Circulante) para cada real de obrigações de curto prazo (Passivo Circulante), ou seja, a capacidade de
pagamento no curto prazo e sua expectativa em financiar suas demandas por capital de giro. Nesse
caso, se o índice for superior a 1, isso indica que o Capital Circulante líquido será positivo e que
haverá de capacidade de honrar as obrigações de curto prazo por meio dos recursos de curto prazo.
A utilidade desse tipo de indicador está na combinação dele com outros índices, a fim de
ratificar as conclusões obtidas pelos analistas, que analisará tendências para os próximos anos da
realidade econômico-financeira da entidade. Apesar disso, há uma fraqueza nesse tipo de indicador,
pois este não consegue capturar as diferenças temporais existentes entre constituintes do Ativo
Circulante e Passivo Circulante.
Em outras palavras, o índice não leva em consideração se um título vencerá em poucos meses,
em relação a outra conta que também foi utilizada na base de cálculo do indicador. Outro ponto
descrito por Martins, Diniz e Miranda (2020) é que o índice de liquidez corrente sofre consequências
dos métodos de avaliação de ativos, em especial, o de estoques.
Com vistas a suprir essa deficiência, foi criado o índice de liquidez seca, que indica a parte das
dívidas de curto prazo que poderiam ser extintas por meio de componentes de maior liquidez no
ativo, isto é, sem considerar os estoques.
Da mesma forma que a liquidez corrente, o índice de liquidez seca é largamenteutilizado pelos
analistas das demonstrações contábeis e seu proveito cresce com o emprego de outros indicadores,
para verificar projeções das empresas e compará-las com outras de mesmo segmento. No entanto, as
contas a receber (Ativo Circulante) podem representar valores altos, de maneira a incorrer em uma
falha desse índice. Sendo assim, surge o índice de liquidez imediata.
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O índice de liquidez imediata demonstra a parte das obrigações de curto prazo que poderiam
ser pagas instantaneamente por meio de saldos de caixa e equivalentes de caixa. Esse índice sofre
interferências temporais, tendo em vista que o numerador é mais passível de transformar-se em
dinheiro do que as obrigações de curto prazo – que podem levar mais tempo para serem pagas. O
indicador também pode ser relevante para a análise de bancos comerciais, haja vista o volume de
saques e depósitos em dado período.
Por fim, o índice de liquidez geral que indica o quanto a empresa possui de recursos de curto e
longo prazo (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) para cada valor de obrigações de curto e
longo prazo (Passivo + Passivo não Circulante). De acordo com Martins, Diniz e Miranda (2020), tal
índice evidencia o potencial de saldar compromissos futuros da empresa.
4.1.2 Estrutura patrimonial
Os índices empregados na análise de estrutura patrimonial instituem relações entre recursos
próprios e de terceiros. O objetivo consiste em mostrar a dependência da organização frente a
recursos de terceiros. Os índices dessa análise são: i) endividamento; ii) composição do
endividamento; iii) imobilização do PL; e iv) imobilização dos recursos não correntes.
O índice de endividamento evidencia quanto a entidade possui de obrigações com terceiros
(Passivo + Passivo não Circulante) para cada montante de capital próprio (Patrimônio Líquido). Tal
indicador sinaliza a dependência que a entidade tem frente a terceiro.
A análise do endividamento pode ser baixa, razoável ou ruim. Mas também é necessário analisar
a qualidade da dívida, tendo em vista que pode se tratar de endividamento alto com custo baixo e,
portanto, um investimento lucrativo. Entretanto, endividamentos altos de curto prazo podem
interferir na rentabilidade da empresa, inclusive na sua continuidade.
Martins, Diniz e Miranda (2020) declaram que a composição do endividamento é interessante
para investigar a solvência da empresa, isto é, a capacidade da empresa de pagar o que deve. Tal
índice demonstra quanto da dívida total (Passivo Circulante + Passivo não Circulante) com terceiros é
exigível no curto prazo (Passivo Circulante). Assim, uma companhia com menores níveis de
endividamento no curto prazo certamente oferecerá menores riscos.
O índice de imobilização do Patrimônio Líquido indica a parte do capital próprio que está
aplicada em ativos de baixa liquidez – Imobilizados, Investimentos ou Ativos Intangíveis. São ativos
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de baixa liquidez os Ativos não Circulante deduzidos dos ativos realizáveis a longo prazo. A ideia aqui
é financiar o Ativo Circulante com capital próprio para minimizar a dependência de recursos de
terceiros.
A Imobilização de Recursos não Correntes demonstra o percentual de recursos de longo prazo
utilizados nos itens de ativos de menor grau de liquidez, tais como imobilizado, investimentos e
intangível. Esse índice, quando superior a 1, significa que a empresa está imobilizando recursos de
curto prazo (Passivo Circulante).
4.2 INDICADORES NON-GAAP
Em face do exposto, os indicadores non-GAAP são métricas alternativas na maioria dos casos de
lucratividade, que supostamente enriquecem as informações financeiras que os investidores recebem
sobre o desempenho de uma empresa. Dito de outra forma, são informações adicionais gratuitas
para fornecer insights sobre a empresa.
São exemplos de indicadores non-GAAP o volume de vendas, o mix de vendas, clientes perdidos,
custos de perdas de materiais e EBITDA. Reforçamos que o material não esgota as medidas não
obrigatórias, mas apenas coloca as mais relevantes para este estudo.
4.2.1 Volume de vendas
O volume de vendas é um indicador que ajuda a auxiliar na avaliação da taxa de clientes
atendidos e indica a quantidade de itens vendidos dentro de certo momento em confronto com
outras janelas de tempo. A atividade que intensifica as análises do volume de vendas são o adequado
controle da entrada de fluxo de caixa, bem como a elaboração de relatórios detalhados sobre vendas
realizadas.
Nessa linha de pensamento, qual a relação entre volume de vendas e margem de contribuição?
Qual a vantagem existente em utilizar esses dois indicadores? Como isso pode ser importante para o
comércio varejista?
Saiba Mais
Conheça sete indicadores de desempenho do varejista <https://www.pricefy.com.br/blog/co
nheca-7-indicadores-de-desempenho-do-varejista>. Acesso em: 29 jan. 2022.
https://www.pricefy.com.br/blog/conheca-7-indicadores-de-desempenho-do-varejista
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4.2.2 Mix de mercado
Consiste na atuação da empresa em dois ou mais nichos de mercado, haja vista a possibilidade
de um nicho ser passível de enfraquecimento ao longo do tempo. Kotler e Keller (2012) declaram que
as principais formas de nicho de mercado são as que se seguem.
Especialista em usuário final: a empresa tem como especialidade atender um certo tipo de
consumidor final.
Especialista de nível vertical: a empresa tem como especialidade algum nível da cadeia de
valor-distribuição.
Especialista em porte de cliente: a empresa tem como centralidade vender a clientes de
pequeno, médio ou grande porte.
Especialista em cliente específico: a empresa limita a venda a um ou a alguns clientes.
Especialista geográfico: a empresa realiza suas vendas apenas em certa localidade, região ou
área do mundo.
Especialista em produto ou em linha de produtos: a empresa tem como especialidade a
venda de um produto ou de uma linha de produtos.
Especialista em atributos do produto: a empresa tem especialidade de produzir certo tipo de
produto ou característica de produto.
Especialista em customização: a empresa personaliza seus produtos para cada cliente.
Especialista em preço-qualidade: a empresa atua nos extremos de baixa ou de alta qualidade
no segmento.
Especialista em serviço: a empresa dispõe-se a ofertar um ou mais serviços que não são
prestados por outras organizações.
Especialista em canal: a empresa se especializa em atingir apenas um canal de distribuição.
Dessa maneira, ao conhecer um nicho de mercado específico, a companhia estimulará uma
vivência diferenciada do consumidor com seus produtos. Isso permite que empresa ganhe valor de
mercado e ampliará a visibilidade de sua marca.
4.2.3 Clientes perdidos
Também conhecido como Churn Rate, é um indicador relacionado ao pós-venda em que se
verifica a quantidade de clientes perdidos, sob a forma de perda na receita mensal do período.
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Vejamos um exemplo:
Em junho de 2020, uma universidade tem 60.000 estudantes de graduação e pós-graduação.
Com a crise pandêmica, 1.500 discentes evadiram da graduação, por falta de condições em arcar com
a mensalidade.
Dessa forma, o Churn Rate (número de clientes perdidos) dessa escola para o mês de junho do
referido ano é: 1.500/60.000 x 100 = 2,5%. Mas quando chegou em julho de 2020 a universidade
teve 2.000 novos matriculados na graduação? Para isso, existe o Churn Rate Negativo.
O Churn negativo seria: [60.000 – 60.500/ 60.000] x 100 = (-500/60.000) x 100 = 0,0083333
x 100 = -0,83333%.
4.2.4 Custo de perdas de materiais
Os indicadores de perdas de materiais são indicadores de estoque que buscam converter a
avaliação de desempenho do estoque em valores. Os principais interessados nesse indicador são os
gestoresdas organizações, tendo em vista que estes podem indicar grande volume de recursos
desperdiçados e, consequentemente, compromete as vendas da empresa.
As perdas podem acontecer por elementos, tais como fraudes, roubo, erros na armazenagem
dos itens estocados, excesso de estoque, prazo de validade, avarias, entre outros. Para calcular esse
indicador de estoque, temos o seguinte exemplo:
Perdas = estoque total - total de vendas - estoque atual
Para manter o indicador de custos de perdas de materiais baixo, é salutar investir em
ferramentas que melhorem a estrutura do setor e uma gerência eficaz dos estoques.
TEMA 5 – MÉTODO DE ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
CONTÁBEIS: OBSERVAÇÃO, EXAME E INTERPRETAÇÃO
Nesta parte da aula, será sintetizado o método proposto por Martins, Diniz e Miranda (2020)
para análise das demonstrações contábeis. Os passos contemplados para isso são observação, exame
e interpretação e serão explicados de forma objetiva a seguir.
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5.1 OBSERVAÇÃO
A observação trata-se da leitura das demonstrações, a fim de constatar se as informações são
confiáveis, isto é, se a contabilidade e gestão da empresa são conhecidas pelo analista por sua
qualidade no conhecimento técnico. Posteriormente, o analista deve conhecer com profundidade o
segmento de negócio, tendo em vista que isso é crucial para a compreensão do que ocorre com a
empresa. Nesse caso, deve-se conhecer a legislação e as normas que regulam seu setor, a política
econômica do período de análise investigado, como também o impacto trazido para o contexto em
que a entidade está inserida.
Em seguida, determinam-se as contas ou grupo de contas que mais se sobressaem nos
demonstrativos contábeis, pelo valor, representatividade ou magnitude. A ideia nessa etapa é
identificar anomalias que ocorreram no patrimônio empresarial. Aqui é válido utilizar-se de notas
explicativas para eventuais esclarecimentos das contas identificadas. Assim, o processo de
observação é um dos mais importantes, pois permite o relato da situação financeira, se realizada de
forma eficaz.
5.2 EXAME
O exame consiste em fornecer sentido lógico ao que foi observado. Para tanto, é feita a
padronização e simplificação das demonstrações contábeis, com reclassificações das contas e síntese
de contas de valores menos significativos. Para Martins, Diniz e Miranda (2020, p. 74),
também é importante que os valores constantes nas peças contábeis sejam convertidos em uma
moeda de poder aquisitivo constante, para que os efeitos inflacionários sejam expurgados e
mantido o poder aquisitivo da moeda, notadamente quando se trabalha com períodos mais longos.
Os tipos de análise financeira podem ser classificados tanto quanto ao local, tanto quanto ao
método de análise. No que tange ao local, têm-se a análise externa e a interna. A primeira consiste na
análise de demonstrativos por pessoas de fora da entidade, tais como credores, investidores e
agências governamentais e possui algumas limitações, como o fato de não poder ser realizada de
maneira minuciosa.
Já a segunda é feita por pessoas de dentro da empresa, ou seja, por funcionários e gestores da
empresa. Como sabemos, tais usuários terão mais informações acerca da empresa. Essa análise é
mais consistente, haja vista que é desenvolvida com base no registro completo de informações.
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No tocante ao método utilizado pela análise, existem três tipos de análise: horizontal, vertical e
horizontal conjugada com a vertical. A análise horizontal é desempenhada em função de vários anos.
A análise vertical, por conseguinte, é realizada para verificar a situação de uma conta ou grupo
dentro de um determinado ano. A análise horizontal quando combinada com a vertical é executada
por meio da verificação de uma conta ou grupo de contas ao longo de certo número de anos.
Os instrumentos originados pela etapa de exame são os índices, que são relevantes à
averiguação do desempenho anterior da empresa analisada. Estes servem para fornecer indícios do
estado econômico-financeiro, por meio da relação entre dois índices e podem ser expressos por
razão pura (proporção entre duas contas ou grupos), multiplicador (para medir quantas vezes uma
conta é maior do que outra) e percentagem (para indicar quantos por cento uma conta representa de
outra).
Cada método adotado para o exame possui privilégios. Em vista disso, cabe ao analista decidir
qual é o mais adequado e pertinente para sua situação.
5.3 INTERPRETAÇÃO
A interpretação constitui a descoberta de significado do exame. Não basta saber calcular os
índices, mas é de suma importância saber como fazer a leitura destes, a fim de usá-la para o processo
decisório. Segundo Martins, Diniz e Miranda (2020), há várias formas de interpretar os índices: a) um
único índice: quando é analisado apenas um indicador; b) grupos de índice: quando é desenvolvida
com base em grupos de índices; c) comparação histórica e sazonalidade: quando é feita com
fundamento em informações históricas, com vistas a verificar tendências; d) comparação de índices
entre e dentro da empresa; e) comparação com outras empresas; e f) comparação com a própria
empresa.
TROCANDO IDEIAS
Para realizar a análise das demonstrações contábeis, é necessário o conhecimento das dinâmicas
das demonstrações contábeis e dos índices dela provenientes. Os indicadores GAAP e non-GAAP são
uma nomenclatura recente e estão adequados aos princípios de contabilidade geralmente aceitos e
às práticas de gestão, respectivamente.
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Enquanto os indicadores GAAP da ADC são os clássicos da literatura contábil da área, como
endividamento, liquidez, entre outros, os indicadores non-GAAP são as medidas fornecidas pela
Contabilidade Gerencial. Em face disso, qual a principal diferença entre as medidas GAAP e non-
GAAP? A resposta prevista pode ser encontrada na próxima seção Na Prática.
NA PRÁTICA
Resposta esperada: as medidas GAAP seguem um padrão e podem ser utilizadas para confrontar
companhias de diversos segmentos, as medidas non-GAAP não seguem regras e são mais difíceis de
serem empregadas para confrontação de desempenhos empresariais.
FINALIZANDO
Este material teve como objetivo apresentar os conceitos iniciais pertinentes à análise das
demonstrações contábeis. Estamos chegando ao final da nossa aula, que apresentou os tipos de
demonstrações contábeis, tipos de informações não obrigatórias e tipos de medidas GAAP e non-
GAAP. As temáticas tratadas durante a aula foram as que se seguem.
Importância da estrutura, análise e interpretação de demonstrações.
Demonstrações e informações (relatórios, pareceres) contábeis obrigatórias.
Demonstrações e informações contábeis não obrigatórias.
Medidas GAAP e non-GAAP.
Método de Análise das Demonstrações Contábeis: observação, exame e interpretação.
Aprendemos apenas os conceitos introdutórios e estamos somente começando! Futuramente,
estudaremos sobre as Análises Vertical e Horizontal, bem como a interpretação dos índices de
liquidez e de endividamento e a Geração de Valor ao acionista. Bons estudos e até a próxima!
REFERÊNCIAS
ALVES, A.; LAFFIN, N. H. F. Análise das contas financeiras. Grupo A, 2018. Disponível em:
<https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027428/>. Acesso em: 29 jan. 2021.
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BRASIL. Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm>. Acesso em: 29 jan.
2022.
BRASIL. Lei n. 11.638, de 15 de dezembro de 1976. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm>. Acesso em: 29 jan. 2022.
COLARES, A. C. V. et al. O balanço social como indicativo socioambiental das empresas do Índice
deSustentabilidade Empresarial da BM&F Bovespa. Revista de contabilidade do mestrado em
ciências contábeis da UERJ, v. 17, p. 83-100, 2012.
COMITÊ de Pronunciamentos Contábeis. Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1): apresentação
das demonstrações contábeis. Brasília, DF, v. 2, 2011.
DOYLE, J.; JENNINGS, J.; SOLIMAN, M. Do managers define non-GAAP earnings to meet or beat
analyst forecasts?. Journal of Accounting and Economics, 56 (1), 40–56, 2013.
MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARTINS, E.; DINIZ, J. A.; MIRANDA, G. J. Análise didática das demonstrações contábeis. 3. ed.
São Paulo: Atlas, 2020.
_____. Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica. 3. ed. São
Paulo: Atlas, 2020.
SILVA, A. A. da. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 5. ed. São
Paulo: Atlas, 2019.
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ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES
CONTÁBEIS
AULA 2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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Prof.ª Aline Andrade Barbosa da Silva
CONVERSA INICIAL
Olá, caros alunos e alunas! Esta aula objetiva apresentar a análise vertical e horizontal, assim
como os índices de liquidez e de estrutura patrimonial (endividamento), detalhados em suas
dinâmicas e metodologias. Esperamos que você possa adquirir as habilidades necessárias não
somente da parte técnica (cálculos dos índices), mas também da interpretação do significado deles. A
aula abordará os seguintes temas:
Análise vertical;
Análise horizontal;
Índices de liquidez;
Índices de estrutura patrimonial; e
Geração de valor ao acionista.
Um excelente aprendizado!
CONTEXTUALIZANDO
Conforme Silva (2019), durante a análise das demonstrações, o analista pode empregar várias
dinâmicas: a) diferenças absolutas; b) análise horizontal; c) análise vertical; d) análise por índices e
quocientes; e e) metodologias complementares. A análise por quocientes é o processo de análise
mais adotado pelos analistas das demonstrações financeiras. Os quocientes são índices originados
por meio da comparação entre contas ou grupos de contas (Moura, 2020, p. 43). Assim, quanto maior
a demanda do usuário, maior a quantidade de índices para analisar.
Geralmente, a análise por meio de índices ocorre com o emprego de quocientes de
endividamento, liquidez e rentabilidade. Mas sempre que as análises de quocientes não forem
conclusivas, um número mais amplo de quocientes pode ser retirado das demonstrações contábeis.
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Dessa forma, a interpretação pode ser isolada, conjunta ou por meio de comparação com
quocientes-padrão. A análise por quocientes deve ser desenvolvida por meio da criação de série
passada de índices, calculados mediante associação entre contas que pertencem a demonstrações
contábeis.
As diferenças absolutas são desenvolvidas por meio de planilhas e devem constituir-se na etapa
inicial da análise. Esse método verifica as diferenças mais acentuadas, de modo a confrontar duas
situações por vez, com cálculo das diferenças absolutas entre os valores em dinheiro de uma mesma
conta ou grupos de contas de um período para outro.
A análise horizontal, denominada por muitos autores como análise de tendências, é
desenvolvida a partir da análise da sucessão gradual de uma conta ou grupo de contas no decorrer
de diversos períodos. A finalidade dessa análise está nas consequências e não, necessariamente, nas
causas das alterações nas contas. Finalmente, a análise vertical, chamada, igualmente, de análise de
estrutura das demonstrações, é útil para descobrir certas causas, ainda que primárias, das variações
nas contas.
Face ao exposto, passamos a explicação metodológica da análise vertical, bem como de sua
interpretação.
TEMA 1 – ANÁLISE VERTICAL
A análise vertical (AV) é um processo de análise que visa verificar a participação de cada conta ou
grupos de contas em um mesmo período. Nessa análise, é constatada a variação de cada conta em
relação a outra conta-base no mesmo ano. A comparação realizada pode ser entre contas da mesma
empresa ou de diferentes segmentos. A AV objetiva verificar a expressão de cada componente dos
relatórios contábeis, de maneira a confrontá-los como a respectiva base. Vejamos como isso funciona
na prática.
Figura 1 - Análise Vertical
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Fonte: Extraído de Martins, Diniz e Miranda, 2020.
O Balanço Patrimonial apresenta três períodos. Conforme se observa, o valor-base para cada um
dos períodos consiste no somatório do ativo, passivo e patrimônio líquido, que corresponde a 100.
Para chegar ao número-índice, divide-se cada conta por essa base. Por exemplo, a análise vertical
acima demonstra que o ativo circulante corresponde a 65,6% (3.396/5.174) do total-base no período
1. Nos períodos seguintes, assume o comportamento de alta, de modo a atingir os patamares de
67,9% (3.615/5.326) e 71,7% (4.341/6.057). Ademais, a conta caixa e equivalentes de caixa evoluiu ao
longo dos períodos que significa que há uma alocação maior de recursos no ativo circulante em
relação ao ativo total. Isso, sem dúvidas, é um fator positivo, mas notem também que pode estar
havendo uma dificuldade da empresa em aplicar recursos ociosos.
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Figura 2 - Análise vertical
Fonte: Extraído de Martins, Diniz e Miranda, 2020.
Na análise vertical dos passivos, verificamos que o grupo de maior proporção é o do Patrimônio
Líquido, com 54,1% (2.799/5.174) no período 1, 58,6% (3.121/5.326) no período 2 e 60,8%
(3.682/6.057) no período 3. Em referência às contas, o capital social corresponde a 33,6%
(1.740/5.174) do total-base no período 1, 35,4% (1.884/5.326) no período 2 e 32,1% (1.943/6.057) no
período 3, que demonstra que ocorreu um aumento no investimento dos sócios ou acionistas na
empresa e, em todos os casos, o comportamento da conta é o de maior representatividade, ou seja,
mais de 30% do endividamento da empresa deriva do capital social, sendo o endividamento por
capital próprio (patrimônio líquido) correspondente a 60,8% (3.682/6.057) do endividamento total.
No período 2, a conta de menor significância é obrigações sociais e trabalhistas, com 3,7%
(195/5.326). Diferentemente do período 3, cuja conta de menor expressão é contas a pagar. Além
disso, observa-se uma tendência regressiva para o passivo não circulante, com quedas sucessivas ano
a ano do endividamento com terceiros a longo prazo.
Segundo Martins, Diniz e Miranda (2020), a análise vertical pode ser usada em todas as
demonstrações, mas ganha mais importância na demonstração do resultado do exercício, visto que
há vários itens que podem ser calculados em relação às vendas, por exemplo. Tal análise viabiliza uma
demonstração célere da evolução das participações, sobretudo nas receitas auferidas.
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Passados esses apontamentos acerca da análise vertical, seguimos para uma visão geral de outra
análise: a análise horizontal.
TEMA 2 – ANÁLISE HORIZONTAL
A análise horizontal (AH) é um processo que visa constatar a evolução das contas e, de igual
forma, dos grupos de contas mediante a apuração de índices. Tal análise pode ser evolutiva (voltada
para o futuro) ou retrospectiva (voltada para o passado) e é de suma importância para a construção
de uma série temporal, com vistas a verificar tendências.
Para o desenvolvimento da AH, em princípio, estabelecemos uma data-base, em geral, a
demonstração mais distante, que será representada pelo valor 100. Para apurar os valores dos índices
das demonstrações posteriores, faz-se apenas uma regra de três, de modo a ter como parâmetroa
data-base. Vejamos um exemplo prático a seguir.
Figura 3 – Cálculos da análise horizontal
Fonte: Extraído de Martins, Diniz e Miranda, 2020.
Como demonstra o balanço patrimonial apresentado, todos os valores do momento 1 equivalem
a 100, período-base. Para calcular os números-índices, é necessário dividir o montante referente à
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conta ou grupo de contas pelo montante do ano-base e, posteriormente, multiplica-se por 100.
Temos a análise horizontal de que a conta caixa e equivalentes de caixa corresponda a 106,4
(3.615/3.396), no período 2 e 127,8 (4.341/3.396) no período 3, em relação ao período 1.
Já para calcular a variação, é necessário subtrair 1 e multiplicar o valor obtido por 100 do índice
obtido.
Nesse caso, podemos afirmar que a conta caixa e equivalentes de caixa sofreu uma variação de
6,4% ((3.615/3.396) – 1) x 100%) e 27,8% ((4.341/3.396) – 1) x 100%), respectivamente. Podemos
perceber que a conta de variação mais expressiva é a de despesas antecipadas no período 2, a
variação nesse momento foi de 100% ((7/3) – 1) x 100%). Entretanto, a menor variação do ativo é
verificada na conta investimentos, com 32,1% ((4.341/3.396) – 1) x 100%). No passivo, isso ocorre com
a conta financiamentos, que sofreu uma variação de 36,8% ((4.341/3.396) – 1) x 100%).
Figura 3 - Análise horizontal – cálculo de números-índices
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Fonte: Extraído de Martins, Diniz e Miranda, 2020.
Já no passivo, a conta de variação mais relevante é contas a pagar, com 77,3% ((227/128) – 1) x
100%). E, no patrimônio líquido, a reserva de lucros possui variação de 88,8% ((1.488/788) – 1) x 100)
e a menor alteração ocorreu com as reservas de capital, com 7,7% ((250/271) - 1) x 100%) de
variação.
Notem que essa análise permite identificar duas coisas: os números-índices e a variação de cada
conta. Mas não permite identificar, por exemplo, o porquê dessas variações. Essa limitação suscita o
emprego de outras formas de análise, com fins de fornecer subsídios para uma análise dos
demonstrativos mais completa.
TEMA 3 – ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Os índices de liquidez são adotados para análise da capacidade de pagamento da empresa, ou
seja, a capacidade de assumir compromissos futuros de curto, longo ou prazo imediato, com
fundamento na solvência da organização. Para além da situação financeira da empresa, demonstra-se
por meio desses índices a expectativa de continuidade dela. Silva (2017, p. 144) afirma que o analista
deve avaliar, em conjunto com a liquidez, a qualidade e os graus de conversibilidade para moeda
corrente dos direitos e das dívidas.
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Como vimos anteriormente, são quatro índices relacionados à análise de liquidez: a) liquidez
corrente ou liquidez comum; b) liquidez imediata ou instantânea; c) liquidez geral ou total; e d)
liquidez seca ou prova ácida. Vejamos a seguir as dinâmicas de interpretação desses índices.
3.1 LIQUIDEZ CORRENTE
O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento da empresa no curto
prazo. Em outras palavras, ele indica o quanto a empresa possui em dinheiro, bens e em direitos
realizáveis no curto prazo, relacionando-os com as obrigações a serem sanadas no curto prazo. Esse
é o índice mais empregado para calcular a “saúde” financeira da empresa.
Sabemos que a liquidez corrente é calculada pela relação entre ativo circulante e passivo
circulante.
A interpretação desse índice é para cada real de dívida que a organização possui no curto prazo,
há quantos reais de recebíveis realizáveis também no curto prazo, por isso, de forma geral, e
analisando especificamente a capacidade de pagamento, quanto maior melhor. Dessa maneira, se o
índice de liquidez for maior que 1, isso significa que o capital circulante líquido (ativo circulante –
passivo circulante) será positivo, e assim a empresa estará apta a cobrir todos os seus pagamentos
por meio dos seus recebimentos de curto prazo, como também terá o potencial de financiar suas
demandas por capital de giro.
Apesar da relevância do índice, há algumas limitações na liquidez corrente. Dentre elas podemos
citar: i) não indica a qualidade dos itens do ativo circulante (como estoques superavaliados,
obsoletos, considera a conta de clientes totalmente recebível ignorando eventual inadimplência; ii)
não sinaliza se os recebimentos se realizarão dentro do prazo de pagamento da empresa; e iii)
podem existir distorções provocadas pelos critérios de avaliação dos estoques. Assim, verifica-se uma
precisão maior para o índice quando há um equilíbrio entre os índices prazo médio de rotação de
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estoques e prazo médio de recebimento das vendas. É importante ressaltar que a análise de liquidez
também deve ser acompanhada da análise de tendências. Isso ocorre porque duas empresas podem
apurar o mesmo índice, mas possuírem realidades complemente diferentes. Vejamos um exemplo de
apuração desse indicador.
Figura 4 – Balanço patrimonial BRF – 3º Trimestre 2021
ATIVO   Controladora Consolidada
CIRCULANTE NE 30.09.21 31.12.20 30.09.21 31.12.20
Caixa e equivalentes de caixa 4 4.231.435 3.876.139 ; 6.889.844 ; 7.576.625
Títulos e valores mobiliários 5 318.893 312.515 343.182 ;314.15
Contas a receber de clientes e outros recebíveis 6 8.781.558 5.254.064 3.586.751 4.136.421
Estoques 7 7.158.067 ; 5.161.261 9.258.921 6.802.759
Ativos biológicos 8 2.569.929 ; 2.044.288 ; 2.668.065 2.129.010
Tributos a recuperar 9 776.456 812.338 883.740 899.120
Tributos a recuperar sobre o lucro 9 46.383 28.888 94.936 43.840
Instrumentos financeiros derivativos 24 79.921 ; 361.315 83.144 377.756
Caixa restrito   24.529 1 24.529 1
Ativos mantidos para venda   5.000 15.637 21.773 186.025
Total do ativo circulante   24.295.491 18.215.168
.
24.242.226 22.911.984
Passivo   Controladora Consolidada
CIRCULANTE NE 30.09.21 31.12.20 30.09.21 31.12.20
Empréstimos e financiamentos 15 2.421.940 811.919 2.861.250 1.059.984
Fornecedores 16 9.922.746 8.156.231 11.077.197
;
8.996.206
Fornecedores risco sacado 17 1.889.219 1.452.637 1.889.219 ; 1.452.637
Passivo de arrendamento 18 367.085 302.946 485.905 383.162
Salários, obrigações sociais e participações   949.188 860.836 1.003.089 940.816
Obrigações tributárias   213.438 268.347 372.343 395.630
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Instrumentos financeiros derivativos 24 185.270 378.543 186.147 384.969
Provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas 21 1.046.122 860.889 1.050.188 865.338
Benefícios a empregados 20 114.938 114.938 125.312 125.230
Adiantamentos de partes relacionadas 30 14.250.968 8.960.394 - -
Passivos diretamente relacionados a ativos mantidos para
venda
- - - - 21.718
Outros passivos circulantes   247.447 335.137 1.183.243 814.638
Total do passivo circulante   31.608.361 22.502.817 20.233.893 15.440.328
  Não circulante
Realizável a longo prazo
Títulos e valores mobiliários 5 14.966 15.044 375.906 344.577
Contas a receber de clientes e outros recebíveis 6 41.550 49.569 41.886 49.864
Tributos a recuperar 9 4.734.542 4.868.219 4.743.657 4.868.198
Tributos a recuperar sobre o lucro 9 54.327 54.123 59.864 54.859
Tributos diferidos sobre o lucro 10 2.454.669 2.068.769 2.505.005 2.109.064
Depósitos judiciais 11 539.770 553.276 543.106 553.341
Ativos biológicos 8 1.310.156 1.154.726 1.382.832 1.221.749
Créditos com partes relacionadas 30 340 315 - -
Instrumentos financeiros derivativos 24 2.139 234 2.139 234
Caixa restrito   1 24.357 1 24.357
Outros ativos não circulantes   71.152 77.829 77.528 82.123
Total do ativo realizável a longo prazo   9.223.612 8.866.461 9.731.924 9.308.366
Investimentos 12 12.710.877 11.922.325 6.911 8.874
Imobilizado 13 11.482.643 11.168.558 12.822.742 12.215.580Intangível 14 3.207.412 3.186.476 6.245.045 5.220.102
Total do ativo não circulante   36.624.544 35.143.820 28.806.622 26.752.922
Não circulante
Empréstimos e financiamentos 15 18.335.459 18.498.335 21.317.352 21.344.442
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Fornecedores 16 11.999 13.781 11.999 13.781
Passivo de arrendamento 18 1.843.364 1.965.748 2.069.305 2.153.519
Obrigações tributárias   132.815 141.252 133.560 141.252
Provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas 21 499.421 837.106 508.353 837.382
Tributos diferidos sobre o lucro 10 - - 34.482 26.527
Passivos com partes relacionadas 30 45.001 41.892 - -
Benefícios a empregados 20 551.809 521.855 696.862 651.325
Instrumentos financeiros derivativos 24 36.077 727 36.077 727
Outros passivos não circulantes
 
 
 
255.882 249.691 330.719 242.089
Total do passivo não circulante   21.711.827 22.270.387 25.138.709 25.411.044
Patrimônio líquido
Capital social   12.460.471 12.460.471 12.460.471 12.460.471
Reservas de capital   141.834 141.834 141.834 141.834
Outras transações patrimoniais (80.313) 246 (80.313) 246
Prejuizos acumulados   (3.062.798) (2.594.028) (3.062.798) (2.594.028)
Ações em tesouraria   (105.620) (123.938) (105.620) (123.938)
Outros resultados abrangentes   (1.753.727) (1.298.801) (1.753.727) (1.298.801)
Atribuído aos acionistas controladores   7.599.847 8.585.784 7.599.847 8.585.784
Atribuído aos acionistas não controladores   - - 76.399 227.750
Total do patrimônio líquido   7.599.847 8.585.784 7.676.246 8.813.534
TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO   60.920.035 53.358.988 53.048.848 49.664.906
Fonte: BRF; 2001.
Para o caso em questão, o índice de liquidez corrente é calculado assim:
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Isso significa que o índice de liquidez corrente indica que, em 2020, a empresa poderá dispor de
1,19 vezes e, em 2019, de 0,77 vezes em recursos de curto prazo para honrar suas dívidas a curto
prazo como fornecedores, empréstimos e financiamentos de curto prazo, contas a pagar.
3.2 LIQUIDEZ SECA
Supondo que uma organização paralisasse suas operações de vendas ou seu estoque se
tornasse obsoleto, quais seriam as condições da empresa para quitar suas dívidas? Para responder a
esse questionamento, foi criado o índice de liquidez seca. O índice, basicamente, exclui os estoques
da relação entre ativo circulante e passivo circulante. Esse índice também é denominado por alguns
autores de prova ácida.
Existe uma associação forte entre a liquidez seca e a liquidez corrente. Esse indicador é muito
pertinente à análise de capacidade de pagamento da entidade em casos em que o giro do estoque é
muito baixo, de maneira a refletir uma gestão ruim sobre o montante de compras de material para
revenda ou industrialização. Além disso, ele, assim como o indicador de liquidez corrente, deve ser
empregado em conjunto com outros índices. Em bancos, a liquidez seca é muito adotada. Deve-se
levar em consideração também que o estoque (item excluído para análise) pode tonar-se antiquado
ou perecível.
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A interpretação desse índice é para cada real de dívida que a organização possui no curto prazo,
há quantos reais de recebíveis realizáveis também no curto prazo sem considerar os estoques, ou
seja, quanto maior esse indicador, maior a capacidade de honrar compromissos no curto prazo pela
empresa.
Quando esse índice for menor do que 1, significa que a companhia tem mais obrigações
assumidas imediatas do que recursos disponíveis. Entretanto, nem sempre um índice menor que 1
implica dificuldades de liquidez. Pode acontecer de a empresa não possuir o desejo de exceder a
liquidez acima do mínimo indispensável.
Para o caso prático da Petrobras S.A fornecido anteriormente temos os seguintes índices
apurados:
O índice de liquidez seca aumentou de 2020 para 2021. Há três tipos de interpretações possíveis:
a) liquidez seca maior do que 1, em que a empresa detém de capital disponível suficiente para cobrir
suas dívidas de curto prazo; b) liquidez seca for igual a 1, em que o capital disponível e as obrigações
são equivalentes; e c) liquidez seca menor do que 1, em que a companhia possui capital suficiente
para honrar com todas as suas dívidas.
3.3 LIQUIDEZ IMEDIATA
O índice de liquidez imediata apresenta a parcela das obrigações de curto prazo que poderiam
ser sanadas por caixa e equivalentes de caixa (disponível). Em outros termos, expressa quanto a
entidade possui de disponível para cada montante de obrigações vencíveis no curto prazo.
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A interpretação desse índice é sob o ponto de vista de endividamento, quanto maior, melhor
será para a situação da empresa. Por outro lado, a manutenção de muitos recursos com liquidez
imediata pode denotar uma postura muito conservadora pela gestão da empresa, uma vez que tais
recursos poderiam ser reinvestidos com o intuito de gerar uma lucratividade maior para a
organização. Para Marion (2019), a redução seguida nesse índice pode indicar uma política mais
rígida de disponível, bem como uma redução no limite de segurança, isto é, uma diminuição
constante na liquidez imediata pode indicar dificuldades financeiras da empresa.
O índice de liquidez imediata é pouco adotado, pois significa muito pouco em termos de
informações acerca da realidade da empresa. Por outro lado, ele é relevante para bancos comerciais,
visto que a realidade de um disponível significativo é imprescindível para o caso de dias ou períodos,
em que os depósitos sejam menores que os saques. Nesse caso, analisa-se como disponível somente
os valores de curtíssimo prazo, na forma de depósitos.
O índice de liquidez imediata diminuiu de 2020 para 2021. Esse indicador demonstra quanto do
dinheiro disponível em caixa consegue arcar com as obrigações de curto prazo. Assim, a análise dos
indicadores de liquidez imediata sinaliza uma diminuição da capacidade do caixa de pagar
obrigações de curto prazo.
3.4 LIQUIDEZ GERAL
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O índice de liquidez geral demonstra a capacidade de pagamento da entidade de curto e de
longo prazo, de modo a considerar para cálculo o curto e longo prazo.
A interpretação é similar aos demais indicadores de liquidez, representando quantos reais
realizáveis a empresa dispõe no curto e longo prazo para o pagamento de cada real de dívida,
também de curto e longo prazos. Nesse sentido, quanto maior, melhor.
Não se deve olvidar de que a possibilidade de divergência entre vencimentos de recebíveis e de
exigíveis pode gerar distorções na análise. Assim, vale a regra de analisar cada índice em combinação
com outros indicadores, que possam trazer uma visão global da organização.
Para o caso prático da BRF, temos os seguintes índices apurados:
O índice de liquidez geral diminuiu de 2020 para 2021. Há três interpretações possíveis: a) índice
maior do que 1, em que a companhia está confortável com a capacidade de pagamento; b) índice
igual a 1, em que a entidade possui disponível a mesma quantia que deve ser paga; e c) índice menor
do que 1, em que o valor das obrigações é maior que sua capacidade de pagar a dívida.
Retomando o exemplo, temos para os dois períodos uma diminuição da capacidade de
cobertura de dívidas, com os índices calculados decrescendo ano a ano.
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TEMA 4 – ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL
Os índices da análise de estrutura patrimonial associam as origens de financiamento próprio
(recursos investidos pelos sócios ou acionistas, ou seja, patrimônio líquido) e de terceiros (bancos,
governo, fornecedores, colaboradores etc.). Estes buscam apresentar a inter-relação da empresa
frente aos recursos de terceiros. Os indicadores desse tipo de análisesão: endividamento,
composição de endividamento, imobilização do patrimônio líquido; e imobilização dos recursos não
correntes. Vejamos cada um deles em particular.
4.1 ENDIVIDAMENTO
O endividamento demonstra a relação entre as obrigações com terceiros e os recursos próprios.
A finalidade desse indicador é sinalizar o risco ao qual a entidade está sujeita, de modo a apontar sua
subordinação ao capital de terceiros demonstrando, também, o estilo de gestão da empresa como
mais conservadora (com utilização maior de cursos próprios) ou mais agressiva (com maior utilização
de recursos de terceiros).
O índice de endividamento é calculado por:
A interpretação é tanto quanto subjetiva, pois não se pode qualificar o endividamento como
bom ou ruim, uma vez que há uma relação muito grande com os custos de oportunidade. A análise
de itens como prazo da exigibilidade da obrigação, taxa de juros, risco, haja vista a empresa ter a
possibilidade de ter um comportamento de alta do endividamento a longo prazo e,
simultaneamente, um baixo custo. Deve-se entender, do mesmo modo, que um endividamento alto
no curto prazo pode conduzir a empresa à baixa rentabilidade.
Para o caso prático da BRF, temos os seguintes índices apurados:
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O endividamento aumentou de 2020 para 2021, de maneira a indicar que grande parte dos
recursos foi conseguida mediante dívidas, de forma que a entidade pode estar muito sujeita ao
capital de terceiros.
4.2 COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO
O índice de composição do endividamento expressa a relação da dívida total no curto prazo. Seu
objetivo consiste em examinar os prazos de exigibilidade (vencimento) da obrigação.
