Buscar

TrabalhoEscrito_Qualidade_SixSigma

Prévia do material em texto

UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
			 IME – Instituto de Matemática e Estatística
			
 Curso: Bacharelado em Ciência da Computação
			 Disciplina: Qualidade de Software – Período: 2013.1
			 Professora: Ana Letícia de Cerqueira Leite Duboc
			 Trabalho 1: “Six Sigma”
				
			 Alunos: 
Amanda Garcez Melgaço – mat.: 2010.2.04341.11
				Marlon Dantas Braga – mat.: 2011.1.02528.11
Six Sigma
Qualidade – Definição Resumida do Dicionário Michaelis Online
qua.li.da.de 
sf (lat qualitate) 1 Atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza. 2 Excelência, virtude, talento. 3 Caráter, índole, temperamento. 4 Grau de perfeição, de precisão, de conformidade a um certo padrão: Artigo de primeira qualidade. Trabalho de qualidade inferior. 5 Categoria, espécie, tipo:A fábrica produz apenas uma qualidade deste artigo.
Qualidade é um conceito subjetivo, e está relacionado às percepções de cada indivíduo. Cada um percebe a qualidade de uma maneira diferente e pessoal. Essa percepção é influenciada por fatores como expectativas do produto ou serviço, cultura, necessidades e ideias próprias.
Six Sigma
Introdução:
A Motorola deu origem ao Six Sigma por questão de “sobrevivência”, segundo a própria empresa. A empresa notou que ficava para trás em relação aos concorrentes estrangeiros, que vendiam produtos de melhor qualidade por menor preço. Nos anos 70, uma empresa japonesa assumiu uma fábrica de televisores da Motorola e então mudaram completamente a operação e projetos.
Essa fábrica comandada pelos japoneses conseguiu produzir os aparelhos com apenas um vigésimo do número de defeitos que esses mesmos aparelhos tinham quando a fábrica era gerenciada pela Motorola. Além disso, tudo isso foi feito com exatamente a mesma força de trabalho, tecnologia, projetos anteriores e ainda um menor custo. Sendo assim, ficou evidente que eles estavam gerenciando de uma maneira muito mais eficaz, deixando a forma de gerenciar da Motorola completamente obsoleta. Segundo os próprios executivos da Motorola, a qualidade dos seus produtos era indiscutivelmente “nojenta”.
 Na década de 80, a Motorola resolveu investir em qualidade, levando essa questão muito a sério. O então presidente-executivo da empresa, Bob Galvin, conseguiu junto aos seus executivos encaminhar a companhia para o Six Sigma, e tornou-se um grande ícone na área empresarial, principalmente quando se fala sobre qualidade. 
 Atualmente, a Motorola é conhecida em todo o mundo como líder em qualidade e lucros. Depois de ganhar o Prêmio Nacional de Qualidade Malcolm Baldrige, em 1988, o segredo do seu sucesso se espalhou e então o Six Sigma tornou-se referência em qualidade.
 www.galvinpower.com.br
O que é:
A ideia principal do Six Sigma era reduzir a frequência de erros e defeitos dos produtos e serviços próximos do zero.
Para conseguir tal feito, faz-se necessário usar medidas estatísticas, sendo que sigma () é uma letra grega que serve para representar o desvio-padrão de uma amostra. Deste modo, quanto maior for a variação no padrão de um produto, maior será o seu desvio padrão.
O Six Sigma é assim chamado porque existem seis níveis de qualidade, e cada um destes níveis é chamado de sigma e representa a quantidade de defeitos por milhão.
O nível seis-sigma, significa redução da variação no resultado final que é entregue aos clientes de apenas 3,4 defeitos por milhão, e medindo em porcentagem significa 99,9999 % de perfeição. Então, quando um produto tem “Seis Sigma”, sua qualidade em termos de poucos defeitos é excelente, devido a baixa probabilidade de produção de erros e defeitos. 
 www.scielo.com.br
http://www.takttime.net/artigos-lean-manufacturing/tqc-qualidade-total/6-sigmas/
Características: 
O Six Sigma (Seis Sigma) é um conjunto de práticas que têm como objetivo melhorar os processos eliminando os seus defeitos, como a não conformidade do produto (ou serviço) com suas especificações. Seu princípio fundamental consiste em eliminar as variações dos processos continuamente a fim de eliminar defeitos.
