Buscar

O ciclo PDCA de melhoria é uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O ciclo PDCA de melhoria é uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. A sigla PDCA apresenta quatro fases e vem dos termos em inglês: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Action (Agir corretivamente).
Assim, podemos afirmar que o ciclo PDCA consiste em uma sequência de procedimentos lógicos que objetiva localizar a causa fundamental de um problema para posteriormente eliminá-la.
Você trabalha em uma empresa que esta destinando inadequadamente os efluentes dos seus processos. Para identificar e solucionar este problema, aplique a metodologia de gestão PDCA
Padrão de resposta esperado
PLAN: Nesta etapa deverá ser realizado o planejamento das etapas para a solução do problema apresentado. Assim, primeiro deverá ser identificado o problema, onde será também reconhecida a sua importância. Em seguida, ele deverá ser investigado amplamente sob vários pontos de vista e sua abrangência. Terminada esta etapa, deve-se descobrir as causas fundamentais, realizando a análise das causas do problema. Na sequência, cria-se um plano de ação para eliminar e bloquear as causas fundamentais. Se o problema é o lançamento de efluente, algumas atitudes devem ser tomadas como: levantamento de legislações específicas, verificação das etapas do processo que geram efluentes e definição de um plano de ação, constando a construção de uma estação de tratamento de efluentes, bem como seu processo de funcionamento (físico-químico, químico ou biológico).
DO: Nesta fase do PDCA é implementado o plano de ação. Entre as atitudes esperadas estão: determinação da composição do efluente, determinação da vazão do efluentes, elaboração do projeto da estação de tratamento de efluentes e sua construção.
CHECK: Na terceira fase do PDCA, é verificado se o bloqueio foi efetivo, caso afirmativo, segue-se para a próxima fase. No caso deste bloqueio não ter sido efetivo, retorna-se para a fase de planejamento. Aqui se verifica se o funcionamento da estação de tratamento de efluentes está atendendo aos parâmetros de emissão e se o problema de destinação inadequada está resolvido.
ACTION: Na última etapa do ciclo PDCA, realiza-se a prevenção contra o reaparecimento do problema e registra-se a solução para futuras consultas. Nesta etapa realiza-se o monitoramento constante como forma de evitar o reaparecimento do problema.

Continue navegando