Martins, Miranda e Diniz (2020) declaram que é corriqueiro a empresa buscar recursos de longo
prazo para cobertura do ativo circulante, como também recursos de curto prazo para financiamento
do ativo circulante.
A interpretação não possui uma regra, mas sabe-se que uma empresa que possui níveis de
endividamentos mais elevados no longo prazo terá uma folga orçamentária que proporcione
recursos para cobertura de dívidas em situações de crise. Já uma empresa endividada no curto prazo
apresentará maiores barreiras para quitar suas obrigações no curto prazo. Em outras palavras, quanto
menor o endividamento de curto prazo, maior o risco.
Para o caso prático da BRF, temos os seguintes índices apurados:
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A composição de endividamento corresponde ao percentual em dívidas de curto prazo em
comparação ao seu total. No exemplo em questão, as dívidas de curto prazo correspondem a 45% e
38%, para os anos de 2021 e 2020, respectivamente.
4.3 IMOBILIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O indicador de imobilização do patrimônio líquido, também denominado imobilização de capital
próprio, representa a parte dos recursos próprios que está investida em ativos imobilizados,
investimentos ou ativos intangíveis, isto é, ativo não circulante reduzidos do ativo realizável a longo
prazo. A fórmula do índice é expressada assim:
Esse índice é desenvolvido para avaliar empresas sob a visão fundamentalista. Sua interpretação
é do tipo quanto menor, melhor, pois se a organização dispender mais de recursos fixos e que não
possuem liquidez (imobilizado, investimentos e intangíveis), significa que ela provavelmente buscará
recursos de terceiros, o capital de giro, para quitar suas dívidas. Por outro lado, o setor de serviços,
como operadoras de planos de saúde, pode apresentar a imobilização do patrimônio líquido elevada.
Tal situação pode indicar a construção de ambulatórios para atender pacientes, e não apenas a oferta
básica de assistência à saúde. Partindo desse pressuposto, esse índice pode auxiliar na decisão de
leasing (aluguel com expectativa de compra) ou aluguel comum de terceiros.
Para o caso prático da BRF, temos os seguintes índices apurados:
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A imobilização de patrimônio líquido aumentou de 2019 para 2020. O índice representa o
quanto a companhia aplicou no ativo permanente para cada R$ 100 de patrimônio líquido. Quanto
menor esse índice, maior será a parcela para financiamento do ativo circulante, de maneira a reduzir
a sua dependência de capital de terceiros. Assim, de modo geral, quanto menor esse indicador,
melhor será para a organização empresarial.
4.4 IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CORRENTES
A imobilização de recursos não correntes, também denominada de imobilização de recursos não
permanentes, calcula a porcentagem de recursos de longo prazo empregados nos ativos imobilizado,
investimentos e intangível.
Os ativos do imobilizado possuem, em média, vida útil de 2, 5 e 10 anos. Dessa maneira, é
possível adotar recursos de longo prazo para financiamento do imobilizado, desde que o prazo seja
compatível com a duração dele. De forma geral, a interpretação é quanto menor, melhor, tendo em
vista que o índice de imobilização de recursos não correntes superiores a 1 delatam que a empresa é
descompensada financeiramente, por imobilizar recursos de curto prazo.
Após essa seção acerca dos índices de estrutura patrimonial, passamos para o estudo de um
assunto muito relevante para a análise das demonstrações contábeis: geração de valor ao acionista.
Para o caso prático da BRF, temos os seguintes índices apurados:
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Pelo exemplo analisado, verificamos que a imobilização de recursos não correntes aumentou de
2020 para 2021, fato que, em termos de interpretação, significa que o quanto de capital de terceiros
está aplicado em ativos permanentes.
TEMA 5 – GERAÇÃO DE VALOR AO ACIONISTA
A riqueza de uma organização empresarial é expressada pela qualidade de suas decisões
financeiras, de modo a equilibrar risco e retorno esperado. A Geração de Valor ao Acionista (GVA)
ocorre quando o lucro é superior à remuneração das necessidades de curto e longo prazo. Para a
GVA ter êxito, o gestor deve preocupar-se com a viabilidade do projeto de investimento; ofertar
produtos com preços que o mercado está disposto a adquirir; não visar o lucro apenas para
atendimento das próprias necessidades; e deve reduzir deficiências.
Para fins contábeis, a GVA é um indicador que considera o aumento de valor da empresa, mais
os dividendos distribuídos do período. Em outros termos, consiste no aumento de riqueza pelo
aumento de valor da empresa mais o dividendo recebido (Martins; Miranda; Diniz, 2020). A fórmula
para calcular o GVA é:
GVA = Dividendos + (Valor de mercado do PLFINAL - PLINCIAL)
Visto isso, iremos tratar agora dos aspectos vinculados à GVA, tais como gestão baseada em
valor e mensuração do valor da empresa.
5.1 GESTÃO BASEADA EM VALOR
A Gestão Baseada em Valor é um indicador que pressupõe informações completas e de longo
prazo. Há dois elementos elencados na literatura para que uma organização possa voltar-se
totalmente à criação de valor. O primeiro consiste no valor intrínseco da empresa e o segundo na
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implementação de prioridades para criação de seu valor. Assim, a criação de valor é a meta de longo
prazo da entidade.
O entendimento é de que a empresa aumenta outros valores ao tentarem o aumento do valor
residual da empresa. Dessa maneira, o valor do acionista deve ser priorizado em detrimento do valor
do cliente, porque se invertida essa prioridade, pode comprometer a continuidade da companhia. Por
conta disso, a GBV constitui o privilégio máximo dos interesses dos acionistas, quando esse interesse
conflitar com outros que envolvam outros agentes da empresa.
Nesse cenário, entram os gestores internos (administradores) das entidades que adquirem uma
nova atribuição, e suas atividades se dispõem ao atendimento dos desejos do acionista, isto é, a
maximização do valor

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