O Six Sigma tem como características a ênfase no controle da qualidade e redução de variações e defeitos, uso de ferramentas estatísticas, coleta de dados e análise e solução de problemas.
É definido como um conjunto de estratégias gerenciais para modificar as organizações e então, ao melhorar os processos, melhora-se o resultado final, que sem defeitos nos produtos ou serviços, os clientes ficam satisfeitos. É uma prática gerencial que visa melhorar a lucratividade através da redução de gastos e maior participação no mercado, sendo que não importa o porte da empresa.
Nos dias de hoje existe um corpo de pesquisa sobre as experiências da utilização do six sigma, e estes pesquisadores verificaram uma série de seis passos para a sua implementação, que são basicamente:
Passo 1: A melhoria do desempenho inicia na liderança, que recebe o treinamento necessário sobre princípios e ferramentas. 
Passo 2: Desenvolve-se uma comunicação mias próxima com os clientes, fornecedores e funcionários, obtendo assim informações sobre eles. 
Passo 3. As necessidades de treinamento são muito avaliadas. O treinamento é feito “de cima para baixo”.
Passo 4. É desenvolvida uma estrutura para a melhoria contínua de processos, junto com um sistema de indicadores para monitorar o progresso e o sucesso. 
Passo 5. Os processos que devem ser melhorados são encontrados e escolhidos pela gerência e trabalhadores com um profundo conhecimento em todos os níveis da organização. 
Passo 6. Os projetos 6-Sigma são conduzidos individualmente por funcionários, as equipes são lideradas por “green-belts” e são apoiadas e assistidas por “black-belts”.
Os projetos desenvolvidos com Six Sigma seguem duas metodologias que foram inspiradas no PDCA (Plan-Do-Check-Act, que consiste em um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua). Essas duas metodologias são chamadas de DMAIC e DMADV. O DMAIC é utilizado para um processo já existente e o DMADV é utilizado para um novo projeto em construção. O DMAIC possui cinco fases:
Define the problem(definir o problema): feito a partir de objetivos do projeto e opiniões dos consumidores.
Measure key aspects(mensurar aspectos-chave): considerar todos os fatores e mensurar as relações causa e efeito, procurando causa dos defeitos.
Analyse(analisar): analisar os dados coletados de causas de defeitos e possíveis melhorias.
Improve the process(melhorar o processo): otimizar e melhorar os processos através da análise dos dados, padronizar o trabalho e criar um novo processo e executar pilotos de teste do processo.
Control: controlar qualquer desvio do projeto para que não se tornem futuros defeitos. Fazer um controle do projeto, como dados estatísticos a fim de reduzir evitar defeitos e melhorar continuamente.
O DMADV, ou DFSS (Design For Six Sigma – padrão para six sigma), possui cinco fases:
Define goals: definição de objetivos de acordo com os clientes e a empresa.
Measure and identify: mensurar e identificar características que são fundamentais para a qualidade.
Analyse: analisar dados para melhorar a qualidade e selecionar o melhor projeto.
Design details: realizar testes, detalhar e melhorar o projeto.
Verify the design: verificar o projeto, executar pilotos de teste, implementar e entregar ao proprietário do processo.
Referências
MARSHALL Junior, Cierco, A.A. et al. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
MONTGOMERY, Douglas C.. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4ª ed. -. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
BERNEY, Matt et al. The new six sigma: a leader’s guide to achieving rapid businessimprovement and sustainable results. Nova Jersey: Prentice Hall, 2003.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Sites:
www.takttime.net/artigos-lean-manufacturing/tqc-qualidade-total/6sigmas/ 
books.google.com.br/books?isbn=8538702025
http://pt.wikipedia.org/wiki/Six_sigma
sixsigmabrasil.com.br/pag_faq.html
www.scielo.com.br
www.12manage.com
www.galvinpower.com.br
michaelis.uol.com.br

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes